fbpx

sábado, 16 de outubro de 2021

Proposta na CMM prevê gratuidade no transporte público de Manaus

O autor da proposta alega que muitos desempregados não têm dinheiro para buscar emprego, principalmente os que foram demitidos recentemente durante a pandemia de Covid-19.

28 de setembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Karla Vieira/SEMCOM)

Você lembra a última vez que utilizou o transporte público de forma gratuita em Manaus? A data mais recente em que o benefício foi concedido à população da capital amazonense ocorreu durante as Eleições municipais em novembro do ano passado. No entanto, um vereador de Manaus quer que isso se torne recorrente, mesmo que o privilégio não comtemple toda população.

Um Projeto de Lei (PL) protocolado na última segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), propõe a criação do Vale Transporte do Trabalhador Desempregado (VTTD).

O objetivo seria beneficiar o trabalhador demitido sem justa causa, e que tenha trabalhado no último emprego por um período mínimo de seis meses contínuos.

O autor do projeto, vereador Diego Afonso (PSL), defende que o PL minimizaria os danos causados aos trabalhadores que perderam o emprego em função da pandemia da Covid-19.

Ainda conforme o vereador, o benefício incentiva o cidadão a buscar novo trabalho sem ter de se preocupar com os custos de sua locomoção.

A proposta foi encaminhada para deliberação em plenário. Abaixo você confere o documento em formato PDF e disponível para download.

Desemprego no Amazonas

No Amazonas, a taxa de desemprego chegou a 15,6% no segundo trimestre de 2021. O Estado tem a 10ª maior taxa de desocupação do país, onde o desemprego atinge 14,4 milhões de pessoas. Número de empregados por conta própria aumentou, mas o rendimento médio do trabalhador diminuiu em relação ao ano passado.

Acompanhe mais sobre o tema clicando aqui.

Projeto similiar é executado por prefeitura no interior do Ceará

Recentemente, uma cidade de 400 mil habitantes no interior do Ceará passou a ofertar ônibus de graça para a locomoção do público.

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, avaliou que a medida impacta diretamente na vida dos trabalhadores e estudantes, que utilizam diariamente o transporte público.

Ainda segundo a prefeitura do município, a oferta gratuita de viagens em ônibus no município diminui em média 40% do fluxo de veículos no município. Além disso, possibilitará às famílias mais carentes uma diminuição de gastos de 15% a 36% na renda mensal.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Mais ricos e populosos querem recurso maior das emendas de bancada

Deputados de Estados ricos e populosos querem que a divisão dos R$ 5,7 bilhões do Orçamento destinados as emendas de bancada seja feita com base na população.

16 de outubro de 2021

Luta antiga e futuro incerto: corte no orçamento afeta diretamente a Amazônia

Pesquisadores acreditam que o corte de verbas para C&T acabará sendo direcionado para o agronegócio, que, segundo eles, vem sendo a causa do desmatamento na Amazônia.

15 de outubro de 2021

Jornalistas Alexandre Garcia e Rodrigo Constantino serão citados na CPI

Os dois produziam discurso antivacina em veículos de comunicação e defenderam as teses negacionistas de Jair Bolsonaro durante a crise sanitária.

15 de outubro de 2021

Dia dos Professores: deputados pouco ajudaram educação do Amazonas

Em pleno Dia dos Professores, categoria questiona a falta de diálogo com o poder público e falta de auxílio da Comissão de Educação da Aleam nas demandas dos educadores.

15 de outubro de 2021

Governo destaca ações de 2021 pela valorização dos servidores da Educação

Entre as medidas está o envio de um projeto de lei que visa pagar 14º e 15º salários aos servidores da área. A pauta ainda não tem data para ser votada na Aleam.

15 de outubro de 2021

CPI da Covid: senadores ouvem último depoente na segunda-feira

A CPI ouviria um número maior de convocados, mas nem todos seriam necessariamente ouvidos já que o presidente da CPI, Omar Aziz, decidiu realizar apenas mais uma oitiva.

15 de outubro de 2021

ICMS sobre combustíveis: Rodrigo Pacheco quer ouvir governadores

A Câmara já aprovou o projeto de lei que torna o ICMS invariável frente a variações do preço do combustível. O projeto ainda precisa ser votado pelos senadores.

15 de outubro de 2021

Ministério Público pede anulação de licença do ‘Linhão de Tucuruí’

Ministério Público viu irregularidades no processo de licenciamento ambiental para liberação da obra do 'Linhão' por falta de consulta prévia ao povo Waimiri Atroari.

15 de outubro de 2021