fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Omar anuncia que Élcio Franco será o último a depor na CPI da Covid

Ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel da reserva trabalha atualmente na Casa Civil e será reinquirido principalmente sobre compra de vacinas.

15 de setembro de 2021

Compartilhe

Élcio Franco deu informações que posteriormente foram desmentidas por documentos, informações oficiais e depoimentos de testemunhas (Foto: Agência Senado)

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD), confirmou, nesta quarta-feira (15), que o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Élcio Franco, será o último a ser ouvido em depoimento pelos senadores, com data marcadaa provavelmente para o dia 21 deste mês. Hoje, a CPI tomará o depoimento de Marconny Albernaz Farias, considerado o “lobista dos lobistas” por atuar no Governo Federal e em diversos estados defendendo os interesses da Precisa Medicamentos.

De acordo com Omar Aziz, a volta de Élcio Franco a CPI se tornou necessária porque afirmações feitas por ele no primeiro depoimento se mostraram contraditórias posteriormente, com informações, documentos e depoimentos de testemunhas. Em novo depoimento ele terá a chance de esclarecer os fatos.

“Ele falou coisas aqui que depois se mostraram falsas, principalmente em relação a compra de vacinas”, destacou o senador.

CPI hoje

Sobre Marconny Albernaz, Omar lembrou que a CPI desconhecia a figura e o trabalho de lobby que ele fazia em nome da Precisa no Ministério da Saúde e também nas secretarias estaduais. “Quem contribuiu para a CPI chegar no senhor Marconny foi o Ministério Público do Pará, ao responder pedidos de informações, que inclusive não foram feitos por nós do G7, mas pelo senador Ciro Nogueira [hoje, ministro-chefe da Casa Civil]”, completou.

Ainda sobre o “lobista”, o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede/AL) disse que causou estranhamento o fato dele agir como uma “espécie de Tinder (aplicativo de namoro)” em Brasília, promovendo “festas que reuniam políticos, empresários, boa comida, boa música e muitas mulheres”.

“Temos informações tiradas de um aplicativo de mensagens no aparelho celular dele mostrando que se ele soubesse da existência de uma mulher bonita em Manaus, imediatamente enviava uma bolsa Louis Vuitton para ela no Amazonas, trazia para Brasília e a enturmava”, revelou Randolfe, acrescentando que Marconny também atuava como uma espécie de conselheiro do filho 04 do presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson anuncia investimentos para infraestrutura de Lábrea e Nova Olinda

Convênios fazem parte do plano +Infraestrura, um pacote de novas obras com recursos de mais de R$ 1 bilhão para execução de projetos em todo Amazonas.

23 de setembro de 2021

Reforma administrativa: Alberto Neto chama discussão de palhaçada

Capitão Alberto Neto, um dos deputados que integram a Comissão Especial da Reforma Administrativa, perdeu a paciência durante o debate dos colegas parlamentares.

23 de setembro de 2021

David recorre à Justiça e Amom monta nova ação para barrar ‘puxadinho’ da CMM

Vereador anunciou que tanto ele quanto Rodrigo Guedes já estão preparando não apenas as contrarrazões, mas também novas ações na justiça com outros argumentos.

23 de setembro de 2021

Trento, Flávio Bolsonaro e ministro foram a Las Vegas tratar de jogos de azar

Revelação veio a tona nas inquirições feitas pelos senadores Humberto Costa (PT/PE) e o governista Eduardo Girão, que revelou presença do filho do presidente na viagem.

23 de setembro de 2021

TRF-6 em Minas Gerais passa na frente e ‘rouba’ servidores do AM

Enquanto Minas Gerais ficará com o TRF-6, um Tribunal exclusivo, o TRF1, do qual o Amazonas faz parte, ficará responsável por 13 estados, uma matemática totalmente desigual.

23 de setembro de 2021

Fim das coligações: grandes caciques podem ficar sem a fatia do bolo

O fim das coligações partidárias pode dificultar a entrada de muitos políticos já acostumados a serem eleitos mesmo com o número de votos inferior a outros concorrentes.

23 de setembro de 2021

Amazonino e Braga intensificam ‘paternidade’ de obras públicas no AM

Nesse mês de setembro, as equipes de Amazonino e Braga intensificaram postagem sobre obras e projetos criados na gestão dos políticos, que hoje caminham em lados opostos.

23 de setembro de 2021

Wilson libera pagamento de indenizações às famílias que residiam no Igarapé do 40

De 2019 até setembro desse ano, já foram investidos R$ 56,7 milhões para retirar famílias de áreas alagadas e reassentá-las em áreas com infraestrutura e saneamento.

23 de setembro de 2021