fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

Novas leis vão permitir a criação do ‘corredor azul’ para uso do GNV

Secretário de Desenvolvimento Econômico, C&T e Inovação, Jório Veiga, revelou que motoristas poderão usar o gás natural veicular ao viajar entre Itacoatiara e Manacapuru.

12 de janeiro de 2022

Compartilhe

Jório Veiga revelou, em entrevista a TV RealTime1, que governo planeja investir em energias renováveis e criar um fundo de até R$ 3 milhões para garantir a segurança energética em comunidades ribeirinhas (Foto: RealTime1)

A lei que regulamentou o mercado de gás, editada no ano passado pelo Governo do Estado, vai permitir que mais motoristas em Manaus possam usar o Gás Natural Veicular (GNV) e ainda percorrer o chamado “corredor azul”, entre os municípios de Itacoatiara, na região do Baixo Amazonas; e Manacapuru, no médio Solimões; abastecendo o carro com este combustível limpo.

A revelação é do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, em entrevista veiculada na TV RealTime1 nesta quarta-feira (12).

Na entrevista, Jório Veiga também destacou a nova lei de eficiência energética, que possibilitará o investimento em energias renováveis, principalmente a solar, para garantir qualidade de vida em comunidades ribeirinhas do Estado e ao mesmo tempo melhorar a segurança energética para quem se interessar por investir no Amazonas.

“O Governo têm muitos terrenos que poderão ser usados para a geração de energia solar, que vai se somar a energia do gás e o linhão de Tucuruí para garantir a segurança energética para as empresas do Distrito Industrial”, revelou.

Outra área importante que o secretário espera ver deslanchar em 2022 é a da bioeconomia, que tem recebido investimentos importantes para o fortalecimento de cadeias de produtos da floresta.

“Agora mesmo publicamos uma nota técnica mostrando que a bioeconomia está dividida em três segmentos: a do extrativismo propriamente dito, o extrativismo da floresta, que gera riqueza mantendo a floresta em pé e a bioeconomia de comodities, que tem gado, grãos e outros produtos de grande consumo”, explicou.

Para todos estes segmentos, Jório lembra a importância das ações tomadas pelo governo para incentivar a Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado.

“A Fapeam aumentou o valor pago para a bolsa dos nossos pesquisadores, doutorandos e mestrando. Isso trará muitos frutos neste ano”, garantiu.

Confira a entrevista na íntegra:

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Prefeito de Manaus, David Almeida, testa positivo para Covid-19

Esta é a segunda vez que David Almeida (Avante) foi diagnosticado com Covid-19. A primeira foi em setembro de 2020, durante a pré-campanha para prefeito de Manaus.

22 de janeiro de 2022

Governo vai enviar doses pediátricas para estados com baixos estoques

Remessa emergencial de vacinas para crianças será enviada a estados com estoques abaixo das 40 mil doses. Segundo o Ministério da Saúde, doze estados estão nessa situação.

22 de janeiro de 2022

‘De novo’: Bolsonaro minimiza números de mortes de crianças por Covid

Bolsonaro voltou a citar remédios sem eficácia comprovada contra o coronavírus e disse que o número de mortes de crianças pela doença foram insignificantes.

22 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde prorroga contrato do Programa Mais Médicos em Manaus

O contrato seria encerrado no final deste mês, mas foi prorrogado a pedido da Prefeitura por conta do aumento dos atendimentos por Covid-19 e outras síndromes respiratórias.

22 de janeiro de 2022

Em Manaus, Queiroga defende vacinação mas critica passaporte vacinal

Marcelo Queiroga pediu esforço dos estados para aumentar os níveis de vacinação, mas criticou a adoção do passaporte vacinal ao dizer que o documento não ampliaria os números

22 de janeiro de 2022

Ciro diz que falhas do PT são responsáveis pela vitória de Bolsonaro

Na sua avaliação, os presidentes do PT não diferem de Bolsonaro em suas agendas econômicas, criticadas por não estabelecer políticas de tributação de grandes fortunas.

22 de janeiro de 2022

Enchente 2022: Governo do Estado institui Grupo de Ações Coordenadas

As 27 instituições integrantes do Grupo de Ações Coordenadas utilizarão seus recursos e infraestrutura já existentes para atuação integrada aos demais membros.

22 de janeiro de 2022

Eduardo Bolsonaro e Mário Frias atacam publicamente os irmãos Weintraub

Eduardo Bolsonaro e Mário Frias trocaram farpas nas redes sociais com os irmãos Weintraub, agora ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro e que estão de volta ao País.

22 de janeiro de 2022