fbpx

quinta, 19 de maio de 2022

Sete governadores e 20 parlamentares anunciaram ter Covid-19 em 22

Doença se espalhou entre os políticos neste período de recesso parlamentar, mas não há informações sobre a variante que predominou no caso das infecções ou reinfecções.

21 de janeiro de 2022

Compartilhe

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite anunciou nos primeiros dias deste ano ter contraído a doença pela segunda vez. (Foto: Reprodução)

Assim como o senador pelo Amazonas Omar Aziz (PSD), que revelou, nesta sexta-feira (21) ter contraido a Covid-19, diversos políticos anunciaram nos primeiros dias de 2022 que testaram positivo para a doença pela primeira ou pela segunda vez. Não há confirmação, todavia, de qual variante é a responsável pela onda de contaminações entre a classe política. Ao menos sete governadores e 20 parlamentares disseram ter sido infectados ou reinfectados pelo vírus neste ano, além de prefeitos e ministros.

Dos sete chefe dos Executivos estaduais, quatro foram reinfectados pela Covid nas primeiras semanas deste ano – Carlos Moisés (SC), Helder Barbalho (PA), Eduardo Leite (RS) e Cláudio Castro (RJ). O catarinense e o gaúcho já haviam contraído a doença em julho de 2020, enquanto o paraense teve em abril do mesmo ano, e o fluminense, em dezembro de 2020. Os governadores Flávio Dino (MA), Ratinho Júnior (PR) e Romeu Zema (MG) testaram positivo pela primeira vez.

Seis parlamentares anunciaram ter sido reinfectados. Os senadores Luis Carlos Heinze (PP/RS), defensor do uso de medicamentos em comprovação de eficácia contra a doença, Jorginho Mello (PP-SC) e Kátia Abreu (PP/TO), e os deputados federais Marcio Marinho (Republicanos-BA), Tabata Amaral (PSB/SP) e Rejane Dias (PT-PI), que é primeira-dama do Piauí.

Heinze e Kátia tinham sido contaminados pela primeira em novembro de 2020. Mello, em abril do mesmo ano. A deputada piauiense havia pego pela primeira vez em agosto de 2020; o baiano, em julho de 2020; e a paulistana, em janeiro de 2021.

Contudo, a quantidade de congressistas que testaram positivo pela primeira vez é ainda maior. Ao menos 14 avisaram ter contraído o vírus neste ano: os senadores Paulo Rocha (AP), líder do PT; Esperidião Amin (PP-SC); Marcelo Castro (MDB/PI); Fabiano Contarato (PT-ES); e Mecias de Jesus (Republicanos-RR), além dos deputados Marcelo Freixo (PSB/RJ), o líder da minoria; Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição; Isnaldo Bulhões, líder do MDB; Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), filho de Mecias; Jerônimo Goergen (PP-RS); Célio Moura (PT-TO); José Nunes (PSD-BA); Danilo Forte (PSDB-CE); e André Janones (Avante-MG), pré-candidato à Presidência da República, completam a lista até aqui dos que foram infectados pela primeira vez.

Além deles, seis prefeitos testaram positivo para a Covid neste ano — três deles, pela segunda vez. Os prefeitos do Recife (PE), João Campos (PSB), namorado da deputada Tabata Amaral, de Caldas Novas (GO), Kleber Marra (Republicanos) e de Goiânia (GO), Rodrigo Cruz (Republicanos), se reinfectaram.

Texto: Portal Metropóles

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro ataca o STF, e Moraes fala em luta contra antidemocráticos

Bolsonaro também afirmou que as Forças Armadas foram convidadas a participar do processo eleitoral e que suas observações "não vão ser jogadas no lixo".

19 de maio de 2022

Em pré-campanha, Arthur busca apoio de influenciadores digitais

O ex-prefeito reuniu com influenciadores digitais do Amazonas, que já o apoiaram durante sua gestão na Prefeitura. A ideia é ampliar sua rede de apoio nas redes sociais.

19 de maio de 2022

‘Não vou dar mole para essa empresa’, diz Sinésio sobre AM Energia

Ao comentar decisão que libera a AM Energia a instalar medidores, Sinésio afirma que os aparelhos são vergonhosos e que não vai deixar a empresa livre para cometer abusos.

19 de maio de 2022

João Pedro ‘bate o pé’ e lança seu nome ao Senado pelo PT-AM

O ex-senador afirmou que irá registrar candidatura ao Senado, contrariando Sinésio Campos, que afirmou que o PT não terá candidato ao posto para apoiar Omar Aziz.

19 de maio de 2022

General Franklimberg quer levar experiência militar para Aleam

Filiado ao União Brasil, o militar colocou seu nome à disposição da sigla para tentar uma vaga na Asembleia. Ele ajudou a atual gestão durante o período de transição.

19 de maio de 2022

Populares reagem a vídeo de Amazonino dizendo não ter dinheiro; confira

Depois de quatro mandatos como governador e três como prefeito, Amazonino Mendes disse, em vídeo, não ter dinheiro. O ex-governador quer voltar a chefiar o Estado.

19 de maio de 2022

Homeschooling: Átila, Bosco, Alberto Neto e Pablo dizem sim à educação domiciliar

A bancada do Amazonas na Câmara ficou dividida na votação do homeschooling. Os destaques do texto-base serão votados nesta quinta e depois segue para o Senado.

19 de maio de 2022

‘Gestor tem que ser jovem, andar e estar perto do povo’, diz Liliane Araújo

Liliane Araújo é a nova entrevistada da série do Real Time 1 com os pré-candidatos para a Câmara dos Deputados em Brasília onde faz a defesa de suas bandeiras.

19 de maio de 2022