fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Partidos atuam na Câmara Federal para barrar voto impresso

O relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça é favorável para uma segunda forma de auditoria de votos nas próximas eleições, ideia defendida por bolsonaristas.

5 de julho de 2021

Compartilhe

O texto é de autoria da presidente da CCJ, Bia Kics (Foto: divulgação/Agência Câmara)

Composta em sua maioria pela base governista, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal deve votar nesta segunda-feira (5) o parecer do deputado Filipe Barros (PSL-PR) sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 135/2019, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), para implantação do voto impresso.

A reunião da CCJ acontece após um pedido de vistas e deve iniciar a partir das 15h. Onze partidos já se manifestaram contra a proposta e devem, inclusive, substituir seus representantes na comissão para evitar a aprovação da medida, defendida principalmente pelos bolsonaristas. A PEC é de autoria da própria presidente da comissão.

Pela proposta, a guia impressa seria uma segunda via de auditoria, independente do software da urna eletrônica, na qual as cédulas caem no repositório sem qualquer contato com o eleitor.

“Não se pretende a substituição das urnas eletrônicas e o retorno à votação em cédulas de papel como ocorria no passado”, disse o relator do texto, que já emitiu parecer favorável.

Com informações do Congresso em Foco

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Bancada gastou R$ 5,2 milhões com verba de gabinete em Brasília

Verba é destinada para a contratação de funcionários diretamente por cada um dos deputados do Amazonas em Brasília ou em escritórios montados no Estado.

24 de julho de 2021

Aleam concede 28 autorizações de viagens no recesso parlamentar

Após o início do recesso parlamentar a Aleam autorizou o pagamento de viagens e diárias para servidores da Casa. Destinos no Sul e Sudeste e Tabatinga foram os preferidos.

23 de julho de 2021

Luis Miranda chora após fim da parceria entre Precisa e Bharat Biotech

Chorando, o deputado Luis Miranda questionou ser chacota dos colegas e estar no conselho de Ética após depoimento à CPI da Covid-19.

23 de julho de 2021

David prorroga ‘Auxílio Manauara’ e amplia para outras 410 famílias

A prorrogação do auxílio será por mais três meses e foi anunciada nesta sexta-feira (23) pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Benefício vai comtemplar mais 410 famílias.

23 de julho de 2021

Bi Garcia confirma propostas para ser candidato a vice-governador

Embora esteja focado na administração municipal, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, disse que tem avaliado propostas para compor uma chapa como vice-governador nas eleições.

23 de julho de 2021

Deputado quer auxílio para catadores no valor de R$ 275, no AM

Estudo apresentado pelo parlamentar estima que catadores são responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado hoje no país e que a categoria trabalha em meio ao risco.

23 de julho de 2021

Lideranças do DEM e do PP no Amazonas divergem sobre ‘superpartido’

Enquanto Pauderney Avelino (DEM) nega a fusão entre os partidos, Belarmino Lins (PP) não descarta a possibilidade de criação do 'superpartido'.

23 de julho de 2021

Auxílios e soluções tributárias foram destaque na Aleam durante a pandemia

Apesar da baixa quantidade de projetos propostos diretamente pelos parlamentares sobre ajuda financeira, a maioria recebeu celeridade na aprovação na Assembleia Legislativa.

23 de julho de 2021