Antigo aliado de Jair Bolsonaro, o apresentador rompeu relações ainda em maio de 2020 quando discutia-se a interferência do presidente nas ações da Polícia Federal.
Datena venceria o presidente com 1% de diferença, indica pesquisa (Foto: Reprodução)
A nova pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (2), apresentou quatro possíveis cenários para o segundo turno das eleições de 2022. Em todos eles, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o rejeitado do eleitorado o que resultaria na sua derrota para todos os pretensos quatro candidatos, inclusive para o ex-aliado, o apresentador José Datena (PSL).
A pesquisa, realizada nos dias 30 de agosto e 1º de setembro, indica que o atual presidente precisa reconquistar o eleitorado brasileiro. Em nenhum dos cenários ele ultrapassa o índice de 40%.
Contra o ex-presidente Lula (PT), Bolsonaro perderia por uma diferença de 25 pontos percentuais. Lula aparece na pesquisa com 55% de intenção de votos contra 30% do presidente.
Os demais cenários são:
Bolsonaro 32% x 39% João Doria (PSDB);
Bolsonaro 37% x 41% Ciro Gomes (PDT);
Bolsonaro 32% x 33% Datena.
Na pesquisa estimulada, foram apresentados os seguintes nomes para os eleitores: além de Bolsonaro, Lula, Ciro Doria, Datena, foram sugeridos Sérgio Moro, João Amoêdo (Novo) Flávio Dino (PSB), Rodrigo Pacheco (DEM) e Luis Mandetta (DEM).
Nela, Lula aparece em primeiro lugar, com 37% das intenções de voto. Ele é seguido por Bolsonaro (28%), Ciro (8%), Mandetta (5%), Doria (4%), Pacheco (4%) e Datena (3%). Bracos e nulos somaram 8%, enquanto os que não souberam escolher nenhuma das opções foram 3%.
O PoderData ouviu, por meio de ligações telefônicas, 2.500 eleitores em 472 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Texto: Rosianne Couto
Leia Mais: