fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Proposta na CMM prevê gratuidade no transporte público de Manaus

O autor da proposta alega que muitos desempregados não têm dinheiro para buscar emprego, principalmente os que foram demitidos recentemente durante a pandemia de Covid-19.

28 de setembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Karla Vieira/SEMCOM)

Você lembra a última vez que utilizou o transporte público de forma gratuita em Manaus? A data mais recente em que o benefício foi concedido à população da capital amazonense ocorreu durante as Eleições municipais em novembro do ano passado. No entanto, um vereador de Manaus quer que isso se torne recorrente, mesmo que o privilégio não comtemple toda população.

Um Projeto de Lei (PL) protocolado na última segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), propõe a criação do Vale Transporte do Trabalhador Desempregado (VTTD).

O objetivo seria beneficiar o trabalhador demitido sem justa causa, e que tenha trabalhado no último emprego por um período mínimo de seis meses contínuos.

O autor do projeto, vereador Diego Afonso (PSL), defende que o PL minimizaria os danos causados aos trabalhadores que perderam o emprego em função da pandemia da Covid-19.

Ainda conforme o vereador, o benefício incentiva o cidadão a buscar novo trabalho sem ter de se preocupar com os custos de sua locomoção.

A proposta foi encaminhada para deliberação em plenário. Abaixo você confere o documento em formato PDF e disponível para download.

Desemprego no Amazonas

No Amazonas, a taxa de desemprego chegou a 15,6% no segundo trimestre de 2021. O Estado tem a 10ª maior taxa de desocupação do país, onde o desemprego atinge 14,4 milhões de pessoas. Número de empregados por conta própria aumentou, mas o rendimento médio do trabalhador diminuiu em relação ao ano passado.

Acompanhe mais sobre o tema clicando aqui.

Projeto similiar é executado por prefeitura no interior do Ceará

Recentemente, uma cidade de 400 mil habitantes no interior do Ceará passou a ofertar ônibus de graça para a locomoção do público.

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, avaliou que a medida impacta diretamente na vida dos trabalhadores e estudantes, que utilizam diariamente o transporte público.

Ainda segundo a prefeitura do município, a oferta gratuita de viagens em ônibus no município diminui em média 40% do fluxo de veículos no município. Além disso, possibilitará às famílias mais carentes uma diminuição de gastos de 15% a 36% na renda mensal.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson Lima se reúne com agricultores no Ramal do Brasileirinho

Governador conversou com cerca de 1 mil agricultores do ramal do Brasileirinho, na zona rural de Manaus, onde ouviu demandas do setor primário do Estado.

7 de agosto de 2022

Multidão invade ruas de Maués em apoio à comitiva do PSD e aliados

A comitiva percorreu ruas do município e foi seguida por uma multidão de apoiadores que prestigiaram o lançamento da candidatura de Sidney Leite à reeleição na Câmara.

7 de agosto de 2022

Bolsonaro paga R$ 89 milhões em campanhas que elogiam sua gestão

Três campanhas institucionais são as mais caras pagas pelo Governo Bolsonaro. 60% do valor gasto até o momento é com ênfase nas redes sociais.

7 de agosto de 2022

Campanha de Lula quer Petrobras fora de privatização e ações da Eletrobras

Proposta da campanha de Lula inclui ainda a fusão da Petrobras com a Eletrobras criando uma estatal da energia. Assessores veem erros nas privatizações de Bolsonaro.

7 de agosto de 2022

Ambev pode sair do Amazonas e causar desemprego, alerta senador

Omar Aziz alertou que decretos de redução do IPI de concentrados ameaçam empregos em Maués, pois a Ambev, que compra guaraná do município; pode sair do Amazonas.

7 de agosto de 2022

Michelle Bolsonaro diz em culto que Planalto já foi ‘consagrado a demônios’

Michelle Bolsonaro reforça aspecto evangélico da campanha de Bolsonaro e tenta diminuir rejeição do presidente junto ao eleitorado das mulheres.

7 de agosto de 2022

1º debate com candidatos ao Governo do AM acontece neste domingo

Band Amazonas mantém tradição com debate e com o formato, anunciando o fim do botão de tempo que era administrado pelos próprios candidatos.

7 de agosto de 2022

Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos a votar voluntariamente

A Constituição Federal estabelece o voto facultativo, ou seja, opcional, para os jovens de 16 e 17 anos de idade; pessoas com 70 anos ou mais e também para analfabetos.

7 de agosto de 2022