quinta-feira, 25 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Orçamento para 2022 não inclui dados sobre impactos da pandemia

O plano não apresenta cálculos sobre como a pandemia pode influenciar as contas públicas. No Brasil, a pandemia deve se estender até 2023, conforme previsão do Butantan.
COMPARTILHE
Orçamento para 2022
Presidente Jair Bolsonaro participa da cerimonia Aguas Brasielrias, em homengem ao dia internacional das águas, noi Palácio do Planalto. Sérgio Lima/Poder360 22.03.2021

As diretrizes, metas e prioridades do governo Jair Bolsonaro para o Orçamento de 2022 não incluem os possíveis impactos da Covid-19 na economia brasileira. O plano não apresenta cálculos sobre como a pandemia pode influenciar as contas públicas.

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) foi enviado ao Congresso em 15 de abril. A peça é o primeiro passo para a formulação do Orçamento de 2022. O texto ainda será editado pelo próprio governo, que tem até agosto para fazer mudanças.

Técnicos das comissões de Orçamento do Congresso lançaram uma nota sobre o projeto e afirmaram que é preciso considerar os possíveis impactos da Covid-19. “Diferentemente do PLDO 2021, o PLDO 2022 não aborda, de forma separada, os riscos que podem afetar receitas, despesas e dívida pública em função dos efeitos da Covid-19″.

Os técnicos afirmam ainda que o governo tem expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este e para o próximo ano, mas que o cenário é de incerteza. “A pandemia continua se alastrando em 2021, aumentando as incertezas sobre o cenário das finanças públicas em 2022“, diz a nota.

Um estudo da Universidade Harvard mostra que medidas restritivas de distanciamento social podem ser necessárias até 2022. Essa seria a forma de evitar novas ondas de infecções e mortes por Covid-19.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

No Brasil, a pandemia deve se estender até 2023. A previsão foi feita pelo diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palácios.

Essa não é a primeira peça orçamentária contestada por não levar em conta a pandemia de Covid-19. Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), divulgado em 20 de abril pelo portal UOL, mostra que o governo federal não reservou dinheiro para o enfrentamento da pandemia em 2021.

Com informações do Poder 360

Leia mais:

COMPARTILHE