fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Ipespe: Lula mantém liderança e Bolsonaro cresce dentro da margem de erro

Petista manteve os 43% das inteções de votos registrados na pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro aparece com 28%, dois pontos percentuais a mais em relação a fevereiro.

11 de março de 2022

Compartilhe

Margem de erro é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos (Foto: Reprodução)

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (11) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança na corrida presidencial. De acordo com o levantamento, que foi encomendado pela XP investimentos, o petista manteve os mesmos 43% das inteções de votos que foram registrados na pesquisa anterior, divulgada em 25 de fevereiro. Em busca da reeleição, o presidente Bolsonaro subiu dois pontos percentuais (dentro da margem de erro) e aparece com 28%.

Os ex-ministros e Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos) dividem o terceiro lugar, empatados com 8% cada. O atual governador de São Paulo, João Doria, tem a preferência de 3% dos entrevistados.

Em relação à pesquisa anterior, Ciro cresceu um ponto percentual, enquanto Moro e Doria mantiveram os mesmos índices. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro, Moro e Doria estão tecnicamente empatados.

A senadora Simone Tebet (MDB), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o deputado federal André Janones (Avante) aparecem com 1% cada.

Além disso, 7% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco/nulo, não escolheriam nenhum dos citados ou não votariam. Outros 2% não sabem ou não quiseram responder.

Desaprovação de Bolsonaro chega a 62%

Ainda segundo a pesquisa Ipespe, a gestão de Bolsonaro foi desaprovada por 63% dos entrevistados, contra 32% que aprovam e 5% que não souberam responder. Já para 52% dos entrevistados, o governo é avaliado como ruim ou péssimo, contra 27% que avaliam como bom ou ótimo e 20% que avaliam o governo como regular. Os que não sabem ou não responderam somam 1%.

Metodologia

Esta edição da pesquisa Ipespe foi realizada por telefone com 1.000 entrevistados entre os dias 7 e 9 de março de 2022, com pessoas de 16 anos ou mais de todas as regiões do país.

A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03573/2022.

Da redação

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o dono da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022

Péricles minimiza destituição de cargo de Marcelo: ‘problema do Congresso’

O deputado Delegado Péricles, que agora integra o partido de Jair Bolsonaro, o PL, minimizou os efeitos da destituição de Marcelo Ramos (PSD) da vice-liderança da Câmara.

27 de maio de 2022

Pré-candidato do PL reconhece ‘deslizes’ do Governo Bolsonaro

O Delegado Costa e Silva, pré-candidato a deputado federal pelo PL, mesmo partido de Bolsonaro, falou ao RealTime1 sobre os planos para chegar à Câmara dos Deputados.

27 de maio de 2022

Omar diz que Amazonas precisa voltar a investir em programas sociais

A declaração do senador - que concorre à reeleição - aconteceu durante a prestação de contas que ele fez na noite desta quinta-feira (26), nas zonas Leste e Sul de Manaus.

27 de maio de 2022

Eleição Geral testará lei que combate violência política contra a mulher

Para acompanhar emprego da lei no pleito de outubro, o Comitê de Combate a Corrupção e Caixa 2 Eleitoral criou o grupo de mulheres de combate à violência política de gênero.

27 de maio de 2022

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022