Petista manteve os 43% das inteções de votos registrados na pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro aparece com 28%, dois pontos percentuais a mais em relação a fevereiro.
Margem de erro é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos (Foto: Reprodução)
Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (11) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança na corrida presidencial. De acordo com o levantamento, que foi encomendado pela XP investimentos, o petista manteve os mesmos 43% das inteções de votos que foram registrados na pesquisa anterior, divulgada em 25 de fevereiro. Em busca da reeleição, o presidente Bolsonaro subiu dois pontos percentuais (dentro da margem de erro) e aparece com 28%.
Os ex-ministros e Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos) dividem o terceiro lugar, empatados com 8% cada. O atual governador de São Paulo, João Doria, tem a preferência de 3% dos entrevistados.
Em relação à pesquisa anterior, Ciro cresceu um ponto percentual, enquanto Moro e Doria mantiveram os mesmos índices. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro, Moro e Doria estão tecnicamente empatados.
A senadora Simone Tebet (MDB), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o deputado federal André Janones (Avante) aparecem com 1% cada.
Além disso, 7% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco/nulo, não escolheriam nenhum dos citados ou não votariam. Outros 2% não sabem ou não quiseram responder.
Ainda segundo a pesquisa Ipespe, a gestão de Bolsonaro foi desaprovada por 63% dos entrevistados, contra 32% que aprovam e 5% que não souberam responder. Já para 52% dos entrevistados, o governo é avaliado como ruim ou péssimo, contra 27% que avaliam como bom ou ótimo e 20% que avaliam o governo como regular. Os que não sabem ou não responderam somam 1%.
Esta edição da pesquisa Ipespe foi realizada por telefone com 1.000 entrevistados entre os dias 7 e 9 de março de 2022, com pessoas de 16 anos ou mais de todas as regiões do país.
A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03573/2022.
Da redação
Leia mais: