quinta-feira, 18 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Vacinação de idosos contra Covid-19 reduziu mortes em 63%, em Manaus

Estudo da Fiocruz/Amazônia feito em Manaus comprovou eficiência da vacinação contra Covid-19 na redução de óbitos e internações de pessoas com mais de 60 anos, em mais de 60%
COMPARTILHE
vacinação brasi

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz Amazônia (Fiocruz/Amazônia) realizado em Manaus e que está prestes a ser publicado na revista Cadernos da Saúde Pública da ENSP/ Fiocruz aponta os efeitos da vacinação em pessoas acima de 59 anos nas internações e óbitos entre 2020 e 2021. Segundo o Estudo dos pesquisadores Jesem Orellana, Geraldo Marcelo da Cunha, Iuri da Costa Leite, Lihsieh Marrero, Bernardo Lessa Horta, e Carla Magda Allan Santos Domingues, entre as pessoas de 60 e 69 anos, a redução geral nas taxas de internação e óbito por Covid-19 foi expressiva, com 62% e 63%, respectivamente.

Os padrões de internação e óbito por Covid-19 foram avaliados, em dois grupos de Semanas Epidemiológicas (SE) de 2020 (não vacinados) e 2021 (vacinados), a partir da data dos primeiros sintomas.

O estudo pontuou que os idosos, entre 60 e 69 anos e naqueles com 70 anos ou mais, a cobertura por vacina foi de 41,8% e 54,8%, bem como 53,5% e 90,1% nos grupos das semanas epidemiológicas (18-20) de 2021 e (21-23) de 2021, respectivamente. Os resultados reforçam a importância da vacinação, especialmente em contexto epidêmico como o de Manaus, marcado por elevada circulação da variante Gama (P.1).

“Estes resultados reforçam a importância da vacinação em idosos e, é o primeiro no nível populacional em Manaus. Também permitem extrapolações para pessoas mais jovens, incluindo crianças, já que as vacinas comumente são mais eficazes no sistema imunológico dessas pessoas, em comparação aos idosos. Estes resultados se revestem de importância ainda maior, em tempos de variantes altamente contagiosas e que parecem burlar parte da resposta imunológica, seja de pessoas previamente infectadas pelo Sars-Cov-2 ou com esquema vacinal incompleto, como parece ser o caso da Variante de Preocupação (VOC) Ômicron”, explicou o epidemiologista, Jesem Orellana.

Em relação às internações e mortes de idosos vacinados observadas neste estudo, os pesquisadores sugerem que vacinas não são infalíveis e, por isso alertam para o fato de que outras medidas, como uso correto de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos precisam ser combinados à vacinação contra a Covid-19.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Com informações da Fiocruz

Leia Mais:

COMPARTILHE