fbpx

sábado, 16 de outubro de 2021

Sem consenso, votação da Reforma Administrativa emperra na Câmara

Líderes partidários se reuniram nesta terça-feira com o deputado Arthur Maia (DEM-BA) e com o presidente da Câmara, Arthur Lira para discutir pontos sensíveis da reforma.

22 de setembro de 2021

Compartilhe

Deputados pedem que o Judiciário também seja incluído na Reforma (Foto: Reprodução)

Inicialmente, marcada para esta terça-feira (21), a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020 que institui a Reforma Administrativa foi mais uma vez adiada e, no lugar da votação, os líderes partidários, o relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA), e o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL) se reuniram para tentar discutir pontos que ainda estão travando as discussões, como a inclusão ou não dos membros do Judiciário na PEC.

Na última sexta-feira (18), Arthur Maia (DEM-BA) apresentou aos membros da comissão mais uma proposta de substitutivo, a terceira desde o início dos trabalhos. As mudanças estão sendo aguardadas pelos parlamentares que querem ampliar o número de servidores atingidos pela reforma, sem retirar os benefícios conquistados.

Procurados pelo RealTime1, deputados federais do Amazonas comentaram o assunto. Bosco Saraiva (Solidariedade) declarou que ainda aguarda a versão final do relatório para prosseguir com o voto. ”Estamos, na bancada do Solidariedade, aguardando a versão final para procedermos avaliação e situação de voto sobre essa proposta de reforma administrativa”, disse.

O Delegado Pablo Oliva (PSL) seguiu no mesmo tom: ”Estou no aguardo dessa reunião, pois um novo relatório está sendo finalizado. Não sei se privilégios de algumas categorias estarão no texto do relator”, afirmou.

O vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL) disse que será difícil chegar a um consenso sobre esse tema que é sensível: os privilégios da magistratura.

O capitão Alberto Neto (Republicanos) afirmou que a reforma precisa incluir o Judiciário, que é justamente uma das classes que mais gozam de benefícios. ”A questão da entrada dos magistrados é essencial, eu fiz um destaque pelo Republicanos, parece que foi aceito. Temos outros destaques também em relação a isso, mas o ideal é que já venha no texto do relator mostrando isonomia para todos”, afirmou.

O texto do novo substitutivo deve ser votado na Câmara ainda nesta semana.

Texto: João Luiz Onety, com informações do Congresso em Foco

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Luta antiga e futuro incerto: corte no orçamento afeta diretamente a Amazônia

Pesquisadores acreditam que o corte de verbas para C&T acabará sendo direcionado para o agronegócio, que, segundo eles, vem sendo a causa do desmatamento na Amazônia.

15 de outubro de 2021

Jornalistas Alexandre Garcia e Rodrigo Constantino serão citados na CPI

Os dois produziam discurso antivacina em veículos de comunicação e defenderam as teses negacionistas de Jair Bolsonaro durante a crise sanitária.

15 de outubro de 2021

Dia dos Professores: deputados pouco ajudaram educação do Amazonas

Em pleno Dia dos Professores, categoria questiona a falta de diálogo com o poder público e falta de auxílio da Comissão de Educação da Aleam nas demandas dos educadores.

15 de outubro de 2021

Governo destaca ações de 2021 pela valorização dos servidores da Educação

Entre as medidas está o envio de um projeto de lei que visa pagar 14º e 15º salários aos servidores da área. A pauta ainda não tem data para ser votada na Aleam.

15 de outubro de 2021

CPI da Covid: senadores ouvem último depoente na segunda-feira

A CPI ouviria um número maior de convocados, mas nem todos seriam necessariamente ouvidos já que o presidente da CPI, Omar Aziz, decidiu realizar apenas mais uma oitiva.

15 de outubro de 2021

ICMS sobre combustíveis: Rodrigo Pacheco quer ouvir governadores

A Câmara já aprovou o projeto de lei que torna o ICMS invariável frente a variações do preço do combustível. O projeto ainda precisa ser votado pelos senadores.

15 de outubro de 2021

Ministério Público pede anulação de licença do ‘Linhão de Tucuruí’

Ministério Público viu irregularidades no processo de licenciamento ambiental para liberação da obra do 'Linhão' por falta de consulta prévia ao povo Waimiri Atroari.

15 de outubro de 2021

Pesquisadores veem retrocesso de 20 anos após corte de R$ 600 milhões

O RealTime1 ouviu pesquisadores que, ao longo dos anos de carreira dedicados à ciência e tecnologia, estão empenhados em projetos realizados no Amazonas.

15 de outubro de 2021