O senador pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD), e presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, no Senado Federal, que investiga as ações e omissões do governo Bolsonaro no enfrentamento da Covid-19 disse, em entrevista à TV RealTime1 nesta segunda-feira (25), que vota a favor do relatório do senador Renan Calheiros (MDB/AL), independente de qual seja o conteúdo final.
Nesta terça (26), os senadores se reúnem para votar o relatório final, que será apresentado e lido pelo relator da CPI da Covid-19, Renan Calheiros.
Questionado sobre a possível inclusão do nome do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), no relatório final da CPI, Omar diz que este novo fato não mudará o seu voto favorável.
Reunião antes da votação
Antes disso, Omar Aziz diz que chega a Brasília ainda na noite de hoje, onde reúne, por volta das 21h, com outros senadores em seu apartamento funcional.
No local, os parlamentares vão alinhar os últimos ajustes do relatório e ouvir algumas considerações, que serão apresentadas pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP).
Conforme Omar, as considerações de Ranfolfe não têm muita divergência e são mais para conhecimento de cada um dos parlamentares.
Sobre o relatório de Renan, Omar está confiante na aprovação.
“O relatório do Renan será aprovado conforme vier. Nós temos maioria para aprovar e os votos separados serão lidos. Caso eles [senadores de oposição ao relatório] peçam para votar, eu posso pedir uma inversão de pauta e votar. Mas, caso eles queiram votar, serão derrotados pela comissão”, garante Omar Aziz.
Muitas pessoas serão indiciadas por crimes durante a pandemia
O senador pelo Amazonas está confiante de que, com o relatório final da CPI da Covid-19, muitas pessoas sejam indiciadas por crimes como o de omissão, fake news, prevaricação e outros.
“Esses indiciamentos não são para julgar ninguém. Serão enviados e analisados pelos ministérios público Estadual e Federal, órgão competentes, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e, com certeza, também pelo Tribunal Internacional, como é o caso de Bolsonaro que tá sendo apontado como autor de crime contra a humanidade”, explicou o presidente da CPI.
Assista à entrevista completa no link abaixo:
Texto: Isac Sharlon
Leia Mais: