fbpx

quinta, 19 de maio de 2022

Vacinação de idosos contra Covid-19 reduziu mortes em 63%, em Manaus

Estudo da Fiocruz/Amazônia feito em Manaus comprovou eficiência da vacinação contra Covid-19 na redução de óbitos e internações de pessoas com mais de 60 anos, em mais de 60%

21 de janeiro de 2022

Compartilhe

Presquisadores reforçam que protocolos como uso de máscara e distanciamento social precisam ser mantidos (Foto: Divulgação)

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz Amazônia (Fiocruz/Amazônia) realizado em Manaus e que está prestes a ser publicado na revista Cadernos da Saúde Pública da ENSP/ Fiocruz aponta os efeitos da vacinação em pessoas acima de 59 anos nas internações e óbitos entre 2020 e 2021. Segundo o Estudo dos pesquisadores Jesem Orellana, Geraldo Marcelo da Cunha, Iuri da Costa Leite, Lihsieh Marrero, Bernardo Lessa Horta, e Carla Magda Allan Santos Domingues, entre as pessoas de 60 e 69 anos, a redução geral nas taxas de internação e óbito por Covid-19 foi expressiva, com 62% e 63%, respectivamente.

Os padrões de internação e óbito por Covid-19 foram avaliados, em dois grupos de Semanas Epidemiológicas (SE) de 2020 (não vacinados) e 2021 (vacinados), a partir da data dos primeiros sintomas.

O estudo pontuou que os idosos, entre 60 e 69 anos e naqueles com 70 anos ou mais, a cobertura por vacina foi de 41,8% e 54,8%, bem como 53,5% e 90,1% nos grupos das semanas epidemiológicas (18-20) de 2021 e (21-23) de 2021, respectivamente. Os resultados reforçam a importância da vacinação, especialmente em contexto epidêmico como o de Manaus, marcado por elevada circulação da variante Gama (P.1).

“Estes resultados reforçam a importância da vacinação em idosos e, é o primeiro no nível populacional em Manaus. Também permitem extrapolações para pessoas mais jovens, incluindo crianças, já que as vacinas comumente são mais eficazes no sistema imunológico dessas pessoas, em comparação aos idosos. Estes resultados se revestem de importância ainda maior, em tempos de variantes altamente contagiosas e que parecem burlar parte da resposta imunológica, seja de pessoas previamente infectadas pelo Sars-Cov-2 ou com esquema vacinal incompleto, como parece ser o caso da Variante de Preocupação (VOC) Ômicron”, explicou o epidemiologista, Jesem Orellana.

Em relação às internações e mortes de idosos vacinados observadas neste estudo, os pesquisadores sugerem que vacinas não são infalíveis e, por isso alertam para o fato de que outras medidas, como uso correto de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos precisam ser combinados à vacinação contra a Covid-19.

Com informações da Fiocruz

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022

TCE-AM suspende pregão para aluguel de ambulâncias em Itacoatiara

O relator do processo no TCE estabeleceu prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Itacoatiara apresente documentos ou justificativas sobre a exigência de documentos

19 de maio de 2022

PcDs terão acesso gratuito no jogo Guarani x Vasco na Arena da Amazônia

Além da gratuidade na Arena Amazônia, a norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante de PcDs pague 50% do valor do ingresso cobrado.

19 de maio de 2022

Ação conscientiza motoristas sobre dificuldades vividas por ciclistas

Ação 'Convivência Legal' consiste em fazer, por meio de simulações, com que motoristas de ônibus sintam na pele o que sente o ciclista quando é ameaçado nas ruas.

19 de maio de 2022

Conservar a Amazônia é mais barato do que as áreas protegidas da Europa

Valor por hectare da conservação da Amazônia Brasileira é sete vezes menor do que manter as áreas protegidas da União Europeia conforme estudo.

18 de maio de 2022