fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

PT, PSB, PCdoB e PV: primeira federação começa a ser desenhada

Tribunal Superior Eleitoral marcou para 28 de fevereiro o prazo final para partidos se organizarem em federações, uma novidade introduzida na minirreforma feira de outubro.

17 de dezembro de 2021

Compartilhe

Serafim Corrêa revelou que as conversas estão adiantadas para a formação de uma federação de esquerda envolvendo PSB, PT, PCdoB e PV (Foto: Reprodução)

O Tribunal Superior Eleitoral marcou para 28 de fevereiro de 2022 a data limite para os partidos se organizarem em federações e assim disputarem a eleição geral do próximo ano. As federações partidárias são uma novidade introduzida na minirreforma aprovada em outubro deste ano no Congresso Nacional.

Uma federação de partidos tem que ser nacional e a união dura os quatro anos subsequentes a eleição. Um deputado eleito pela federação não pode abandoná-la, sob pena de perder o mandato.

De acordo com o presidente de honra do PSB no Amazonas, deputado estadual Serafim Corrêa, as conversas estão avançadas para a formação de uma federação envolvendo o próprio PSB, o PT, o PCdoB e PV.

“As conversas são neste sentido e tudo precisa evoluir até 28 de fevereiro, como marcou o TSE”, revelou.

Uma federação partidária formada por estes partidos tem potencial para fazer até dois deputados federais pelo Amazonas, com a garantia da reeleição do deputado José Ricardo Wendling (PT) e o retorno da ex-senadora Vanessa Grazziottin à Brasília após quatro anos. O vereador Marcelo Serafim (PSB) seria um terceiro puxador de votos dessa federação.

Para a Assembleia Legislativa, essa federação poderia reconduzir Serafim Corrêa, Sinésio Campos (PT) e Carlinhos Bessa (PV), além de trazer de volta a cena política estadual o ex-deputado Eron Bezerra (PCdoB).

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro diz torcer para STF derrubar liminar que ampara ZFM

Presidente voltou a atribuir crise econômica no Brasil à manutenção dos incentivos para as empresas da Zona Franca de Manaus.

3 de julho de 2022

PT escolhe vereadora de Itacoatiara como suplente de Omar Aziz

Cheila Moreira é vice-presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara e pessoa de confiança do deputado Sinésio Campos, presidente estadual do PT.

3 de julho de 2022

Reunião do PSol-AM acaba em briga e adia debate sobre disputa ao Governo

Partido reuniu filiados no último sábado no diretório regional, mas não conseguiu avançar na definição da disputa interna pela pré-candidatura ao Governo do AM.

3 de julho de 2022

Eleições 2022: restrições para agentes públicos começam a valer

Eles também não podem fazer pronunciamento oficial em cadeia de rádio de televisão, salvo em casos de questões urgentes e relevantes autorizados pela Justiça Eleitoral.

3 de julho de 2022

PT divulga nome de pré-candidatos a deputado federal e estadual no AM

Além dos pré-candidatos para a Aleam e Câmara Federal, os petistas homologaram o nome de Cheila Moreira para suplência do senador Omar Aziz (PSD).

2 de julho de 2022

Com apoio de Omar e Sidney, Manacapuru ganha escola construída sobre as águas

A escola municipal e a Quadra Poliesportiva Almir Batista da Silva, na comunidade Rainha dos Apóstolos, atenderão pelo menos 250 criança e jovens.

2 de julho de 2022

Datafolha: maioria diz que professor deve evitar falar de política

Pesquisa mostra que 54% dizem que pais têm o direito de proibir as escolas de ensinar temas que não achem adequados, mas apoiam discussão sobre pobreza e desigualdade social.

2 de julho de 2022

Com futuro incerto na disputa pelo Governo, PSol reúne filiados

Quatro nomes disputam internamente a preferência dos filiados, mas nenhum tem força suficiente para ser anunciado na briga pelo Governo sem ter que passar pelas prévias.

2 de julho de 2022