fbpx

quinta, 18 de agosto de 2022

Pablo e Pauderney confirmam presença em convenção do União Brasil

Fusão entre o PSL e o DEM será oficializada com convenção do União Brasil, nesta quarta-feira (6) em Brasília. Comando do partido no AM pode ficar com Pauderney Avelino.

5 de outubro de 2021

Compartilhe

Deputado Delegado Pablo (à esquerda) e Pauderney Avelino (Fotos: Reprodução)

O deputado federal Delegado Pablo, presidente do PSL Amazonas, e o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e presidente do DEM Amazonas, Pauderney Avelino, confirmaram ao RealTime1 que estarão em Brasília, nesta quarta (6), para participar da convenção nacional do União Brasil, que surge da fusão entre PSL e DEM.

Questionado pelo RealTime1 sobre quem comandará o novo partido no Amazonas, Pablo disse que só após a convenção nacional entre PSL e DEM é que será definido como ficará o comando do “União Brasil” no Amazonas. Pauderney Avelino, presidente do DEM Amazonas, também disse que só se pronuncia sobre o assunto após a convenção.

Pablo não se arriscou a revelar se o PSL assumirá o comando do União Brasil no Amazonas, mas deu pistas.

Segundo ele, para que seja batido o martelo com a escolha de quem comandará o União Brasil no Amazonas, primeiro é necessário saber qual dos partidos (PSL ou DEM) tem mais representatividade no maior estado da federação.

Nome será avaliado

“Em todo jornal que eu leio eu vejo falarem sobre algumas forças políticas regionais próximas ao DEM, que podem assumir o comando regional do União Brasil. Mas, essas mesmas forças políticas não são filiadas ao DEM. Quem está filiado? Eu não sei. Primeiramente é preciso saber quem está, para poder esse nome ser avaliado”, retrucou o deputado.

As forças políticas a que Pablo se refere podem ter ligação com Amazonino Mendes (sem partido), pré-candidato ao Governo do Amazonas nas Eleições de 2022. O cacique político já foi filiado ao DEM, mas atualmente está sem partido. A última sigla pela qual Amazonino disputou uma Eleição foi o Podemos, na corrida pela Prefeitura de Manaus em 2018, quando acabou derrotado no segundo turno.

Amazonino de malas prontas aguardando convenção

Nos bastidores da política amazonense comenta-se que Amazonino já está de malas prontas para se filiar ao DEM, porém, por conta da decisão de fusão com o PSL, o pré-candidato aguarda a convenção desta quarta (6), para, então, ser anunciado como o pré-candidato do União Brasil ao Governo do Amazonas em 2022.

Dois nomes são apostas do DEM para comandar o União Brasil no Amazonas. O próprio Pauderney Avelino, atual presidente do DEM, e Amazonino Mendes. Ambos têm vasta experiência política.

Comando ficará com quem tem maior representatividade

Ainda de acordo com Pablo, o comando dos dois partidos definiu, em comum acordo, que a presidência dos diretórios estaduais do União Brasil será definida pelo partido que tem mais representatividade.

“Um exemplo disso é na Bahia. Lá, há mais representantes do DEM. Então, onde há maioria dos democratas, quem vai comandar é o DEM. E esse mesmo processo de escolha ocorrerá em todos os diretórios brasileiros. Onde o PSL for maior, ele comandará o Estado”, revelou o parlamentar.

Pablo explica que, após a convenção, será dado início a um processo longo de diálogo até o fim do ano, com o encaixe de forças políticas, para melhor alinhamento dentro do partido. “É um trabalho de composição, construindo uma nova família com filhos diferentes”, avalia o deputado federal.

Lideranças do AM participam de convenção em Brasília

Segundo Pablo, além dele, todos os deputados federais eleitos pelo PSL foram convocados para o evento. Pauderney Avelino também confirmou presença na convenção. Porém, não deu mais detalhes se viajaria acompanhado de outro político do Amazonas ao evento.

Procurada pelo RealTime1, a assessoria de Amazonino não confirmou a ida dele a Brasília para participar da convenção.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Projeto de Lei na CMM quer evitar mudança no nome de ruas em Manaus

Vereador denuncia que as alterações servem apenas para suprir os interesses de políticos locais, que priorizam homenagens a familiares de agentes políticos.

17 de agosto de 2022

TRE-AM obriga apoiadores de Bolsonaro a retirarem outdoors contra Lula

Outdoors com propaganda eleitoral foram retirados, por decisão do TRE-AM, em Itacoatiara. A divulgação do conteúdo nesse tipo de mídia é vedada por Lei.

17 de agosto de 2022

Podcast ‘OBSERVATÓRIO POLÍTICO – Eleições 2022’ estreia nesta quinta

Primeiro programa da parceria RealTime1 e Comitê de combate à Corrupção do AM vai detalhar a "Carta de Compromisso" que os candidatos majoritários do Estado estão assinando.

17 de agosto de 2022

Confira o TOP5 dos parlamentares federais e estaduais nas redes sociais

O levantamento das 5 melhores performances de parlamentares federais e estaduais do Amazonas nas redes sociais está sendo feito semanalmente pelo RealTime1.

17 de agosto de 2022

Para 41%, Bolsonaro tem gestão negativa, aponta pesquisa Quaest

Avaliação da gestão de Bolsonaro oscilou pouco, dentro da margem de erro, em relação à pesquisa anterior da Quaest, quando 43% achavam negativa e 27%, positiva.

17 de agosto de 2022

No Amazonas, 19 candidatos levam títulos religiosos para o nome de urna

De acordo com a plataforma Divulgacand, as denominações "pastor" e "pastora" são as mais utilizadas pelos candidatos da comunidade evengélica, com 11 registros.

17 de agosto de 2022

Amazonino e Wilson convocam seguidores a mudar foto do perfil

A estratégia é uma tentativa de aproximar os eleitores, gerar identificação e demonstrar apoio à campanha. Wilson usou as cores da sua campanha e Amazonino o azul e vermelho.

17 de agosto de 2022

Candidatos registram nomes inusitados para chamar atenção do eleitor

Chico Bento, Maria Bonita, Papaleguás, Babalu, Vanessa da ZL, Velho do Rio do Lago do Ubim, Neiva do Ceú são alguns dos nomes de urna escolhidos por candidatos no Amazonas.

17 de agosto de 2022