fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Novas leis vão permitir a criação do ‘corredor azul’ para uso do GNV

Secretário de Desenvolvimento Econômico, C&T e Inovação, Jório Veiga, revelou que motoristas poderão usar o gás natural veicular ao viajar entre Itacoatiara e Manacapuru.

12 de janeiro de 2022

Compartilhe

Jório Veiga revelou, em entrevista a TV RealTime1, que governo planeja investir em energias renováveis e criar um fundo de até R$ 3 milhões para garantir a segurança energética em comunidades ribeirinhas (Foto: RealTime1)

A lei que regulamentou o mercado de gás, editada no ano passado pelo Governo do Estado, vai permitir que mais motoristas em Manaus possam usar o Gás Natural Veicular (GNV) e ainda percorrer o chamado “corredor azul”, entre os municípios de Itacoatiara, na região do Baixo Amazonas; e Manacapuru, no médio Solimões; abastecendo o carro com este combustível limpo.

A revelação é do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, em entrevista veiculada na TV RealTime1 nesta quarta-feira (12).

Na entrevista, Jório Veiga também destacou a nova lei de eficiência energética, que possibilitará o investimento em energias renováveis, principalmente a solar, para garantir qualidade de vida em comunidades ribeirinhas do Estado e ao mesmo tempo melhorar a segurança energética para quem se interessar por investir no Amazonas.

“O Governo têm muitos terrenos que poderão ser usados para a geração de energia solar, que vai se somar a energia do gás e o linhão de Tucuruí para garantir a segurança energética para as empresas do Distrito Industrial”, revelou.

Outra área importante que o secretário espera ver deslanchar em 2022 é a da bioeconomia, que tem recebido investimentos importantes para o fortalecimento de cadeias de produtos da floresta.

“Agora mesmo publicamos uma nota técnica mostrando que a bioeconomia está dividida em três segmentos: a do extrativismo propriamente dito, o extrativismo da floresta, que gera riqueza mantendo a floresta em pé e a bioeconomia de comodities, que tem gado, grãos e outros produtos de grande consumo”, explicou.

Para todos estes segmentos, Jório lembra a importância das ações tomadas pelo governo para incentivar a Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado.

“A Fapeam aumentou o valor pago para a bolsa dos nossos pesquisadores, doutorandos e mestrando. Isso trará muitos frutos neste ano”, garantiu.

Confira a entrevista na íntegra:

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson Lima se reúne com agricultores no Ramal do Brasileirinho

Governador conversou com cerca de 1 mil agricultores do ramal do Brasileirinho, na zona rural de Manaus, onde ouviu demandas do setor primário do Estado.

7 de agosto de 2022

Multidão invade ruas de Maués em apoio à comitiva do PSD e aliados

A comitiva percorreu ruas do município e foi seguida por uma multidão de apoiadores que prestigiaram o lançamento da candidatura de Sidney Leite à reeleição na Câmara.

7 de agosto de 2022

Bolsonaro paga R$ 89 milhões em campanhas que elogiam sua gestão

Três campanhas institucionais são as mais caras pagas pelo Governo Bolsonaro. 60% do valor gasto até o momento é com ênfase nas redes sociais.

7 de agosto de 2022

Campanha de Lula quer Petrobras fora de privatização e ações da Eletrobras

Proposta da campanha de Lula inclui ainda a fusão da Petrobras com a Eletrobras criando uma estatal da energia. Assessores veem erros nas privatizações de Bolsonaro.

7 de agosto de 2022

Ambev pode sair do Amazonas e causar desemprego, alerta senador

Omar Aziz alertou que decretos de redução do IPI de concentrados ameaçam empregos em Maués, pois a Ambev, que compra guaraná do município; pode sair do Amazonas.

7 de agosto de 2022

Michelle Bolsonaro diz em culto que Planalto já foi ‘consagrado a demônios’

Michelle Bolsonaro reforça aspecto evangélico da campanha de Bolsonaro e tenta diminuir rejeição do presidente junto ao eleitorado das mulheres.

7 de agosto de 2022

1º debate com candidatos ao Governo do AM acontece neste domingo

Band Amazonas mantém tradição com debate e com o formato, anunciando o fim do botão de tempo que era administrado pelos próprios candidatos.

7 de agosto de 2022

Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos a votar voluntariamente

A Constituição Federal estabelece o voto facultativo, ou seja, opcional, para os jovens de 16 e 17 anos de idade; pessoas com 70 anos ou mais e também para analfabetos.

7 de agosto de 2022