Mulheres da capital e do interior se apresentam como pré-candidatas para cargos no Executivo e no Legislativo do Estado para ampliar representatividade feminina na política.
Da esquerda para a direita: Carol Braz, Brena Dianna, Mayra Dias e Débora Menezes (Foto: Reprodução)
Cresce a adesão das mulheres nas disputas eleitorais de 2022 para o Executivo e o Legislativo. No Amazonas, a eleição terá a defensora pública Carol Braz (PDT-AM), ex-titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), como a segunda mulher a disputar o cargo de governadora do Estado.
Na Câmara dos Deputados, elas são apenas 15% e no Senado Federal são 12%.
Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), das 24 cadeiras, há apenas cinco deputadas. Mas o número de mulheres no Legislativo estadual pode aumentar porque novos nomes da capital e do interior do Estado já começam se lançar para está eleição. É o caso da doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais pela Universidade UCES de Buenos Aires, a advogada Débora Menezes, 27, pré-candidata a deputada estadual pelo Partido Liberal (PL).
Débora foi vice-presidente da Comissão de Defesa e Desenvolvimento Econômico, Estratégico e Sustentável da Amazônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), foi presidente do partido Patriota Mulher, e, hoje, é presidente da Comissão Empresarial de Direito Empresarial da OAB-AM.
“Acredito na força da mulher na política e que somos capazes de muitos feitos exitosos. Entrei na política há algum tempo, atuando sempre nos bastidores, mas somente agora sinto o chamado para participar como protagonista”, defendeu Débora.
Outra postulante a vaga na Aleam será a vereadora de Parintins Brena Dianná (UB), que deverá relembrar, na campanha, o prestígio conquistado como Rainha do Folclore do boi Caprichoso. Ela vai apostar também no seu posicionamento de oposição ao prefeito da Ilha Tupinambarana para ampliar seu eleitorado.
“A política só ganha com a presença feminina em cargos no legislativo e executivo”, avalia a vereadora.
Mayara Dias, ex-miss Brasil e atual primeira-dama de Parintins, também deverá disputar o pleito e está pré-candidata pelo Avante. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito Bi-Garcia.
Com informações da Assessoria
Leia Mais: