fbpx

sexta, 21 de janeiro de 2022

TCE aprova as contas do governador Wilson Lima referentes a 2019/20

Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas aprovaram as contas do governador referentes ao exercício de 2019 e 2020. Parecer segue para análise da Aleam.

10 de dezembro de 2021

Compartilhe

Ressalvas e recomendações feitas pelos conselheiros são sanáveis e não alteram a decisão de aprovar as contas de Wilson Lima. (Foto: Reprodução)

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) aprovou, na tarde desta sexta-feira (10), as contas do governador Wilson Lima (PSC) referentes aos exercícios financeiros de 2019 e 2020.

Nas contas de 2019, o conselheiro-relator Ari Moutinho Júnior destacou que, apesar de algumas incongruências, não existiram motivos claros para que as contas do exercício fossem reprovadas. “Considerando a não incidência de fatos de natureza contábil, orçamentária, financeira, patrimonial que pudessem comprometer as contas do Estado do Amazonas, do cumprimento das determinações de recursos em educação, saúde e patrimônio do Estado, bem como a consolidação de todas as outras exigências por parte do Governo, recomendo a aprovação das contas acatando todas as ressalvas, recomendações e determinações sugeridas pelo Ministério Público de Contas”, destacou Ari Moutinho.

Relator das contas de 2020, o conselheiro Érico Desterro recomendou a aprovação com ressalvas e recomendações, sobretudo para processos licitatórios na Secretária de Comunicação e a gestão de pessoal pela Secretaria de Administração.

O parecer dos relatores, contudo, foi contestado pelo conselheiro Júlio Pinheiro, que pediu a desaprovação das duas contas argumentando que o governo seguidamente descumpre recomendações da Corte de Contas e trabalha para revertê-las.

Votaram com Érico Desterro os conselheiros Ari Moutinho, Yara Lins, Josué Neto e o conselheiro convocado Mário Filho. O único que não votou foi o conselheiro Júlio Cabral, substituído exatamente por Mário Filho. “Por maioria declaro aprovado as contas do Governo do Estado do Amazonas, com ressalvas, recomendações e determinações”, proclamou o resultado o conselheiro-presidente Mario de Mello.

O parecer do Tribunal de Contas seguirá na próxima semana para análise dos deputados estaduais, que podem concordar ou discordar das conclusões dos conselheiros quando da discussão política deste parecer.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Congresso tem 30 medidas provisórias para analisar em 2022

Apesar de produzir efeitos jurídicos imediatos, a MP precisa da posterior apreciação pelas do Congresso Nacional (Câmara e Senado) para se converter definitivamente em lei.

21 de janeiro de 2022

Sete governadores e 20 parlamentares anunciaram ter Covid-19 em 22

Doença se espalhou entre os políticos neste período de recesso parlamentar, mas não há informações sobre a variante que predominou no caso das infecções ou reinfecções.

21 de janeiro de 2022

Senador Omar Aziz revela que está com Covid, mas sem sintomas graves

O senador Omar Aziz, que presidiu a CPI da Covid do Senado, revelou, nas redes sociais, que tomava todas as precauções e seguia os protocolos, mas acabou contraindo a doença.

21 de janeiro de 2022

Mãe de Jair Bolsonaro morre aos 94 anos no interior de São Paulo

Olinda Bonturi Bolsonaro, morreu na madrugada desta sexta-feira (21), aos 94 anos, em Registro, no interior de São Paulo, onde estava internada desde a última segunda-feira.

21 de janeiro de 2022

PSOL aciona MPF contra aquisição da ‘DarkMatter’ pelo ‘gabinete do ódio’

Bancada do PSOL considera risco à democracia se 'gabinete do ódio' adquirir ferramenta de espionagem que pode ser usada para perseguir ativistas políticos e jornalistas.

21 de janeiro de 2022

Carol Braz e Luiz Castro ingressam no PDT durante convenção em Brasília

Defensora e ex-deputado vão liderar chapa majoritária do partido nas eleições. Filiação ocorrerá durante convenção que oficializará Ciro Gomes como candidato a Presidência.

21 de janeiro de 2022

Alas do MDB e do PSDB pressionam para união entre Doria e Simone

Doria tem dito que deseja ter uma mulher na sua chapa. Por meio de sua equipe de pré-campanha, ele afirmou que senadora estará ao seu lado na disputa pela presidência.

20 de janeiro de 2022

Presidente do TCE-AM determina retorno do regime híbrido de trabalho

Presidente Érico Desterro argumentou que o momento, onde os números de casos de Covid-19 voltaram a crescer no Amazonas, requer que se preserve a saúde dos servidores.

20 de janeiro de 2022