Em entrevista divulgada na TV RealTime1, o deputado estadual Serafim Corrêa fala sobre as dificuldades que o Amazonas enfrentará nos campos da economia e da política em 2022.
Um dos políticos mais experientes do Amazonas, Serafim Corrêa avalia o desempenho do governador Wilson Lima, do prefeito David Almeida e dos principais candidatos ao governo
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) afirmou, em entrevista publicada pela TV RealTime1 nesta quarta-feira (22), que 2022 será um ano muito difícil para a economia do Amazonas e que, na política, a disputa polarizada pela presidência da República terá grandes implicações nas eleições do Estado.
“2022 vai ser um ano complicado: inflação de dois dígitos, o que não tínhamos desde 1994. Sendo que inflação é o pior dos mundos, pois afeta mais fortemente os mais pobres, mas tem implicações em toda a economia”, explica o deputado, que é economista e auditor aposentado da Receita Federal.
Para piorar, na avaliação de Serafim Corrêa, o Estado terá de lidar com as hostilidades do ministro da Economia, Paulo Guedes, um personagem que, segundo o parlamentar, não entendeu o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).
“Ele não entende nada de Zona Franca, mas o pior é que não entregou nenhuma das promessas: anunciou que ia privatizar tudo, mas não fez nenhuma privatização, optando por jogar a culpa no Legislativo. A culpa é dele que hostilizou o Maia [Rodrigo, ex-presidente da Câmara] e agora se submete ao Arthur Lira (atual presidente). Não é esse o caminho”, analisou.
Serafim Corrêa afirma que teremos uma eleição ferrenha por conta da disputa já definitivamente polarizada entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).
“Agora para mim está claro que as forças democráticas estarão no mesmo palanque. Temos divergência? Claro que temos, mas é hora de nos unirmos por um bem maior que é a democracia”, disse o parlamentar ao comentar a possível entrada do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no PSB.
O ex-tucano tem sido apontado como o vice ideal para a chapa presidenciável do petista.
Na entrevista, Serafim também analisa o quadro político local, faz considerações sobre a situação do governador Wilson Lima (PSC), do prefeito David Almeida (Avante) e dos principais candidatos ao posto de governador, Eduardo Braga (MDB) e Amazonino Mendes (sem partido).
Confira a entrevista completa:
Texto: Gerson Severo Dantas
Leia Mais: