fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Redução de imposto de importação proposta por Guedes prejudica ZFM

Deputados do Amazonas avaliam que a redução do imposto torna o produto importado mais competitivo do que o nacional, impactando os empregos da Zona Franca de Manaus.

30 de setembro de 2021

Compartilhe

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) ficou em 1,4% em setembro, o maior percentual para o mês desde 1994. Acelerou em relação a agosto, quando marcou 0,89% (Foto: Divulgação)

A decisão do Ministro da Economia, Paulo Guedes, de reduzir o Imposto de Importação em 10% para conter a alta da inflação vai prejudicar as indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) e foi fortemente criticada pelos deputados federais do Amazonas.

Para o deputado federal José Ricardo (PT), reduzir imposto de importação é atacar mais uma vez a Zona Franca de Manaus (ZFM), pois promove ainda mais a abertura de mercado e tornando o produto importado mais competitivo frente ao nacional. A consequência, conforme José Ricardo, será mais desemprego e aumento da crise e a fome no País e no Amazonas.

“Essa medida não ataca o problema principal. Sendo concretizada, irá atingir todos os segmentos da indústria nacional. Vamos ter uma série de consequências, agravando ainda mais a economia do País e do Amazonas. Primeiro, será a geração de empregos em outros países e depois a desindustrialização, quando se deveria apoiar neste momento as grandes, médias e pequenas e micro empresas brasileiras”, analisou Zé Ricardo. “Mas o Governo quer fazer o contrário, aumentando a dependência de importações. Para o Amazonas, a situação é dramática, podendo gerar muito mais desemprego. Algumas empresas da ZFM já paralisaram as suas atividades, por conta das indefinições do atual Governo”, completou o petista.

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) alertou que a redução da alíquota vai impactar diretamente na perda de milhares de empregos no PIM.

“Isso representa o golpe fatal no PIM, porque na hora que diminuir 10%, os preços daquilo que é produzido na Zona Franca de Manaus perderão competitividade diante dos importados. O que nós vamos ver é aquele mesmo quadro de 1990, quando milhares de trabalhadores do Distrito Industrial foram mandados embora e centenas de empresas quebraram e fecharam”, lembrou Serafim. “Meu repúdio à política econômica do governo, completamente equivocada. O que temos é uma instabilidade política. O presidente tem que ficar na dele e parar de falar besteira ou vamos ter cada vez mais um dólar inflado e com isso a inflação indo lá para cima”, acrescentou o pessebista.

Discursando para uma plateia de empresários em evento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) na quarta-feira, Guedes prometeu reduzir as alíquotas do imposto de importação em 2022.

Segundo ele, como as eleições ocorrerão no próximo ano e os políticos estarão em campanha, o governo fará reformas que não precisam de votação do Congresso. “Ano que vem, ano de eleição, os políticos estarão ocupados. Não tem problema. Vamos reduzir as tarifas de importação, devagarzinho. Vamos colocar todo mundo na musculação ao invés de ficar vendo Netflix. Vamos botar a indústria para correr”, declarou Paulo Guedes.

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) ficou em 1,4% em setembro, o maior percentual para o mês desde 1994. Acelerou em relação a agosto, quando marcou 0,89%.

No ano, o índice acumula alta de 7,02%. E, em 12 meses, passou de 9,30% em agosto para 10,05% em setembro. Em setembro, 8 dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE tiveram alta no mês. O maior impacto (0,46 p.p.) e a maior variação (2,22%) vieram do grupo Transportes.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Wilson Lima se reúne com agricultores no Ramal do Brasileirinho

Governador conversou com cerca de 1 mil agricultores do ramal do Brasileirinho, na zona rural de Manaus, onde ouviu demandas do setor primário do Estado.

7 de agosto de 2022

Multidão invade ruas de Maués em apoio à comitiva do PSD e aliados

A comitiva percorreu ruas do município e foi seguida por uma multidão de apoiadores que prestigiaram o lançamento da candidatura de Sidney Leite à reeleição na Câmara.

7 de agosto de 2022

Bolsonaro paga R$ 89 milhões em campanhas que elogiam sua gestão

Três campanhas institucionais são as mais caras pagas pelo Governo Bolsonaro. 60% do valor gasto até o momento é com ênfase nas redes sociais.

7 de agosto de 2022

Campanha de Lula quer Petrobras fora de privatização e ações da Eletrobras

Proposta da campanha de Lula inclui ainda a fusão da Petrobras com a Eletrobras criando uma estatal da energia. Assessores veem erros nas privatizações de Bolsonaro.

7 de agosto de 2022

Ambev pode sair do Amazonas e causar desemprego, alerta senador

Omar Aziz alertou que decretos de redução do IPI de concentrados ameaçam empregos em Maués, pois a Ambev, que compra guaraná do município; pode sair do Amazonas.

7 de agosto de 2022

Michelle Bolsonaro diz em culto que Planalto já foi ‘consagrado a demônios’

Michelle Bolsonaro reforça aspecto evangélico da campanha de Bolsonaro e tenta diminuir rejeição do presidente junto ao eleitorado das mulheres.

7 de agosto de 2022

1º debate com candidatos ao Governo do AM acontece neste domingo

Band Amazonas mantém tradição com debate e com o formato, anunciando o fim do botão de tempo que era administrado pelos próprios candidatos.

7 de agosto de 2022

Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos a votar voluntariamente

A Constituição Federal estabelece o voto facultativo, ou seja, opcional, para os jovens de 16 e 17 anos de idade; pessoas com 70 anos ou mais e também para analfabetos.

7 de agosto de 2022