fbpx

domingo, 16 de maio de 2021

Protestos contra Bolsonaro marcam ‘homenagem’ ao presidente

Um grupo de manifestantes está nesse momento em frente à Assembleia Legislativa para marcar posição contra a concessão de título de cidadão amazonense ao presidente.

23 de abril de 2021

Compartilhe

Outro grupo de manifestantes caminha em direção ao Centro Cultural Vasco Vasquez. (Foto: RealTime1)

Um grupo de manifestantes está neste momento em frente a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) protestando contra a concessão do título de Cidadão Amazonense ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que deverá desembarcar em Manaus, nesta sexta-feira, às 10h30, para participar da inauguração da segunda etapa do Centro de Convenções e Exposições Vasco Vasquez.

Com faixas e cartazes chamando o presidente de “negacionista” e “genocida” por sua omissão no combate a pandemia de Covid-19, que já matou aproximadamente 15 mil pessoas no Amazonas, os manifestantes gritavam palavras de ordem e prometiam seguir em caminhada até o Vasco Vasquez, onde neste momento estão concentrados grupos de apoiadores do presidente.

Os deputados estaduais que votaram favoráveis à titulação de Bolsonaro também não foram esquecidos durante o ato de repúdio em frente da Assembleia. Os mesmos manifestantes que usavam palavras contra o presidente, carregavam cruzes e as fotos dos parlamentares que deram apoio à propositura do Delegado Péricles (PSL) em homenagear Bolsonaro como Cidadão do Amazonas.

A ativista do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Neila Gomes, compareceu ao local e atribuiu a culpa pela falta de oxigênio ao presidente.

“Bolsonaro mata asfixiado o povo amazonense. Bolsonaro atenta contra a Amazônia e, por conta disso, nós não podemos permitir que a Assembleia Legislativa dê um prêmio para ele”, disse a manifestante.

Um dos organizadores do movimento Yann Evanovick, explicou que a missão era impedir que o presidente fosse condecorado com o título no Plenário Ruy Araújo. Para ele, a honraria será recebida “pela porta do fundos” da história.

Durante o percurso houveram vários desentendimentos com apoiadores do presidente que passavam pelo local. Em um dos casos, um policial não identificado até o momento, foi acusado pelos manifestantes de bater em algumas mulheres que estavam no protesto, gerando uma confusão na chegada ao Centro de Convenções.

Participaram da caminhada de repúdio representantes do PCdoB, PT, PSB, Central Única de Trabalhadores (CUT) e das entidades de classes dos petroleiros.

Da Redação, com informações da jornalista Giovanna Marinho

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

PSDB-AM lamenta morte de Bruno Covas: ‘é exemplo a ser seguido’

Arthur Neto e Luiz Alberto Carijó falaram dos ideais de Covas e destacaram que ele é um exemplo a ser seguido pela militância partidária.

16 de maio de 2021

Omar destaca erro na condução da pandemia e desinteresse por vacinas

O senador Omar Aziz preside a CPI da Covid e fez estas afirmações durante entrevista à GloboNews; Aziz diz que todos sabem que houve 'erro' na condução da pandemia.

16 de maio de 2021

Inspirado na Netflix, grupo lança ‘Bolsoflix’; assista a um dos vídeos

Desde a última sexta (14), um site foi ao ar, reunindo uma série de vídeos do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados do Governo Federal; confira o trailer.

16 de maio de 2021

Sem máscara, Bolsonaro pede aprovação do voto impresso e ataca Lula

O presidente Jair Bolsonaro compareceu hoje a atos pró-governo. Com queda na aprovação de seu governo, ele disse aos manifestates que mudanças não são imediatas.

15 de maio de 2021

Empate: população está dividida sobre impeachement de Bolsonaro

A pesquisa DataFolha divulgada hoje (15) indica um empate técnico entre as pessoas que aprovariam, ou não, um processo de impeachement ao presidente Jair Bolsonaro.

15 de maio de 2021

Bancada reage à permissão para Pazzuello ficar calado na CPI

Interrogado na próxima quarta-feira (19) o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, assegurou no Supremo Tribunal Federal uma liminar que garante o direito de ficar calado.

15 de maio de 2021

Fachin nega pedido da Polícia Federal e não vai investigar Dias Toffoli

Fachin determinou que é preciso aguardar o plenário da Corte se manifestar sobre o tema. O ministro enviou o processo para o plenário virtual do STF.

15 de maio de 2021

Saúde não teve mais recursos pois Governo não contava com segunda onda

Em ofício, o Ministério da Economia indicou que não destinou mais recursos para Saúde na LOA em 2021, pois o ministério não contava com o recrucidamento da pandemia.

15 de maio de 2021