fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

PT vai liderar candidaturas da Federação para estadual e federal no AM

Reunião nesta sexta-feira (20) entre os presidentes regionais do PT, PCdoB e PV estabeleceu o número de vagas que cada partido lançará pela Federação Brasil da Esperança.

21 de maio de 2022

Compartilhe

Candidatos da Federação devem representar o mesmo limite como ocorre em cada partido do AM, com até 25 nomes para estadual e até 9 para federal (Foto: Divulgação/FBE)

O Partido dos Trabalhadores (PT) ficou com a maioria das candidaturas para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e Câmara dos Deputados, conforme informou ao RealTime1 o presidente estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Eron Bezerra. A reportagem tentou contato com o presidente estadual do PT, deputado estadual Sinésio Campos, porém não houve retorno.

O PT poderá apresentar até dez candidatos para concorrer a vagas na Aleam e até cinco para federal, conforme o acordo de partilha da Federação Brasil da Esperança (FBE), realizada na última sexta-feira (20) entre o partido, o Partido Verde (PV) e o PCdoB.

A primeira reunião da Federação teve a presença dos presidentes estaduais, Eron Bezerra (PCdoB), Sinésio Campos (PT) e Carlinhos Bessa (PV). No encontro, foi definido a data da convenção eleitoral para o dia 1º de agosto de 2022.

“Essa convenção será meramente homologatória, para o que tiver sido decidido nas convenções específicas dos partidos. Se algum partido apresentar uma chapa que foge das vagas que foram compactuadas na Federação, a chapa desse partido será zerada”, alertou Eron Bezerra.

As quantidades de vagas da Federação são definidas conforme o limite imposto pela legislação eleitoral. “Candidatos têm muitos. Para a disputa por vagas na Aleam, cada partido tem os seus 25 candidatos, mas a Lei entende que a Federação pode apresentar apenas 25, como um único partido (24 do número de vagas da Aleam e mais um)”, explica Eron.

O mesmo acontece a nível federal. A bancada amazonense tem 8 vagas, e cada partido ou federação pode ter até nove candidatos, sendo oito do número de vagas e mais uma.

Confira a divisão:

Para Deputado Federal (nove vagas):

PT – cinco vagas;

PCdoB – duas vagas;

PV – duas vagas

Para Deputado Estadual (25 vagas):

PT – dez vagas;

PV  – nove vagas;

PCdoB – seis vagas

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

‘Wilson Lima tem habilidade e é um dos favoritos da eleição’ , diz Hissa

Pré-candidato pelo Avante, Hissa Abraão afirmar que vai lutar pela Reforma Tributária e pela revisão dos impostos para que a classe média pague menos que os mais ricos.

30 de junho de 2022

‘Mesmo sob ditadura camuflada, golpe não virá’, avalia um dos criadores do PT

Foragido político por 15 anos, Carlos Augusto, para muitos Raimundo Cardoso viveu escondido em Manaus; integrou o PCdoB na década de 70 e está no PT há 43 anos.

30 de junho de 2022

Governo suspende publicações em redes sociais até o fim da eleição

Medida atende vedação prevista na legislação eleitoral que visa dar igualdade de disputa na corrida eleitoral minimizando o peso da máquina pública na eleição.

30 de junho de 2022

Federação PT, PV e PCdoB confirma pré-candidatos em 1º de agosto

O presidente estadual do PCdoB no Amazonas já definiu os nomes que vão ocupar as oito vagas da sigla na federação, sendo seis para Aleam e dois para a Câmara Federal.

30 de junho de 2022

Valdemir Santana ‘sonha’ com Lula no palanque de Ricardo Nicolau

Como motivos, o presidente municipal do PT destacou o apoio do Solidariedade, de Nicolau, em defesa da ZFM e a atuação da família do deputado no combate à Covid-19.

30 de junho de 2022

Maioria dos pré-candidatos ignora Dia do Orgulho LGBTQIA+ na Internet

Quase todos são pré-candidatos de partidos da esquerda, que devem disputar as eleições deste ano no Amazonas, lembraram da data e fizeram menções nas redes sociais.

30 de junho de 2022

Senado pode votar PEC sobre preço dos combustíveis nesta quarta-feira

Senado pode votar ainda nesta quarta-feira (29) uma proposta de emenda constitucional (PEC) com um pacote com cinco medidas para diminuir os impactos gerados pela alta.

29 de junho de 2022

Substituta de Damares, ministra da Mulher recebe título de Cidadã do AM

Ministra de Bolsonaro, Cristiane Britto cumpre agenda de governo em alguns municípios do Amazonas, incluindo a capital Manaus – onde receberá título de cidadã amazonense.

29 de junho de 2022