fbpx

sábado, 16 de outubro de 2021

Prefeito cassado: TSE julga último recurso de ‘Adailzinho’ nesta sexta

Em março deste ano, a corte do TRE-AM rejeitou recurso de Adail Filho e manteve a cassação. Se o TSE recusar o recurso dele, novas eleições serão realizadas em novembro.

23 de setembro de 2021

Compartilhe

Adail Filho teve o registro de candidatura cassado por estar tentando uma terceira reeleição do mesmo núcleo familiar (Foto: Divulgação)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa, nesta sexta-feira (24), o recurso da defesa do prefeito afastado de Coari, Adail Filho (Progressistas), contra a decisão da Corte que confirmou a cassação da chapa dele decidida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Em março deste ano, a corte regional rejeitou recurso de Adail e manteve a cassação. Se o TSE recusar o recurso de Adail Filho, novas eleições serão convocadas para em novembro. O prazo é de 40 dias para a realização de um novo pleito.

O agravo regimental pedido pela defesa pretende derrubar uma decisão monocrática do relator do caso no TSE, que confirmou o entendimento do TRE pela cassação do registro de “Adailzinho”. O relator da matéria no TSE é o ministro Carlos Horbach, que substituiu o relator anterior que deu a primeira decisão, mas cujo mandato terminou em maio.

A presidente da Câmara Municipal de Coari, Jeany Pinheiro (PP), assumiu interinamente a chefia da Prefeitura Municipal de Coari desde o início de janeiro.

Em dezembro do ano passado, os sete desembargadores que compõem o pleno do TRE decidiram invalidar o registro de candidatura. O julgamento chegou a ser adiado por três vezes por causa de pedidos de vistas do desembargador substituto Elci Simões e do então vice-presidente do tribunal, desembargador Jorge Lins, por motivo de “foro intimo”.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Luta antiga e futuro incerto: corte no orçamento afeta diretamente a Amazônia

Pesquisadores acreditam que o corte de verbas para C&T acabará sendo direcionado para o agronegócio, que, segundo eles, vem sendo a causa do desmatamento na Amazônia.

15 de outubro de 2021

Jornalistas Alexandre Garcia e Rodrigo Constantino serão citados na CPI

Os dois produziam discurso antivacina em veículos de comunicação e defenderam as teses negacionistas de Jair Bolsonaro durante a crise sanitária.

15 de outubro de 2021

Dia dos Professores: deputados pouco ajudaram educação do Amazonas

Em pleno Dia dos Professores, categoria questiona a falta de diálogo com o poder público e falta de auxílio da Comissão de Educação da Aleam nas demandas dos educadores.

15 de outubro de 2021

Governo destaca ações de 2021 pela valorização dos servidores da Educação

Entre as medidas está o envio de um projeto de lei que visa pagar 14º e 15º salários aos servidores da área. A pauta ainda não tem data para ser votada na Aleam.

15 de outubro de 2021

CPI da Covid: senadores ouvem último depoente na segunda-feira

A CPI ouviria um número maior de convocados, mas nem todos seriam necessariamente ouvidos já que o presidente da CPI, Omar Aziz, decidiu realizar apenas mais uma oitiva.

15 de outubro de 2021

ICMS sobre combustíveis: Rodrigo Pacheco quer ouvir governadores

A Câmara já aprovou o projeto de lei que torna o ICMS invariável frente a variações do preço do combustível. O projeto ainda precisa ser votado pelos senadores.

15 de outubro de 2021

Ministério Público pede anulação de licença do ‘Linhão de Tucuruí’

Ministério Público viu irregularidades no processo de licenciamento ambiental para liberação da obra do 'Linhão' por falta de consulta prévia ao povo Waimiri Atroari.

15 de outubro de 2021

Pesquisadores veem retrocesso de 20 anos após corte de R$ 600 milhões

O RealTime1 ouviu pesquisadores que, ao longo dos anos de carreira dedicados à ciência e tecnologia, estão empenhados em projetos realizados no Amazonas.

15 de outubro de 2021