fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

PSOL lança primeiro candidato negro para disputar Governo do Amazonas

Partido lançou a pré-candidatura do professor Jevaldo Silva, um militante histórico do partido e ativista da causa negra no Amazonas. Próximo passo é construir alianças.

23 de dezembro de 2021

Compartilhe

Jevaldo Silva convidou os movimentos sociais de mulheres, população LGBTQIA+ e de negros para ajudar na construção da candidatura dele ao Governo do Estado (Foto: Reprodução)

O Diretório Estadual do PSOL revelou, nesta quinta-feira (23), que vai indicar o professor Jevaldo Silva para disputar o Governo do Amazonas. A decisão foi tomada após uma ampla consulta aos filiados e diálogos com as tendências do partido.

“Queremos apresentar para a sociedade amazonense uma pré-candidatura concreta, que se coloca como alternativa real de combate aos retrocessos que têm trazido fome, miséria, insegurança, desemprego e tanto sofrimento para a população”, afirma Jevaldo.

Jevaldo é amazonense de Manaus, mas viveu no Careiro da Várzea, na Região Metropolitana da capital, até a adolescência. É graduado em Geografia, Especialista em Educação Ambiental e mestre em Geografia, todos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Atualmente, o pré-candidato é professor das redes públicas municipal e estadual de ensino, morador do bairro Santa Etelvina, zona Norte, e um dos militantes históricos do PSOL-AM, tendo já disputado uma vaga de vereador em Manaus.

“Sua trajetória política sempre esteve intimamente ligada aos movimentos sociais, em especial às lutas de educadoras e educadores”, descreveu o PSOL.

Negro e ativista

A pré-candidatura de Jevaldo Silva ao Governo do Amazonas reúne algumas das principais pautas de lutas do PSOL, tanto nacionalmente, quanto regionalmente. É uma candidatura negra, popular, oriunda dos movimentos sociais e das lutas dos educadores, orientada pelo “ecossocialismo” e buscará combater a destruição ambiental e a desigualdade social.

Será uma candidatura que trará para o Estado o modo de atuação da bancada de deputadas e deputados federais, considerada pelos analistas políticos a mais ativa e combativa do Congresso Nacional.

“Por isso, também defendem candidatura própria tanto em nível estadual quanto nacional, para combater e derrotar Bolsonaro e o ‘bolsonarismo’, sem fazer concessões que prejudiquem a classe trabalhadora e as parcelas mais vulneráveis de nosso povo”, diz o PSOL na nota de apresentação do candidato.

Com a inclusão de Jevaldo, sobe para cinco o número de pré-candidatos ao Governo do Estado, que conta com o governador Wilson Lima (PSC), o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido), o senador Eduardo Braga (MDB) e o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade).

Uma sexta candidatura poderá ser lançada em janeiro pelo PDT, que espera uma decisão da defensora pública Carol Braz.

Governador negro

O Amazonas já teve um governador negro. Vindo do Maranhão, Eduardo Ribeiro, administrou o Estado entre 2 de novembro de 1890 a 5 de maio de 1891, e de 27 de fevereiro de 1892 a 23 de julho de 1896.

Segundo o historiador Robério Braga, Eduardo Ribeiro morreu em outubro de 1900.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Sabá Reis, secretário da Semulsp, testa positivo para a Covid-19

Sabá é o terceiro secretário de David Almeida que testa positivo para a Covid nos últimos cinco dias. No dia 13, os titulares da Semcom e Semsa também testaram positivo.

18 de janeiro de 2022

Quadro pandêmico e período de chuvas faz CMM antecipar retorno das férias

O presidente David Reis disse que o momento pede que os vereadores se unam às demais autoridades para enfrentar novo quadro da Covid e ajudar pessoas afetadas pelas chuvas.

18 de janeiro de 2022

Prefeito de Rio Preto diz que ‘religião e bolsonarismo’ boicotam vacinação

Anderson Sousa disse que em Rio Preto da Eva tem dado suporte à vacinação até na zona rural, mas que o empecilho tem sido os líderes religiosos que são contra a vacina.

18 de janeiro de 2022

Municípios com baixo índice de vacinação faltam em reunião com Wilson Lima

Reunião vem após fala do governador sobre preocupação com índices de vacinação. Alguns prefeitos culparam a internet como responsável por falhas na atualização dos números.

18 de janeiro de 2022

Governo anuncia retorno do Vacina Amazonas em Iranduba para este sábado

O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima como uma das medidas para que os municípios do interior avancem no número de pessoas vacinadas em todo o Amazonas.

18 de janeiro de 2022

Mário de Mello e Josué Neto vão julgar contas do Governo e Prefeitura

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) definiu os relatores das contas do governador Wilson Lima e do prefeito de Manaus, David Almeida, para o exercício de 2022.

18 de janeiro de 2022

Vanda Witoto entra no Rede para fortalecer candidaturas indígenas

Vanda Witoto filia-se à Rede Sustentabilidade para fortalecer candidaturas indígenas em defesa dos povos tradicionais da floresta e da representatividade das mulheres.

18 de janeiro de 2022

MPs e Defensorias recomendam passaporte vacinal ‘geral’ no AM

Para os MPs e Defensorias, não há justificativa na exceção para que os estabelecimentos em geral fiquem sem exigir a comprovação vacinal contra a Covid-19 dos clientes.

18 de janeiro de 2022