O novo decreto governamental com as diretrizes de restrição à circulação de pessoas no Amazonas será anunciado após reunião realizada na manhã deste sábado (13).
Realizada na sexta-feira nas duas últimas semanas, a atualização das medidas contra a Covid-19 desta vez ficou para o sábado (Foto: Reprodução)
Diferentemente do que tem ocorrido nas duas últimas semanas, o decreto governamental que determina as regras de restrição da circulação de pessoas no Amazonas para combater o contágio por Covid-19 não foi anunciado nesta sexta-feira (12).
Esta semana, o Governo do Estado preferiu deixar o anúncio das novas regras para o sábado (13). O decreto em vigor atualmente tem prazo de vigência até domingo (14).
Na manhã deste sábado, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 vai se reunir com o governador Wilson Lima e representantes de setores da economia.
Após a reunião, o governador deve anunciar o que constará no novo decreto, cujas regras passam a valer a partir de segunda-feira (15). O anúncio ainda não tem horário definido.
Vários setores da economia, como os de comércio e serviços, têm pressionado o Governo do Estado para que seja realizada uma gradual reabertura dos serviços não essenciais.
O pleito dos empresários encontrou eco, durante a semana, em pronunciamento de parlamentares tanto na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), quanto na Câmara Municipal de Manaus.
Um grupo de cientistas, liderado pelo biólogo Lucas Ferrante, defende exatamente o contrário: que as regras devem ser enrijecidas para um lockdown extensivo de pelo menos duas semanas para evitar uma eventual e devastadora terceira onda de contágio da doença.
Resta ao cidadão aguardar para saber se o novo decreto trará regras mais brandas, mais rÃgidas, ou simplesmente será a prorrogação das regras hoje vigentes.
Leia mais: