fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Pesquisa indica que Bolsonaro não se reelege em 2022; ‘Mito’ perde até para Datena

Antigo aliado de Jair Bolsonaro, o apresentador rompeu relações ainda em maio de 2020 quando discutia-se a interferência do presidente nas ações da Polícia Federal.

2 de setembro de 2021

Compartilhe

Datena venceria o presidente com 1% de diferença, indica pesquisa (Foto: Reprodução)

A nova pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (2), apresentou quatro possíveis cenários para o segundo turno das eleições de 2022. Em todos eles, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o rejeitado do eleitorado o que resultaria na sua derrota para todos os pretensos quatro candidatos, inclusive para o ex-aliado, o apresentador José Datena (PSL).

A pesquisa, realizada nos dias 30 de agosto e 1º de setembro, indica que o atual presidente precisa reconquistar o eleitorado brasileiro. Em nenhum dos cenários ele ultrapassa o índice de 40%.

Contra o ex-presidente Lula (PT), Bolsonaro perderia por uma diferença de 25 pontos percentuais. Lula aparece na pesquisa com 55% de intenção de votos contra 30% do presidente.

Os demais cenários são:

Bolsonaro 32% x 39% João Doria (PSDB);
Bolsonaro 37% x 41% Ciro Gomes (PDT);
Bolsonaro 32% x 33% Datena.

Na pesquisa estimulada, foram apresentados os seguintes nomes para os eleitores: além de Bolsonaro, Lula, Ciro Doria, Datena, foram sugeridos Sérgio Moro, João Amoêdo (Novo) Flávio Dino (PSB), Rodrigo Pacheco (DEM) e Luis Mandetta (DEM).

Nela, Lula aparece em primeiro lugar, com 37% das intenções de voto. Ele é seguido por Bolsonaro (28%), Ciro (8%), Mandetta (5%), Doria (4%), Pacheco (4%) e Datena (3%). Bracos e nulos somaram 8%, enquanto os que não souberam escolher nenhuma das opções foram 3%.

O PoderData ouviu, por meio de ligações telefônicas, 2.500 eleitores em 472 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

‘Não desisti, mas está muito difícil’, diz Plínio sobre candidatura ao Governo

O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou que nos próximos dias deve tomar a decisão final se premanece como pré-candidato ao Governo do Amazonas até as convenções partidárias.

26 de maio de 2022

TSE aprova federação entre PSDB e Cidadania; partidos ficam juntos por 4 anos

Criado para salvar partidos pequenos, a federação pode facilitar a eleição de quadros a cargos proporcionais, como é o caso dos deputados federais.

26 de maio de 2022

Plínio questiona programa de demissões do Banco da Amazônia

De acordo com o senador, a situação desses profissionais tende a se agravar ainda mais diante da crise social e econômica que o País atravessa, provocada pela pandemia.

26 de maio de 2022

Câmara pode votar sobre venda direta de etanol aos postos de combustíveis

A Medida Provisória 1100/22 faz ajustes na tributação da comercialização de etanol para viabilizar a venda direta do combustível dos produtores ao varejo.

26 de maio de 2022

PL aciona Lula e o PT no TSE por campanha eleitoral antecipada

O PL questiona atos pró-Lula em eventos da CUT e do PSol onde teria havido infração eleitoral, já que a pré-campanha veda pedido explicito de votos e ataque a adversários.

26 de maio de 2022

Tribunal dos Povos encerra julgamento de Bolsonaro e sentença sai em julho

Tribunal internacional julga Bolsonaro por crimes contra a humanidade por meio dos atos do governo em relação à pandemia e os efeitos dela sobre os povos indígenas do País.

26 de maio de 2022

Ministério Público do AM investiga compra de combustíveis em Humaitá

MPAM iniciou apuração de irregularidades na compra de combustíveis e derivados pela Prefeitura de Humaitá após denúncia formalizada por cidadão do município.

26 de maio de 2022

Saiba quem é Simone Tebet, aposta para terceira via nas eleições presidenciais

Senadora escolhida pelo MDB para ser a candidata da terceira via na corrida à Presidência da República, Simone Tebet têm experiência no parlamento e no executivo.

26 de maio de 2022