fbpx

terça, 07 de dezembro de 2021

Plínio e Omar veem dificuldades para PEC dos Precatórios passar no Senado

Do jeito que foi aprovada em primeiro turno na Câmara Federal, a PEC dos Precatórios não será aprovada pelos senadores. Essa é a avaliação de dois senadores pelo Amazonas.

5 de novembro de 2021

Compartilhe

Omar e Plínio consideram que hoje a tendência é de reprovação da PEC, mas ponderam que uma mudança de posição é possível após o texto final chegar ao Senado (Foto: Reprodução)

Os senadores Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB) disseram ao RealTime1, nesta sexta-feira (5), que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios não passará pelo crivo do Senado da forma como foi aprovada em primeiro turno pela Câmara Federal.

A PEC abre um espaço fiscal de mais de R$ 91,6 bilhões para o Governo Federal bancar o Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família

Plínio Valério disse que, na próxima terça-feira (9), a bancada do PSDB vai se reunir para fechar questão contra a aprovação da PEC, mas pondera que a inclusão do Auxílio Renda Mínima Permanente pode mudar a posição dos senadores.

“Colocaram esse ‘jabuti’ na PEC, que não tem nada a ver com o objetivo original. Vamos precisar avaliar o impacto. Mas se fosse hoje, o voto seria pela reprovação”, afirmou Plínio. Jabutis, no jargão do congresso, são emendas incluídas numa proposta que, inicialmente, trata de outro assunto.

Omar Aziz disse que é cedo para se manifestar sobre o mérito da proposta, mas avalia que “do jeito que está, não vai passar”.

O senador, contudo, considera prudente esperar para ver o projeto inteiro que vai sair da Câmara, que ainda vota a PEC em segundo turno na próxima semana.

O senador Eduardo Braga (MDB) estava em trânsito e não respondeu aos questionamentos do RealTime1.

Avaliação de Pacheco

Nesta sexta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), disse que a expectativa entre os senadores é que a PEC dos Precatórios (PEC 23/2021) seja examinada com “senso de urgência”.

Pacheco disse que o Senado tem o compromisso, tanto com o rigor fiscal, quanto com a responsabilidade social, para amparar a parcela mais carente da população. Ele afirmou ainda que não está excluída a possibilidade de a proposta ser examinada, de forma preliminar, na Comissão de Constituição de Justiça.

Segundo Pacheco, essa decisão será tomada em comum acordo com os líderes partidários.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Omar critica liberação de garimpo em áreas indígenas no Amazonas

Decisão de liberar projetos de mineração em São Gabriel da Cachoeira foi tomada pelo chefe do GSI, Augusto Heleno, e alvo de críticas do senador Omar Aziz.

6 de dezembro de 2021

Cadastro Nacional vai reunir informações de pessoas condenadas por pedofilia

Os dados serão levantados pelo Conselho Nacional de Justiça. Entre os crimes estão estupro de vulnerável; corrupção de menores; exploração sexual de criança ou adolescentes.

6 de dezembro de 2021

Após tramitação relâmpago, vereadores aprovam Secretaria de Segurança

A criação de 68 cargos para o funcionamento da Segurança Pública gerou críticas dos vereadores Amom Mandel e Rodrigo Guedes. Governistas defenderam a criação dos cargos.

6 de dezembro de 2021

Vitória de Keitton em Coari aumenta poder de fogo dos Pinheiros em 2022

Eleição de Keitton Pinheiro ajuda a 'turbinar' as candidaturas de Adail Pinheiro Filho para deputado federal e de Mayara Pinheiro para permanência da sua vaga na Assembleia.

6 de dezembro de 2021

Absorventes e fundão eleitoral: Congresso analisa vetos de Bolsonaro

Congresso Nacional analisa, nesta terça-feira (7), os vetos do presidente ao fundão eleitoral de R$ 5 bilhões e a distribuição de absorventes para estudantes de baixa renda.

6 de dezembro de 2021

Em novo pacote de projetos de lei, Governo garante pagamento de datas-bases

A reestruturação da Lei 3.510 era esperada há décadas. Com ela, é possível a atualização salarial de vencimento e gratificações. A correção era esperada por 1987 servidores.

6 de dezembro de 2021

Bolsonaro quer Governo Federal decidindo sobre passaporte da vacina

Uma MP assinada por Bolsonaro teria o poder de alterar imediatamente essa lei, interferindo na autonomia de Estados e municípios, mas poderia ser rejeitada pelo Congresso.

6 de dezembro de 2021

General Heleno autoriza avanço de garimpo em áreas preservadas da Amazônia

Ministro Augusto Heleno do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) permitiu sete projetos de pesquisa de ouro em região na fronteira, ato inédito nos últimos dez anos.

6 de dezembro de 2021