fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Estrelas da CPI, Omar e Renan Calheiros prestigiam congresso do PCdoB

Encontro do PCdoB, que é realizado a cada quatro anos, definiu estratégias para a eleição e recebeu o "carinho" de dois ex-filiados ilustres que hoje estão no Senado Federal.

18 de outubro de 2021

Compartilhe

Omar Aziz e Renan Calheiros tiveram trajetórias políticas idênticas dentro do movimento estudantil liderado pelo PCdoB (Foto: Divulgação)

O 15º Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), neste último final de semana, marcou de maneira simbólica o retorno de dois ex-filiados que, hoje, são estrelas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19: o presidente, senador Omar Aziz (PSD), e o relator, senador Renan Calheiros (MDB/AL).

Realizado em São Paulo, o Congresso foi batizado de Haroldo Lima e definiu que o partido terá nas eleições do ano que vem um leque plural de alianças e, novamente, a presidência de uma mulher, a deputada Luciana Santos, reconduzida ao cargo.

Omar foi uma das lideranças do PCdoB egressa do movimento estudantil na virada dos anos 70 para a década de 80. Ele ficou no partido entre 78 e 1986, quando disputou seu primeiro cargo público sob as asas do ex-governador Amazonino Mendes.

Em vídeo encaminhado a direção do Congresso, Omar destacou que a realização do encontro era vital nesse momento que o país vive em função de tantas perdas sociais e na própria democracia.

“A luta centenária do PCdoB não pode ser esquecida. Seus dirigentes e militantes são um diferencial, como foi lá atrás, pela redemocratização, pelas Diretas. O Brasil é um país muito grande e o PCdoB é um partido grande, tem história”, disse Omar, lembrando que declarou seu voto pela federação “para que o partido continue tendo, no Congresso, representantes que ouvem as pessoas mais necessitadas desse país”.

Renan Calheiros teve trajetória semelhante a de Omar, tendo começado no partido ainda no movimento estudantil da Faculdade de Direito de Alagoas. Também em vídeo o relator da CPI destacou que o PCdoB tem quase cem anos “de lutas históricas, de dedicação ao Brasil e ao povo, de defesa da democracia e da soberania”.

Calheiros lembrou ainda que na Constituinte, “nossos votos [dos comunistas] aprovaram, entre muitos avanços, o artigo 196 da Constituição, que estabelece a saúde como direito de todos e dever do Estado e assim nasceu o SUS, o mais avançado e generoso sistema de saúde pública do mundo”, justificando a relevância da sigla para a democracia brasileira.

Além dos líderes da CPI, enviaram mensagens o ex-presidente Lula, o ex-ministro Ciro Gomes e o ativista paulista Guilherme Boulos, do PSOL.

A ex-senadora e ex-deputada federal Vanessa Grazziottin foi uma das estrelas do Congresso, tendo participado presencialmente da mesa dirigente dos trabalhos formada só por mulheres, que ocorreram de forma híbrida. Vanessa deve ser candidata a deputada federal no próximo ano.

Texto: Gerson Severo Dantas, com informações da Ascom/PCdoB

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova PEC dos Precatórios

A PEC, que já passou pela Câmara dos Deputados, libera espaço fiscal em 2022 para o pagamento do programa social Auxílio Brasil.

1 de dezembro de 2021

Prazo para apresentação de emendas impositivas à LOA encerra hoje

O Governo estima o orçamento para o próximo ano fiscal em pouco mais de R$ 24 bilhões. Os deputados podem dispor de 1,2% da receita corrente líquida para emendas individuais.

1 de dezembro de 2021

Comissão de Educação ignora pedidos do Sinteam e frustra educadores

Sindicato que representa a categoria dos profissionais da Educação diz que a comissão não deu retorno de ofícios protocolados ao longo do ano; reajuste é uma das pautas.

1 de dezembro de 2021

STF mantém foro de Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas

A investigação que atinge o senador foi desidratada por decisões do STJ, que anulou a maior parte das provas colhidas em primeiro grau por considerar o juízo incompetente.

1 de dezembro de 2021

Deputados debatem prática de empinar moto como atividade desportiva

Deputada diz que o 'grau de moto' têm sido muitas vezes reprimido por agentes da polícia e por isso quer transformar a 'acrobacia' em esporte.

1 de dezembro de 2021

Destacando presença de deputados, Bolsonaro oficializa entrada no PL

Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro destacou que a cerimônia foi uma simples filiação ao partido e que não estava “lançando ninguém a cargo nenhum”.

30 de novembro de 2021

Plínio e Marcelo defendem emendas do relator e transparência na aplicação

Senador Plínio Valério e o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, defenderam o instrumento que possibilita liberação de recursos para o Estado e os municípios.

30 de novembro de 2021

Ministério Público do Amazonas vai investigar garimpagem no rio Madeira

MP-AM instalou inquérito civil público na última sexta-feira (26) para investigar "possíveis irregularidades" das balsas de garimpo que se amontoaram no Rio Madeira.

30 de novembro de 2021