Vacinação de novos grupos prioritários depende do Ministério da Saúde que ainda não informou quantas doses virão para Manaus.
Saldo de vacinas atende só maiores de 70 anos em Manaus (Foto: Divulgação)
Conforme divulgado pelo RealTime1, o saldo de primeiras doses da vacina AstraZeneca da Prefeitura de Manaus pode realmente terminar nos próximos dias e, possivelmente, não deve passar da próxima semana.
O início da vacinação de novas pessoas depende, agora, do Ministério da Saúde (MS).
Mas, apesar de o ministro da Saúde Eduardo Pazzuelo ter anunciado que no próximo dia 22 o Amazonas irá receber doses para vacinar todas as pessoas acima de 50 anos, o número de novas pessoas a serem vacinadas ainda é uma incógnita.
Consultada pelo RealTIme1, a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde confirmou que ainda não se tem esse número.
Fontes do RealTime1 dão conta, no entanto, que essas doses não estarão em Manaus nessa data. O dia 22 de fevereiro seria, na verdade, a data prevista para que as vacinas sejam liberadas pelos laboratórios ao Ministério da Saúde, e não para a entrega em Manaus.
A Secretaria Municipal de Saúde garante, no entanto, que o município tem estrutura e está preparado para, assim que receber as doses, iniciar imediatamente a imunização.
Do total de 207.312 doses de vacinas entregues pelo Ministério da Saúde para imunizar a população de Manaus com a 1ª dose de imunizante, até as 14h deste sábado (13), já teriam sido aplicadas 109.394 doses da vacinas. Os dados são do site Vacinômetro.
A Semsa voltou a garantir que as pessoas que tomaram a 1ª dose de vacina CoronaVac, serão imunizadas com a 2ª dose, pois há imunizante estocado para esse fim, o qual não será utilizado em outra ação.
Segundo números do vacinômetro, a procura pela vacina caiu significativamente. Enquanto no último dia 8 foram vacinadas 15.738 pessoas, na sexta-feira(12), apenas 3.503 pessoas procuraram os postos de vacinação.
Estão sendo vacinadas as pessoas que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac e aplicadas a primeira dose da vacina AstraZeneca em idosos com mais de 70 anos.
Balanço da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fechado na manhã da sexta-feira, 12, mostra que 75% da meta de 56,9 mil trabalhdores da saúde já foram imunizados com a primeira dose na capital. O número representa 47,9 mil pessoas.
Da meta de 62,9 mil idosos com 70 anos ou mais, já foram vacinados 52,7 mil, sendo que a faixa etária com o maior percentual de imunizados é a de 80 anos ou mais, com 83%.
A seguir, vem a faixa etária de 75 a 79 anos, com 77% da população alcançada, e depois a de 70 a 74 anos, que tem 69% dos idosos já vacinados.
De acordo com o levantamento, a Semsa ainda aguarda 9,2 mil trabalhadores da saúde e 10,2 mil idosos para alcançar a meta de 90% para cada um dos grupos, de acordo com a população estimada, que é de 63,3 mil trabalhadores da saúde e de 69,9 mil idosos com 70 anos ou mais residentes da capital amazonense.
Leia mais: