Secretário de Desenvolvimento Econômico, C&T e Inovação, Jório Veiga, revelou que motoristas poderão usar o gás natural veicular ao viajar entre Itacoatiara e Manacapuru.
Jório Veiga revelou, em entrevista a TV RealTime1, que governo planeja investir em energias renováveis e criar um fundo de até R$ 3 milhões para garantir a segurança energética em comunidades ribeirinhas (Foto: RealTime1)
A lei que regulamentou o mercado de gás, editada no ano passado pelo Governo do Estado, vai permitir que mais motoristas em Manaus possam usar o Gás Natural Veicular (GNV) e ainda percorrer o chamado “corredor azul”, entre os municípios de Itacoatiara, na região do Baixo Amazonas; e Manacapuru, no médio Solimões; abastecendo o carro com este combustível limpo.
A revelação é do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, em entrevista veiculada na TV RealTime1 nesta quarta-feira (12).
Na entrevista, Jório Veiga também destacou a nova lei de eficiência energética, que possibilitará o investimento em energias renováveis, principalmente a solar, para garantir qualidade de vida em comunidades ribeirinhas do Estado e ao mesmo tempo melhorar a segurança energética para quem se interessar por investir no Amazonas.
“O Governo têm muitos terrenos que poderão ser usados para a geração de energia solar, que vai se somar a energia do gás e o linhão de Tucuruí para garantir a segurança energética para as empresas do Distrito Industrial”, revelou.
Outra área importante que o secretário espera ver deslanchar em 2022 é a da bioeconomia, que tem recebido investimentos importantes para o fortalecimento de cadeias de produtos da floresta.
“Agora mesmo publicamos uma nota técnica mostrando que a bioeconomia está dividida em três segmentos: a do extrativismo propriamente dito, o extrativismo da floresta, que gera riqueza mantendo a floresta em pé e a bioeconomia de comodities, que tem gado, grãos e outros produtos de grande consumo”, explicou.
Para todos estes segmentos, Jório lembra a importância das ações tomadas pelo governo para incentivar a Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado.
“A Fapeam aumentou o valor pago para a bolsa dos nossos pesquisadores, doutorandos e mestrando. Isso trará muitos frutos neste ano”, garantiu.
Confira a entrevista na íntegra:
Texto: Gerson Severo Dantas
Leia Mais: