fbpx

quinta, 07 de julho de 2022

Municípios afetados pelas enchentes recebem frascos de hipoclorito

Ação tem a finalidade de minimizar os impactos provenientes de doenças de veiculação hídrica ocasionados pelo período de enchentes.

9 de março de 2021

Compartilhe

Governo do Amazonas enviou ao interior mais de 185 mil frascos do produto (Foto: Reprodução)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Comitê de Vigilância em Saúde para Desastres (CVSD), enviou 185.148 frascos de hipoclorito de sódio para 20 municípios do Amazonas que se encontram em situação de emergência, devido às inundações graduais registradas no inverno amazônico, entre janeiro e abril.

Os municípios que receberam os hipocloritos de sódio são Carauari, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati, na calha do Juruá; Beruri, Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Pauini e Tapauá, na calha do Purus; e Alvarães, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamim Fernandes, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins, na calha do Alto Solimões.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, ressalta que o perfil epidemiológico dos casos de doenças que se destacam no período de chuvas e elevação dos níveis das águas no Amazonas inclui as doenças diarreicas agudas (DDA) e a leptospirose, além do aumento de acidentes por animais peçonhentos.

“A FVS-AM alerta as secretarias municipais de saúde para o período da cheia com a finalidade de elaborar estratégias para reduzir os impactos da emergência em saúde pública do estado, atuando na redução de risco e prevenção”, comentou Cristiano.

Segundo o coordenador do CVSD-FVS, Renato Souza, essa ação tem a finalidade de minimizar os impactos provenientes de doenças de veiculação hídrica ocasionados pelo período de enchentes.

“O comitê Vigidesastres é composto por técnicos que trabalham para direcionar as ações de apoio aos municípios no enfrentamento e também para diminuir os riscos relacionados aos desastres naturais que podem comprometer a saúde da população’’, avaliou Renato.

Com informações da assessoria

Leia mais sobre Política

Justiça do AM suspende show de Wesley Safadão com cachê de R$ 700 mil

Show de Wesley Safadão estava marcado para acontecer em agosto, mas o MPAM entrou com ação contra a Prefeitura e provocou a decisão da Comarca de Tabatinga.

6 de julho de 2022

Parlamento europeu pode condenar ataques do presidente Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro havia afirmado que Dom e Bruno, assassinados em junho deste ano no Vale do Javari, no Amazonas; estavam em uma aventura não recomendável.

6 de julho de 2022

Lula tem 45% contra 31% de Bolsonaro no primeiro turno, mostra Quaest

Na pesquisa anterior da Quest, divulgada em junho, Lula tinha 46% das intenções de votos contra 30% do presidente Bolsonaro, comprovando estabilidade na disputa do eleitor.

6 de julho de 2022

Com cota feminina mantida, cresce preocupação com candidaturas laranjas

Após virar lei, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar que a mínima de 30% de candidaturas femininas deverá ser cumprida, individualmente

6 de julho de 2022

Legítima defesa da honra em feminicídios pode ser proibida no Brasil

Comissão na Câmara Federal aprovou projeto de lei que proíbe o uso da tese da "legítima defesa da honra" como argumento para a absolvição de acusados de feminicídio.

6 de julho de 2022

Pré-candidaturas femininas são as mais competitivas no PCdoB, avalia Eron

Das nove vagas que a sigla esquerdista tem direito na federação, quatro são ocupadas por pré-candidatas. O PCdoB lançou quatro pré-candidaturas femininas.

6 de julho de 2022

PT do AM já reconhece que executiva nacional definirá apoio a Braga

Sinésio Campos afirmou que vai acolher qualquer decisão do comitê nacional da sigla e confirmou que o nome do senador Eduardo Braga não está descartado.

6 de julho de 2022

Paulo Guedes vai ter que explicar na Câmara ameaças à Zona Franca

O requerimento para a convocação de Paulo Guedes, de autoria do deputado federal Zé Ricardo (PT), foi aprovado nesta quarta-feira (6). Agora, ele será obrigado a comparecer.

6 de julho de 2022