Filiados do Democratas e do Partido Social Liberal se reuniram separadamente em convenções para deliberar sobre a fusão que deu origem ao União Brasil.
União Brasil terá o maior fundo partidário em 2022 (Foto: Reprodução)
Aquele que será o maior partido político do país, o União Brasil, está a um passo de se formar, pois agora só precisa da aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na manhã desta quarta-feira (6) dirigentes do DEM e do PSL realizaram, separadamente, convenções para validar a fusão, aprovar os programas em comum e decidir quem vai compor a comissão executiva nacional que vai constituir o novo partido.
O presidente do PSL, Luciano Bivar, falou em uma união de inteligências e elogiou a fusão.
”O PSL entendeu que essa fusão poderia harmonizar pensamentos e ideias para que a gente pudesse trazer para a sociedade brasileira um sentimento de união e moral. É uma soma de inteligências. Não adianta você ter partidos isolados, com sentimentos muito mesquinhos”, afirmou Bivar.
Antônio Magalhães Neto, o ACM Neto, presidente do Democratas, comemorou a fusão e frisou que a partir de agora o entendimento deve ser de forma conjunta. O dirigente nacional da sigla pediu para que os filiados tenham paciência quanto ao processo que leva algum tempo até ser concluído.
”O TSE deve levar de dois a três meses e meio para apreciar esse tema. É improvável que o novo partido já esteja constituído legalmente antes do ano que vem (…) a gente estima que no comecinho de 2022. Eu quero trazer uma palavra de tranquilidade a todos aqueles que estiverem envolvidos até aqui (…) que continuem envolvidos em buscar as soluções que sejam boas e positivas para cada estado do nosso país”, disse ACM Neto, destacando que, a partir de agora, o desejo é de que todos pensem e ajam já como União Brasil.
Atualmente o Democratas conta com 28 deputados e seis senadores (incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco/DEM-MG). Já o PSL conta com 54 deputados e uma senadora, Soraya Thronikle (MS). Se considerados os números atuais dos dois partidos, a fusão deixaria o União Brasil com um total de 82 deputados e sete senadores.
Após as convenções separadas, os dois partidos realizam ainda nesta quarta-feira (6) uma convenção conjunta.
O presidente estadual do PSL no Amazonas, deputado Delegado Pablo, informou ao RealTime1 que a Convenção Provisória Nacional foi montada, tendo como presidente o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE) e como secretário-geral o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM-BA).
Pablo disse ainda que o mais importante é que o partido tenha como lema principal a defesa do país.
”É importante que seja organizado um partido em prol do nosso país. Com a união das diferenças é que faremos um Brasil único e forte. Do Amazonas ao Rio Grande do Sul, a união do povo brasileiro será a pauta que vai definir nosso futuro”, concluiu o parlamentar amazonense.
O presidente regional do DEM, Pauderney Avelino, compõe a mesa da convenção, mas ainda não comentou o assunto com o RealTime1.
Texto: João Luiz Onety
Leia Mais: