Secretário Municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis se filia ao Avante nesta quinta-feira (24), e fica pronto para assumir um papel de protagonista nas eleições de outubro.
O parintinense Sabá Reis começou a vida pública como líder comunitário do bairro da União e nesta eleição poderá ser candidato a vice ou a suplente de senador (Foto: Reprodução)
Noivo da vez na política amazonense, o secretário Municipal de Limpeza Pública, Sebastião Reis, o Sabá Reis, começou a vida pública como líder comunitário na virada dos anos 70 para os 80 no recém-criado bairro da União, uma invasão que ficava espremida entre o fim da avenida Djalma Batista, na altura da extinta distribuidora de bebidas Disbral, hoje um posto de combustíveis, e o bairro do Parque 10, tendo como limite o igarapé do Bindá, um dos afluentes do Mindu.
Na busca por apoio para a consolidação do novo bairro, Sabá se aproximou da futura primeira-dama do Estado, Maria Emília Mestrinho, conhecida como “A Portuguesa”, e se elegeu vereador de Manaus pela primeira vez em 1982. Sempre ao lado de Maria Emília, Sabá foi duas vezes secretário de Estado de Ação Social e se notabilizou nos cargos pela capacidade de articulação política para ajudar populações vulneráveis com distribuição de presentes e políticas assistencialistas.
Parintinense que migrou para Manaus, Sabá Reis é conhecido pelo estilo “boa praça” e de contador de histórias, o que lhe aproximou de diferentes grupos políticos. Deputado por seis vezes, apoiou de diferentes formas e diferentes intensidades os governos de Gilberto Mestrinho, Amazonino Mendes, Eduardo Braga, Omar Aziz, José Melo e David Almeida, de quem se tornou um dos principais apoiadores tanto na eleição para o governo em 2018 quando na vitoriosa campanha para a prefeitura de Manaus, em 2020.
Na Semulsp, Sabá Reis buscou o máximo de visibilidade ao longo de 2021 e nos três meses deste ano. Revitalizar e embelezar praças, pintar muros e calçadas, podar árvores e seguir David Almeida em todas as agendas, que invariavelmente começam muito cedo, foi a maneira do secretário ganhar cacife para ser o indicado de David para o posto de vice na aliança com o governador Wilson Lima.
“O David costuma acordar muito cedo e cumprir agendas nas primeiras horas da manhã e o Sabá é um dos dois únicos secretários (o outro é Renato Júnior, de Feiras e Mercados) que conseguem seguir essa rotina do prefeito”, revela um ex-auxiliar do prefeito que saiu exatamente por não seguir essas rotinas.
Na próxima semana, Sabá Reis deixará a Semulsp com um adeus que poderá se transformar em um até logo, pois agora o nome dele está envolvido em outra articulação. “Jogo em qualquer posição que o prefeito me colocar”, anunciou em entrevista à TV RealTime1.
Uma nova posição destinada a ele pode ser a de primeiro suplente na chapa reeleitoral do senador Omar Aziz (PSD), que busca o apoio de David Almeida. Nessa costura, o indicado a vice pode ser o deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos).
Se vingar a opção de indicar Sabá Reis para suplente de Omar, logo após a eleição ele tem o compromisso de David Almeida de voltar à direção da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, onde ganhou a simpatia dos funcionários por ações como a reforma da sede, a pintura de painéis com ícones da cultura amazonense e a criação de um coral de garis que faz muito sucesso e apresentações durante as entregas de obras.
Texto: Gerson Severo Dantas
Leia mais: