fbpx

segunda, 23 de maio de 2022

Sidney Leite pode assumir Comissão de Desenvolvimento Econômico

Sidney Leite é vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Ele tmabém já exerceu dois mandatos como deputado estadual.

13 de abril de 2022

Compartilhe

Entre as atribuições da CDEICS estão discutir e votar propostas sobre a ordem econômica nacional (Foto: Divulgação)

O deputado Sidney Leite (PSD-AM) foi indicado pelo PSD para a presidir a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço (CDEICS) neste ano. A eleição dos integrantes da mesa do colegiado deve ocorrer na próxima semana.

Sidney Leite é vice-líder do partido na Câmara dos Deputados e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Ele exerceu, anteriormente, dois mandatos como deputado estadual. Em 2021, foi o primeiro vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação.

O parlamentar nasceu em Maués, localizado no baixo Amazonas, e militou, desde muito cedo, no movimento estudantil. Foi prefeito do município por dois mandatos e vice-prefeito também. Além disso, atuou como secretário de Educação da cidade.

Ainda ocupou os cargos de secretário de Agricultura do Amazonas, de chefe da Casa Civil do Estado e de secretário estadual da Produção Rural. Ainda presidiu o Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas, e foi secretário de Projetos Especiais e Gestão Tecnológica (Semtec) da Prefeitura de Manaus

O que faz a comissão

Entre as atribuições da CDEICS estão discutir e votar propostas sobre a ordem econômica nacional; a atividade industrial, comercial, agrícola e serviços do setor econômico terciário; políticas de importação e exportação; atividade econômica estatal, entre outras.

O colegiado também trata do sistema monetário; moeda; câmbio e reservas cambiais; comércio exterior; políticas de importação e exportação em geral; acordos comerciais, tarifas e cotas; atividade econômica estatal e em regime empresarial; programas de privatização; monopólios do governo federal.

Também estão entre as atribuições da CDEICS a fiscalização e o incentivo, pelo Estado, às atividades econômicas; as diretrizes e bases do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado; os planos nacionais e regionais ou setoriais; matérias relativas a direito comercial, societário e falimentar; direito econômico; propriedade industrial e sua proteção; registro de comércio e atividades afins; políticas e sistema nacional de metrologia, normalização e qualidade industrial; e matérias relativas à prestação de serviços.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Saiba quem são os famosos que já anunciaram em quem votam para presidente

Na lista estão a cantora Pabllo Vittar, que segurou uma bandeira de Lula no Lollapalooza, e a modelo Andressa Urach, que quis registrar o filho com o nome de Bolsonaro.

22 de maio de 2022

Escorregões de Lula em linguagem inclusiva viram alvo de aliados e rivais

Em defesa do ex-presidente Lula, auxiliares minimizam a gravidade das falhas e evitam expô-las em público para não criar mais ruídos na comunicação com o eleitor.

22 de maio de 2022

Justiça Eleitoral reformula cinco aplicativos para as eleições no Brasil

Além do aplicativo e-Título, em que é possível obter a via digital do Título de Eleitor, o app Boletim na Mão dá cópia digital do boletim de urna e o Pardal recebe denúncias.

22 de maio de 2022

Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros

Para Bolsonaro, irregularidades devem ser combatidas com fiscalização e o aumento dos impostos não é uma saída para o Governo com as empresas que ofertam compras online.

22 de maio de 2022

Temor com lei eleitoral trava medidas econômicas do governo federal

A lei eleitoral proíbe, no ano da disputa, a "distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte do governo", o que impossibilita alguns planos de Bolsonaro.

22 de maio de 2022

João Pedro se lança ao Governo do AM, mas apoio da Federação ainda é incerto

O ex-senador João Pedro inscreveu pré-candidatura no Partido dos Trabalhadores e defende legado do ex-presidente Lula com o Estado do Amazonas.

22 de maio de 2022

Bolsonaro diz na Marcha para Jesus que ‘só Deus’ o tira do Palácio do Planalto

Em Curitiba, com um discurso com várias citações bíblicas, Jair Bolsonaro voltou a fazer críticas aos ministros do Supremo e a falar sobre "liberdade de expressão".

21 de maio de 2022

STF nega por unanimidade obrigar Lira a analisar impeachments

Decisão unânime do STF que desobriga Lira a cumprir prazos de análise de impeachment ocorreu nesta sexta-feira (20), mantendo 144 processos engavetados.

21 de maio de 2022