fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Mulheres querem ampliar bancadas feminina na Câmara e Aleam em 2022

Mulheres da capital e do interior se apresentam como pré-candidatas para cargos no Executivo e no Legislativo do Estado para ampliar representatividade feminina na política.

23 de abril de 2022

Compartilhe

Da esquerda para a direita: Carol Braz, Brena Dianna, Mayra Dias e Débora Menezes (Foto: Reprodução)

Cresce a adesão das mulheres nas disputas eleitorais de 2022 para o Executivo e o Legislativo. No Amazonas, a eleição terá a defensora pública Carol Braz (PDT-AM), ex-titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), como a segunda mulher a disputar o cargo de governadora do Estado.

Na Câmara dos Deputados, elas são apenas 15% e no Senado Federal são 12%.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), das 24 cadeiras, há apenas cinco deputadas. Mas o número de mulheres no Legislativo estadual pode aumentar porque novos nomes da capital e do interior do Estado já começam se lançar para está eleição. É o caso da doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais pela Universidade UCES de Buenos Aires, a advogada Débora Menezes, 27, pré-candidata a deputada estadual pelo Partido Liberal (PL).

Débora foi vice-presidente da Comissão de Defesa e Desenvolvimento Econômico, Estratégico e Sustentável da Amazônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), foi presidente do partido Patriota Mulher, e, hoje, é presidente da Comissão Empresarial de Direito Empresarial da OAB-AM.

“Acredito na força da mulher na política e que somos capazes de muitos feitos exitosos. Entrei na política há algum tempo, atuando sempre nos bastidores, mas somente agora sinto o chamado para participar como protagonista”, defendeu Débora.

Outra postulante a vaga na Aleam será a vereadora de Parintins Brena Dianná (UB), que deverá relembrar, na campanha, o prestígio conquistado como Rainha do Folclore do boi Caprichoso. Ela vai apostar também no seu posicionamento de oposição ao prefeito da Ilha Tupinambarana para ampliar seu eleitorado.

“A política só ganha com a presença feminina em cargos no legislativo e executivo”, avalia a vereadora.

Mayara Dias, ex-miss Brasil e atual primeira-dama de Parintins, também deverá disputar o pleito e está pré-candidata pelo Avante. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito Bi-Garcia.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022