fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Semana decisiva para revogação do decreto do IPI que fere a ZFM

Sem previsão até o momento, novo decreto do IPI resguardando a Zona Franca de Manaus é aguardado com urgência pelo Amazonas, reforça governador Wilson Lima.

26 de março de 2022

Compartilhe

IPI e Zona Franca de Manaus foram comentados durante o ato de lançamento do União Brasil no Estado (Foto: Cleber Maia/RealTime1)

A redução da alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) pelo Governo Federal, em 25% foi comentada pelo governador Wilson Lima, durante o ato de filiação e lançamento da campanha do União Brasil no Amazonas, neste sábado (26), na quadra da Escola de Samba Aparecida, na zona sul.

Wilson disse que o novo decreto retirando os produtos da Zona Franca da pauta de redução do IPI precisa sair ainda em março. “Tem que sair antes do final do mês para dar uma resposta aos empregos da Zona Franca de Manaus”, afirmou o governador.

“Guedes está se especializando em exportar empregos para a China”, disse Marcelo Ramos

O deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), presente no ato de filiação, reforçou que o Governo Federal precisa cumprir a promessa feita ao Amazonas e retirar a Zona Franca da redução do IPI.

Marcelo Ramos também comentou as declarações de Paulo Guedes de que prepara cortar tarifas de importação. A proposta vem no mesmo momento em que a Câmara de Comércio Exterior do Governo Federal (Camex) reduz em 10% a alíquota do Imposto de Importação para vários produtos, em todo o País.

“Isso (redução do II) não é um ataque somente para a Zona Franca, mas para toda a indústria nacional. O que o Guedes quer é acabar com a indústria e transformar o País num mero exportador de comodities. E isso é prejudicial ao País porque a indústria é quem tem o maior parque produtivo e paga a maior massa salarial. Guedes está se especializando em ser o maior exportador de empregos para a China”, criticou o parlamentar.

O novo decreto é uma promessa do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes aos empresários e políticos do Amazonas, além de ao governador e ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), mas até o momento não há uma data para a revisão da medida.

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

‘Tenho certeza que Wilson Lima se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

O ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas concedeu entrevista à TV RealTime1 e falou sobre os planos que apresentará em Brasília caso seja eleito deputado federal.

26 de maio de 2022

Pacheco quer ouvir governadores antes de votar projeto que limita ICMS

Temendo perdas de arrecadação, Estados prometem pressionar senadores e até mesmo ir ao STF para barrar a proposta que define teto de 17% para ICMS de combustíveis e energia.

26 de maio de 2022

‘Ele foi covarde e pequeno como sempre é’, diz Marcelo sobre Lira

Marcelo Ramos afirmou que sua saída do cargo de vice-presidente da Câmara foi uma questão política motivada pela ira de Bolsonaro e subserviência de Arthur Lira.

26 de maio de 2022

Bolsonaro planeja mais R$ 1,2 bi para trator e ignora famílias carentes

Ministério da Cidadania comprou 247 tratores e outras máquinas agrícolas usando recursos que deveriam ser direcionados para mitigar impacto da pandemia em comunidades pobres.

26 de maio de 2022

Roberto Jefferson usa estrutura do PTB para atacar STF, dizem ex-dirigentes

Parlamentares dizem que Roberto Jefferson utiliza pessoas da estrutura partidária "para proferir xingamentos a ministros e realizar manifestações em frente ao Supremo".

26 de maio de 2022

Senado aprova MP que altera incentivos para indústrias químicas

Aprovação da medida provisória teve a relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que aperfeiçoou o regime tributário cobrando contrapartidas do setor.

26 de maio de 2022

‘Não desisti, mas está muito difícil’, diz Plínio sobre candidatura ao Governo

O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou que nos próximos dias deve tomar a decisão final se premanece como pré-candidato ao Governo do Amazonas até as convenções partidárias.

26 de maio de 2022

TSE aprova federação entre PSDB e Cidadania; partidos ficam juntos por 4 anos

Criado para salvar partidos pequenos, a federação pode facilitar a eleição de quadros a cargos proporcionais, como é o caso dos deputados federais.

26 de maio de 2022