fbpx

quarta, 17 de agosto de 2022

TCE aprova as contas do governador Wilson Lima referentes a 2019/20

Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas aprovaram as contas do governador referentes ao exercício de 2019 e 2020. Parecer segue para análise da Aleam.

10 de dezembro de 2021

Compartilhe

Ressalvas e recomendações feitas pelos conselheiros são sanáveis e não alteram a decisão de aprovar as contas de Wilson Lima. (Foto: Reprodução)

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) aprovou, na tarde desta sexta-feira (10), as contas do governador Wilson Lima (PSC) referentes aos exercícios financeiros de 2019 e 2020.

Nas contas de 2019, o conselheiro-relator Ari Moutinho Júnior destacou que, apesar de algumas incongruências, não existiram motivos claros para que as contas do exercício fossem reprovadas. “Considerando a não incidência de fatos de natureza contábil, orçamentária, financeira, patrimonial que pudessem comprometer as contas do Estado do Amazonas, do cumprimento das determinações de recursos em educação, saúde e patrimônio do Estado, bem como a consolidação de todas as outras exigências por parte do Governo, recomendo a aprovação das contas acatando todas as ressalvas, recomendações e determinações sugeridas pelo Ministério Público de Contas”, destacou Ari Moutinho.

Relator das contas de 2020, o conselheiro Érico Desterro recomendou a aprovação com ressalvas e recomendações, sobretudo para processos licitatórios na Secretária de Comunicação e a gestão de pessoal pela Secretaria de Administração.

O parecer dos relatores, contudo, foi contestado pelo conselheiro Júlio Pinheiro, que pediu a desaprovação das duas contas argumentando que o governo seguidamente descumpre recomendações da Corte de Contas e trabalha para revertê-las.

Votaram com Érico Desterro os conselheiros Ari Moutinho, Yara Lins, Josué Neto e o conselheiro convocado Mário Filho. O único que não votou foi o conselheiro Júlio Cabral, substituído exatamente por Mário Filho. “Por maioria declaro aprovado as contas do Governo do Estado do Amazonas, com ressalvas, recomendações e determinações”, proclamou o resultado o conselheiro-presidente Mario de Mello.

O parecer do Tribunal de Contas seguirá na próxima semana para análise dos deputados estaduais, que podem concordar ou discordar das conclusões dos conselheiros quando da discussão política deste parecer.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro e Lula ficam frente a frente durante posse de Moraes no TSE

O presidente Bolsonaro ocupou uma das cadeiras na mesa principal do plenário da corte. Já o petista se sentou na fileira reservada a ex-presidentes, de frente para Bolsonaro.

16 de agosto de 2022

Lula é o único dos presidenciáveis a figurar em campanha ao Governo

No primeiro dia de campanha ao Governo do Amazonas, apenas a imagem e o nome de Lula figuraram nos materiais distribuídos pelos candidatos aos eleitores.

16 de agosto de 2022

Amazonino faz postagem com proposta de combate à fome no Amazonas

Candidato pelo Cidadania que tem federação com o PSDB, Amazonino Mendes defende aumento do valor do Auxílio Estadual e a volta de programas como o 'Leite do Meu Filho".

16 de agosto de 2022

Ricardo Nicolau defende ‘complexo multiuso’ na orla do Centro de Manaus

Ao falar de oportunidades para populares sobre Turismo no Centro de Manaus, Ricardo Nicolau defendeu projeto de um complexo multiuso na orla local, se eleito.

16 de agosto de 2022

Wilson destaca empregos gerados em projetos aprovados no Codam

Em postagem no Twitter, Wilson Lima cita que 26 mil empregos foram gerados em três anos de seu mandato, por investimentos industriais aprovados no Codam.

16 de agosto de 2022

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18)

Requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento para o primeiro, o segundo ou ambos.

16 de agosto de 2022

Sandra faz panfletagem na ‘Manaus Moderna’ e pede votos para Braga

Sandra é a primeira suplente do marido no Senado. Caso ele seja eleito governador, é ela quem assume a vaga, assim como ocorreu em 2015, quando Braga foi ministro.

16 de agosto de 2022

Silas garante apoio da Assembleia de Deus à reeleição de Wilson

O parlamentar federal e o irmão Jonathas Câmara, que preside a Ieadam, reuniram representantes da congregação dos 61 municípios do interior do Amazonas.

16 de agosto de 2022