sexta-feira, 19 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Mesmo aprovando CPI, 57% dizem que comissão fará apenas 'encenação'

Esses dados constam da pesquisa Datafolha, realizada nestas terça-feira e quarta-feira (11 e 12). Apenas 35% tem esperança de que a CPI leve a investigação a sério até o fim.
COMPARTILHE
CPI

Um levantamento realizado pela Instituto Datafolha nesta semana apontou que 57% dos brasileiros acreditam que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 será apenas encenação. A pesquisa foi realizada em 146 cidades, de forma presencial, com 2.071 pessoas nos dias 11 e 12 de maio.

Um total de 35% dos entrevistados esperam que a CPI leve a investigação a sério até o fim. Enquanto 6% não souberam responder e 2% deram outras repostas.

De acordo com a pesquisa, 82% dos entrevistados concordam com a abertura da CPI da Covid e apenas 11% acreditam que a comissão é um erro. Já 2% são indiferentes a instalação e 5% não souberam responder.

Metade da população não tem conhecimento da CPI

Apesar da divulgação massiva dos trabalhos da CPI da Covid, 48% das pessoas entrevistadas disseram não ter conhecimento sobre a investigação. Os 52% afirmaram saberem o que está sendo investigado.

Por outro lado, desse último número, 14% são os que disseram estar “bem informado” sobre a comissão. Outros 27% se dizem mais ou menos informados e 10% são mal informados.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Curiosamente, o apoio à CPI difere pouco entre a metade da população que se diz informada e sem conhecimento sobre a comissão. Entre os que estão a par do assunto, 84% defende a investigação, índice que cai para 79% entre os que declaram desconhecê-lo.

Concordam com a criação da comissão

A opinião favorável à investigação é majoritária mesmo na parcela do eleitorado que aprova a gestão do presidente Jair Bolsonaro, principal crítico da CPI.

Dos que concordam com a criação da CPI e avaliam o governo Bolsonaro como bom ou ótimo são 67% das pessoas entrevistadas. O número sobe para 90% dos que aprovam a CPI, mas reprovam presidente.

Marcha da Família Cristã pela Liberdade

A pesquisa foi divulgada um dia antes do evento Marcha da Família, que acontece em várias cidades do País. Entre várias pautas da marcha está o apoio ao governo de Bolsonaro e críticas a criação e condução da CPI da Covid.

Em Manaus, a concentração será no posto BR da Avenida das Torres. A manifestação está sendo convocada pela Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam), Asantos Eventos Consultoria, D’Andrade Everybody Jump, Boas Novas e Sérgio Kruke.

Da Redação, com informações da Folha de S. Paulo

Leia Mais:

COMPARTILHE