fbpx

quarta, 26 de janeiro de 2022

Manausprev vence prêmio nacional da gestão de investimentos próprios

A instituição venceu o Prêmio Destaque Brasil de Investimentos na categoria 3, consolidando a capital amazonense no topo de investimentos previdenciários do país.

15 de outubro de 2020

Compartilhe

Atualmente o Comitê de Investimentos é responsável pela gestão de mais de R$ 1,1 bilhão (Foto: Valdo Leão/Semcom)

A Manaus Previdência venceu, mais uma vez, o Prêmio Destaque Brasil de Investimentos na categoria 3, acima de 5.000 ativos, consolidando a capital amazonense no topo de investimentos previdenciários do país. Realizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), o prêmio, que reconhece as melhores práticas de Gestão dos Investimentos dos Regimes Próprios de Previdência (RPPS), teve seu resultado divulgado na noite da terça-feira, (13/10).

A Abipem dividiu as instituições em três categorias, conforme o número de servidores ativos. A categoria 1, corresponde a até 1.000 servidores ativos, a categoria 2 de 1.000 a 5.000 ativos e a categoria 3, acima de 5.000 ativos. A Manaus Previdência venceu na categoria que contempla as maiores cidades do país.

No começo de outubro, a Manaus Previdência obteve a certificação do governo federal de primeiro RPPS de capital ao alcançar o Nível IV do Pró-Gestão, o maior em gestão previdenciária, somando-se a outros prêmios conquistados pela autarquia municipal, reconhecendo o trabalho de reestruturação desenvolvido pela gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto no órgão.

A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, ressaltou o importante momento em que a autarquia municipal se encontra.

“Recebemos o resultado final do Prêmio Abipem Destaque Brasil de Investimentos, com a Manaus Previdência em 1º lugar, na categoria 3, com grande satisfação. Lembramos que em 2013 mais de 50% da carteira de investimentos do então Manausprev estava comprometida em ‘fundos podres'”, salientou.

Reestruturação

Desde 2013, a Manaus Previdência passou a ser gerida de forma mais profissional, com decisões colegiadas, baseadas em análise do cenário econômico nacional e internacional.

Um exemplo é a criação do regimento interno do comitê de investimentos; formação dos membros do Cominv, que passaram a obter várias certificações profissionais voltadas ao mercado financeiro, como CPA-10, CPA-20, CEA, CGRPPS, Ancord. A criação de uma política de gestão de riscos da carteira também contribuiu para o aprimoramento da gestão.

A estrutura de governança criada na Manaus Previdência, pela qual as decisões de investimentos são analisadas e fiscalizadas por três órgãos colegiados (Comitê de Investimentos, Conselho Fiscal e Conselho Municipal de Previdência) foi essencial para a transformação do sistema previdenciário endividado no melhor do país.

Atualmente o Comitê de Investimentos é responsável pela gestão de mais de R$ 1,1 bilhão, recursos que garantem o pagamento de aposentadorias e pensões presentes e futuras.

Em dezembro, a Manaus Previdência buscará a aprovação no módulo II de Certificados de Gestores Anbima (CGA), certificação do mais alto grau, concedida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) a profissionais do mercado financeiro.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Coleta de dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE começa em 1º de agosto

Os recenseadores contratados visitarão, entre agosto e outubro, mais de 70 milhões de domicílios e todo o Brasil. Eles trabalharão uniformizados, com identificações do IBGE.

26 de janeiro de 2022

Estudo identifica pacientes mais propensos à Covid longa: entenda

Os pesquisadores analisaram os níveis de anticorpos de 175 pacientes com Covid-19 e 40 pessoas saudáveis. Entre os pacientes com Covid, 134 foram acompanhados por até 1 ano.

26 de janeiro de 2022

Começa hoje, em Manaus, a vacinação do público a partir dos 10 anos

Para vacinar crianças, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto; cartão do SUS ou CPF, e caderneta de vacinação.

26 de janeiro de 2022

Entrega de documentos do projeto ‘CNH Social’ começa hoje

Nesse primeiro momento, a entrega dos documentos será realizada para candidatos de Manaus e de outros 15 municípios do interior do Amazonas.

26 de janeiro de 2022

Em 2030, 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso

Os dados de obesidade revelam que o risco associado de diversas Doenças Crônicas não Transmissíveis é o mais preocupante e pode levar a consequências impactantes para o SUS.

26 de janeiro de 2022

Amazonas registra 7.334 casos de Covid-19 nas últimas horas

A situação vacinal dos pacientes internados com a Covid-19 no Amazonas aponta que, dos 596 pacientes internados, 238 não são vacinados.

25 de janeiro de 2022

Amazonas inclui Coronavac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

A Coronavac, para crianças e adolescentes, deve ser realizada após intervalo de 15 dias após a aplicação de outras doses de vacinas do calendário infantil.

25 de janeiro de 2022

Novos leitos para Covid-19 são abertos no Delphina Aziz e total chegará a 438

A ativação de novos leitos exclusivos para Covid-19 tem como objetivo ampliar a oferta de assistência para pacientes com a doença no hospital, que é referência no atendimento

25 de janeiro de 2022