Enquanto aliados pressionam o PT nacional para ir às ruas com a campanha de Lula, o partido no Amazonas amplia os diretórios e comitês de luta na capital e no interior.
Sinésio Campos destaca que filiações ao PT estão crescendo a cada dia antes da campanha oficial de Lula começar (Foto: Divulgação)
No momento em que aliados do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam a legenda para mobilizar a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência nas ruas – conforme matéria da Folha de S.Paulo, desta terça-feira – o partido no Amazonas já iniciou a ampliação de comitês de luta, com as pautas em defesa da eleição do pré-candidato.
Segundo o jornal paulista, aliados como o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e pré-candidato do PSOL ao governo de São Paulo, Guilherme Boulos, e por porta-vozes da Frente Brasil Popular, que agrega dezenas de movimentos sociais alertaram o partido que o movimento precisa chegar às massas para fazer frente à campanha de Jair Bolsonaro (que recupera terreno entre os eleitores conforme as últimas pesquisas de intenção de voto, ainda que Lula mantenha a liderança).
De acordo com o presidente do PT no Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos, o partido está “juridicamente organizado em todos os 61 municípios, mais a capital Manaus, antes mesmo da campanha efetiva”. Os diretórios, acrescenta, já estão sendo equipados ao mesmo tempo que os diretórios setoriais (mulheres, indígenas, negros, etc) estão sendo mobilizados.
“A vinda do presidente Lula (início de março) deixou claro que já estamos nas ruas, com a criação de comitês de luta em Manaus, Parintins, Silves, Itapiranga, Maués, Tefé, Tabatinga, Urucurituba, São Gabriel da Cachoeira e outros”, destacou Sinésio.
Os comitês de luta são estruturas comunitárias que podem ser instaladas por qualquer simpatizante da campanha de Lula, sem necessariamente ser filiado ao partido, podendo ser instalado na residência do interessado e também de forma online.
Segundo o ex-vereador do PT, Waldemir José, só em Manaus já são 12 comitês de Luta, sendo que mais dois para a juventude serão instalados no fim de semana, um no bairro de Petrópolis (zona sul) e outro na comunidade João Paulo, bairro Jorge Teixeira (zona leste).
“A ordem do PT é até maio termos 5 mil comitês de luta no Brasil que vão ajudar a preparar a campanha nesse período e esclarecer a base partidária e a sociedade para enfrentar as mentiras divulgadas pelos concorrentes”, disse.
O presidente do diretório municipal do PT, da Central Única dos Trabalhadores no Amazonas (CUT-AM) e do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdenir Santana, disse que o partido já está nas ruas assim como os movimentos sindicais da indústria e da agricultura.
“Chegamos a 135 mil empregos com Lula e hoje com esse governo, os postos só vêm caindo. Em três anos perdemos quase 25 mil vagas, Não é cestinha básica de R$ 150 que vai ajudar o trabalhador. Hoje a inflação da cesta básica é uma das maiores do Brasil. Vamos defender a classe trabalhadora e a única forma disso acontecer é com Lula presidente da República”, defendeu Santana.
Texto: Emerson Medina
Leia Mais: