fbpx

quarta, 08 de dezembro de 2021

Projeto que cria Regime de Previdência Complementar chega à CMM

A adesão ao RPC é facultativa e desvinculada da previdência pública (RGPS e RPPS). O projeto será apreciado pelos vereadores nesta terça-feira (6).

5 de julho de 2021

Compartilhe

Sede da Manaus Previdência (Foto: Robervaldo Rocha/CMM)

A Câmara Municipal de Manaus apreciará, a partir desta terça-feira (6), um projeto que cria Regime de Previdência Complementar (RPC) aos servidores da Prefeitura de Manaus.

O RPC tem por finalidade proporcionar ao trabalhador uma proteção de posentadoria adicional àquela oferecida pelo Regime Geral de Previdência Social – RGPS ou pelo Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, para os quais as contribuições dos trabalhadores são obrigatórias.

A informação foi divulgada pelo líder do prefeito na CMM, vereador Marcelo Serafim (PSB), no fim da sessão desta segunda-feira (5). Em maio deste ano, a Prefeitura criou uma comissão, capitaneada pela Manaus Previdência, para fazer estudos e elaborar a minuta a ser submetida à votação do Legislativo.

A adesão ao RPC é facultativa e desvinculada da aposentadoria pública (RGPS e RPPS), conforme previsto no art. 202 da Constituição Federal. Nesse contexto, o RPC possui regras específicas estabelecidas pelas Leis Complementares nºs. 108 e 109 de 29/05/2001. 

A reportagem tentou contato com o deputado Marcelo Serafim, para dar mais destaque ao projeto e esclarecer eventuais dúvidas do leitor sobre pagamento de contribuição e arrecadação. No entanto, as ligações telefônicas não foram atendidas.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Câmara aprova convite a general Heleno para explicar garimpo na Amazônia

O convite ao general Heleno vem depois que jornal revelou que ele liberou garimpo em terras indígenas ainda intocadas no interior na região de São Gabriel da Cachoeira.

8 de dezembro de 2021

Pesquisa coloca Lula na primeira colocação no primeiro turno

De acordo com a pesquisa da Genial/Quaest, o ex-presidente Lula tem 46% das intenções de votos, bem próximo de ganhar a eleição já no primeiro turno.

8 de dezembro de 2021

MDB lança Simone Tebet para concorrer à Presidência da República

Senadora pelo Mato Grosso, Simone Tebet fez um discurso criticando o governo de Jair Bolsonaro e enfatizando a necessidade de atenção aos mais vulneráveis do País.

8 de dezembro de 2021

Anulação da licença do Linhão Manaus-Boa Vista é pedida à Justiça

Falta de acordo para o pagamento de compensações aos Waimiris-Atroaris é apontado pelo Ministério Público Federal como grave violação das regras ambientais.

8 de dezembro de 2021

Telefonia na região Norte é tema de audiência na Câmara Federal

Autor do pedido de audiência, o deputado Pablo Oliva diz que precariedade do serviço de telefonia na região deixa as populações em situação de vulnerabilidade social.

8 de dezembro de 2021

Bolsonaro edita MP que cria benefício extraordinário para os pobres

Medida Provisória formaliza o pagamento do Auxílio Brasil já neste mês de dezembro e abre a possibilidade de prorrogação do programa até dezembro do próximo ano.

8 de dezembro de 2021

PEC dos Precatórios será promulgada de forma fatiada nesta quarta

Proposta de Emenda Constitucional dos Precatórios vai possibilitar que o governo de Jair Bolsonaro possa viabilizar o programa Auxílio Brasil, que substituirá o Bolsa Família

8 de dezembro de 2021

Wilson Lima entrega R$ 200 mil a associações do setor social de Carauari

Ação ocorreu durante início da distribuição do Auxílio Estadual permanente, no Ceti Professor Pedro Alves da Silva. Mais de 900 pessoas devem ser beneficiadas com o repasse.

7 de dezembro de 2021