Em entrevista à uma rádio local, Omar afirmou que parlamentares que agem dessa forma deixam claro o mau-caratismo, a irresponsabilidade e a falta de conhecimento.
Omar criticou as notícias falsas envolvendo a Zona Franca de Manaus disparada pelos congressistas (Foto: Reprodução)
O senador Omar Aziz (PSD) criticou a postura de políticos que atacam a Zona Franca de Manaus (ZFM) sem ter conhecimento da importância do modelo, direcionando as críticas aos deputados federais Carla Zambelli (PL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.
Para o senador, políticos assim agem com irresponsabilidade e mau-caratismo. As declarações foram dadas durante entrevista à Rádio Tiradentes, na manhã desta segunda-feira (9).
Omar afirmou que por conta da grande quantidade de fake news que é espalhada, os ministros poderiam ser ”contaminados” com informações erradas e que, para combater isso, a bancada amazonense irá explicar para todos os ministros do STF qual a importância da Zona Franca para o Amazonas, enfatizando que o país não será prejudicado. O senador exemplificou o caso relembrando uma postagem do deputado paulista Eduardo Bolsonaro, feita na última sexta-feira (6).
”O Eduardo Bolsonaro postou ”depois que a carne subiu, não vai culpar o presidente”. O que tem a ver eletroeletrônicos, bens de informática, polo de duas rodas com o preço da carne, do arroz e do feijão? Ele, que já veio aqui, deveria saber que nós somos proibidos de ter agronegócios”, disparou.
OMAR AZIZ
Enquanto a deputada Carla Zambelli afirmou em seu Twitter que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, suspendendo parcialmente o decreto sobre o IPI, afetaria a geração de empregos e desenvolvimento da indústria: ”Quem paga a conta? o povo brasileiro. ou seja você”, escreveu.
O líder da bancada amazonense no Congresso disparou que políticos já estão acostumados a usar o mau-caratismo, a falta de conhecimento e a irresponsabilidade para colocar o Estado contra o restante do país.
”[…] São parlamentares que chegaram até o Congresso Nacional e que deveriam se aprofundar no conhecimento e não espalhar fake news, jogando o Amazonas e a Zona Franca contra o Brasil. A irresponsabilidade dessas pessoas, o mau-caratismo e falta de conhecimento aqui no Brasil se tornou rotina”.
Aziz disse ainda, que independente do estado pelo qual atuem, os parlamentares precisam conhecer os princípios constitucionais.
”Quem está lá no Congresso tem obrigação de saber o que a Constituição fala. Uma deputada e um filho do presidente mentem, são mentirosos. E nós só fomos ao Supremo porque o presidente da República recebeu o governador e se comprometeu com o Amazonas em resolver esse assunto e não resolveu, mentiu”, completou Omar.
Texto: João Luiz Onety
Leia Mais: