fbpx

quarta, 16 de junho de 2021

Personalidades públicas compareceram à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quinta-feira (22) para devolução das honrarias recebidas da casa, em ato de repúdio à concessão do título de cidadão amazonense ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aprovado pelos deputados na última terça-feira (20).

A militante do Movimento de Mulheres Solidárias do Amazonas e integrante da Pastoral Operária, Luzanira Varela, recebeu a honraria em reconhecimento aos feitos à liberdade e democracia no Brasil em 2015 e foi uma das manifestantes a comparecer ao Legislativo expressando profundo descontentamento com às ações do presidente da República.

“Nós estamos com um governo genocida que não comprou a vacina quando era para comprar, que podia ter evitado muitas mortes. Agora, essa assembleia legislativa irresponsável dá para ele um título de cidadão amazonense? Por isso nós estamos aqui. Essa assembleia não nos representa”, enfatizou Luzanira.

Professora e historiadora Gleice Oliveira recebeu um diploma de Honra ao Mérito como educadora em 2016. Ela considera uma afronta ver o presidente ser homenageado no mesmo patamar que estão as pessoas trabalhadoras, que contribuem para o desenvolvimento da sociedade.

“Nós estamos aqui, protestando contra esse posicionamento dos deputados que estão aqui porque receberam voto da população. Eles que não se esqueçam que nas próximas eleições isso vai contar e muito. Nós seremos preparadores dessa ação deles no sentido de afrontar a dor e o luto da nossa sociedade”, destacou a professora.

Título contestado

O ato foi convocado pelas redes sociais durante o feriado, como resposta imediata à decisão dos parlamentares e de autoria do deputado Delegado Péricles (PSL).

No momento da promulgação na Aleam foi divulgado que a maioria dos deputados havia se posicionado a favor da honraria. Entretanto, ontem (21), pelo menos seis parlamentares reivindicaram a recontagem dos votos por não estarem presentes no plenário e retiraram seus nomes dos anais da votação após a repercussão negativa.

Mesmo assim, 13 deputados contaram como favoráveis ao projeto de lei nº 187/2021, quantidade suficiente para a aprovação da honraria.

A cerimônia de entrega ainda não foi anunciada, mas deve ocorrer durante a visita presidencial, nesta sexta-feira (23), para inauguração da última etapa do Centro de Convenções Vasco Vasquez.

Texto: Giovanna Marinho

Veja mais vídeos

Confira os destaques do Real Time 1 desta terça-feira.

Há 4 horas 15 de junho de 2021

Violência contra idoso cresceu 21% em Manaus em 2021

Em 2020 foram de janeiro a abril 2.292 crimes contra idosos. Em 2021, durante o mesmo período, foram 637 casos a mais.

Há 5 horas 15 de junho de 2021

Governo assina acordos que podem fechar lixões e despoluir rios

A despoluição de rios, a logística reversa de resíduos e a transformação de lixo em energia são os objetivos de três acordos de cooperação assinados.

Há 6 horas 15 de junho de 2021

Secretaria de Educação do AM reabre inscrições para supletivo

As inscrições são gratuitas e seguirão até o próximo dia 23 de junho. A atividade estava suspensa devido a pandemia.

Há 8 horas 15 de junho de 2021

Familiares de desaparecidos já podem doar material genético

O objetivo é possibilitar a identificação de pessoas desaparecidas por meio de exames e bancos de perfis genéticos.

Há 10 horas 15 de junho de 2021

Acompanhe o RT1 Notícias desta terça-feira (15)

Há 10 horas 15 de junho de 2021

China cria vacina contra a Covid por meio de inalação

Segundo a pesquisadora da vacina, o imunizante têm várias vantagens em relação à injetável como a inalação direta e o produto não requer armazenamento.

Há 13 horas 15 de junho de 2021

Pandemia afetou a relação dos fumantes com o cigarro

Segundo estudo, pessoas que afirmaram ter passado a fumar mais alegaram que a motivação foi o aumento nos níveis de estresse.

Há 14 horas 15 de junho de 2021

Confira os destaques do Real Time1 desta segunda

Há 1 dia 14 de junho de 2021

Ovos de crocodilo com 80 milhões de anos são encontrados no Brasil

Os ovos estavam no sítio paleontológico de Presidente Prudente. A estimativa é de que fósseis pertençam a ‘Era dos Dinossauros’.

Há 1 dia 14 de junho de 2021

Abate de frangos cresce 2,5% no Brasil

O abate de frangos no país chegou a 1,51 bilhão de animais no primeiro trimestre deste ano, segundo o IBGE.

Há 1 dia 14 de junho de 2021

Wilson Lima diz que Manaus terá novo mutirão de vacina

Em coletiva na manhã desta segunda-feira (14), o Governador do Amazonas afirmou que um novo mutirão deve ocorrer em 15 dias.

Há 1 dia 14 de junho de 2021