fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

CPI: Renan quer mudar lei do impeachment e Omar fala em prorrogação

Relator sinaliza que fim dos trabalhos devem acontecer no dia 29 deste mês, mas o presidente diz que há informações relevantes que precisam ser averiguadas.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

Omar Aziz e Renan Calheiros, que costumam jogar afinados na direção da CPI, estão em lados opostos no caso do fim dos trabalhos (Foto: Reprodução)

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que vai propor, no relatório final da comissão, mudanças na lei de impeachment. O parlamentar também anunciou, nesta terça-feira (14), que pretende entregar o parecer entre os dias 23 e 24 de setembro, com votação prevista para os dias 29 e 30 deste mês.

A mudança na legislação, no entanto, depende de aprovação no Congresso Nacional. Cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o início do processo de impedimento do chefe do Executivo Federal. Atualmente existem 137 pedidos de impeachment contra o presidente na mesa do deputado progressista.

Calheiros destacou que “a CPI tem desfecho constitucional”.

“Vamos propor alterações ao encaminhamento de CPI e à tramitação de suas análises, tanto na Procuradoria-Geral da República (PGR) quanto na Câmara dos Deputados, no que significar processo de impeachment de presidente da República. São alterações na legislação que estão sendo propostas de modo a aprimorar e dar mais segurança jurídica e política a esse processo”, disse Renan, citando um documento que está sendo produzido pelo advogado Miguel Reale Júnior.

Prorrogação na pauta

Embora Renan Calheiros sinalize para o fim da CPI, o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD), levantou a hipótese dos trabalhos entrarem pelo mês de outubro uma vez que novas informações surgiram sobre um personagem central para a compra da vacina Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech, mas com intermediação da Precisa Medicamentos.

Conforme o senador pelo Amazonas, há indícios fortes da participação de outras pessoas no caso Covaxim e caso se concretize a veracidade destes indícios, a CPI não terminará no dia 19, pois a comissão terá de ouvir outras pessoas.

Texto: Gerson Severo Dantas, com informações do portal Metrópoles

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Reforma Eleitoral contempla negritude no Brasil, avalia Instituto Afro

Mulheres e pessoas negras eleitas terão peso em dobro para partidos no fundo eleitoral de 2022 a 2030, conforme PEC da Reforma Eleitoral aprovada esta semana pelo Senado.

24 de setembro de 2021

Wilson reúne com Governo Federal sobre audiências públicas da BR-319

As audiências são o momento em que a população tem a oportunidade de conhecer o empreendimento e apresentar as dúvidas e opiniões sobre as obras na BR-319.

24 de setembro de 2021

Guarda Municipal terá granadas e aspersores de gás de pimenta

Casa Militar autorizou a compra, sem licitação, de um lote de granadas de gás lacrimogêneo e aspersores de gás de pimenta para equipar a Guarda Municipal de Manaus.

24 de setembro de 2021

Aleam faz caridade com parte do salário dos servidores

Servidores que aderirem ao Programa Assembleia Participativa terão que contribuir com pelo menos 1% do salário mínimo. Aleam informa que todos podem cancelar a adesão.

24 de setembro de 2021

TSE adia mais uma vez julgamento do último recurso de ‘Adailzinho’

Em março deste ano, a corte regional rejeitou recurso de Adail Filho e manteve a cassação. Se o TSE recusar o recurso dele, novas eleições serão realizadas em novembro.

24 de setembro de 2021

Wilson lança plano que amplia oferta de consultas e exames na rede estadual

Ampliação inicia pelo Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, com oferta de quase 98,5 mil exames e consultas por mês, nos projetos Consulta+ e Examina+, anunciados hoje.

24 de setembro de 2021

Omar revela intenção de encerrar trabalhos da CPI na próxima semana

Os trabalhos da CPI da Covid foram prorrogados até novembro, mas cúpula dirigente quer encerrar a investigação, no máximo, na primeira semana de outubro.

24 de setembro de 2021

Entrega de kit humanitário em Manacapuru gera conflito entre prefeito e MP

A promotora de Justiça de Manacapuru Tânia Maria Azevedo Feitosa abriu o procedimento porque entendeu que R$ 7 milhões é um valor "muito alto" para uma licitação de 12 meses.

24 de setembro de 2021