fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Prefeito ‘engorda’ Avante e prepara super chapa para disputar eleição

Sabá Reis completa a roda de poder que David Almeida está construindo ao ser, até agora, o candidato preferido do prefeito para compor a chapa de reeleição de Wilson Lima.

13 de dezembro de 2021

Compartilhe

Sabá (ao fundo) está com o poderio do PL com a saída de Marcelo Ramos (Foto: Reprodução)

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), articula a formação de uma chapa para disputar a eleição do próximo ano que, se obtiver sucesso, lhe deixará muito bem na foto para tentar o Governo do Estado em 2026.

A última tacada do prefeito aconteceu neste fim de semana quando convidou o deputado estadual Saulo Vianna (PTB) para ingressar no Avante.

De saída do PTB, Saulo Vianna é apontado com um dos mais fortes candidatos a uma das oito vagas de deputado federal do Amazonas. Ele tem uma atuação muito forte na região do Baixo Amazonas e tem avançado em áreas antes dominadas pelo deputado federal Átila Lins (PP), na região do Médio e Alto Solimões.

Com Saulo Vianna, David Almeida passa a ter quatro fortes candidatos a deputado federal na eleição do próximo ano.

Estão no entorno de David o vereador Marcelo Serafim (PSB), líder dele na Câmara Municipal de Manaus (CMM); o secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, que está com um pé no futuro União Brasil; e o ex-prefeito Alfredo Nascimento (PL), que achegou-se a David por meio do PL, do secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis. Marcelo, Pauderney e Alfredo já foram deputados federais.

Por fim, David Almeida fechou o ingresso do ex-deputado estadual Marco Antônio Chico Preto no Avante. Chico é declaradamente candidato ao Senado Federal e deixou o Democracia Cristã (DC) logo após ter disputado a prefeitura de Manaus no ano passado.

Sabá é a ‘bola da vez’

Sabá Reis completa a roda de poder que David Almeida está construindo ao ser, até o momento, o candidato preferido do prefeito para compor a chapa de reeleição de Wilson Lima na condição de vice.

Esta posição foi reforçada pelo alinhamento que David e Wilson mostraram nos últimos meses com o presidente Jair Bolsonaro, o mais novo integrante do PL.

O mesmo PL confirmou, também neste fim de semana, que Sabá Reis herdará todos os cargos diretivos que estavam com o vice-presidente da Câmara Federal, o deputado Marcelo Ramos: vice do Diretório Estadual e presidente do Diretório Municipal de Manaus.

“Nestes cargos ele ganha estatura para disputar o que quiser na eleição de 2022”, anunciou Alfredo Nascimento, presidente do Diretório Estadual do PL.

David ganhando musculatura para 2026

Para o cientista político Moacir Santos, David fechou um leque de alianças muito interessante e espalhou a influência dele por diversos partidos, o que o coloca numa posição estratégica para disputar o Governo do Estado em 2026 seja quem for o vencedor da eleição do próximo ano.

“É uma estratégia muito boa construir alianças dessa forma porque sempre haverá alguém para compor chapa e obter apoios”, disse o cientista.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Prefeito de Manaus, David Almeida, testa positivo para Covid-19

Esta é a segunda vez que David Almeida (Avante) foi diagnosticado com Covid-19. A primeira foi em setembro de 2020, durante a pré-campanha para prefeito de Manaus.

22 de janeiro de 2022

Governo vai enviar doses pediátricas para estados com baixos estoques

Remessa emergencial de vacinas para crianças será enviada a estados com estoques abaixo das 40 mil doses. Segundo o Ministério da Saúde, doze estados estão nessa situação.

22 de janeiro de 2022

‘De novo’: Bolsonaro minimiza números de mortes de crianças por Covid

Bolsonaro voltou a citar remédios sem eficácia comprovada contra o coronavírus e disse que o número de mortes de crianças pela doença foram insignificantes.

22 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde prorroga contrato do Programa Mais Médicos em Manaus

O contrato seria encerrado no final deste mês, mas foi prorrogado a pedido da Prefeitura por conta do aumento dos atendimentos por Covid-19 e outras síndromes respiratórias.

22 de janeiro de 2022

Em Manaus, Queiroga defende vacinação mas critica passaporte vacinal

Marcelo Queiroga pediu esforço dos estados para aumentar os níveis de vacinação, mas criticou a adoção do passaporte vacinal ao dizer que o documento não ampliaria os números

22 de janeiro de 2022

Ciro diz que falhas do PT são responsáveis pela vitória de Bolsonaro

Na sua avaliação, os presidentes do PT não diferem de Bolsonaro em suas agendas econômicas, criticadas por não estabelecer políticas de tributação de grandes fortunas.

22 de janeiro de 2022

Enchente 2022: Governo do Estado institui Grupo de Ações Coordenadas

As 27 instituições integrantes do Grupo de Ações Coordenadas utilizarão seus recursos e infraestrutura já existentes para atuação integrada aos demais membros.

22 de janeiro de 2022

Eduardo Bolsonaro e Mário Frias atacam publicamente os irmãos Weintraub

Eduardo Bolsonaro e Mário Frias trocaram farpas nas redes sociais com os irmãos Weintraub, agora ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro e que estão de volta ao País.

22 de janeiro de 2022