fbpx

quarta, 17 de agosto de 2022

Manobra na Conitec resulta na 3ª convocação de Queiroga à CPI

Comissão do Ministério da Saúde iria votar, nesta quinta-feira, parecer que atesta a ineficácia da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

7 de outubro de 2021

Compartilhe

Em depoimento na CPI, em maio, Marcelo Queiroga informou que havia pedido que a Conitec analisasse o uso da cloroquina, mas ao final do trabalho ele retirou a decisão da pauta (Foto: Reprodução)

A retirada de pauta do parecer elaborado por especialistas que atesta a ineficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19 da reunião desta quinta-feira (7) da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) indignou os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, que decidiram aprovar requerimento do senador Alessandro Veira (Cidadania/SE) pedindo a terceira convocação do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A retirada de pauta do parecer, na avaliação dos senadores, foi definida no Palácio do Planalto em uma reunião entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os generais Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, e o assessor de Assuntos Estratégicos e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

“Eles se reuniram ontem e determinaram ao ministro Queiroga que retirasse esse parecer que definiria um protocolo com base na ciência e não no negacionismo do presidente”, afirmou o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB/AL).

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) também defendeu uma nova convocação do ministro Queiroga. O mesmo pedido já havia sido feito por Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Tasso criticou o fato de Queiroga ter retirado da pauta da Conitec a votação de um relatório sobre a ineficácia da cloroquina no tratamento da covid-19.

“Nós retrocedemos. O ministro da Saúde, que veio a essa CPI de uma maneira humilde dizer que respeitava a ciência e iria se concentrar na vacinação, homem bem-educado, passou por uma transformação radical. Nos últimos 15 dias, passou a prejudicar de uma maneira concreta o processo de combate à Covid”, disse Tasso, citando inclusive a proibição que o Ministério fez em relação à vacinação de adolescentes.

“Atrapalhou, criou confusão e insegurança. Em seguida fez aquele ‘papelão’ na ONU. Agora, tivemos essa notícia: na ânsia de agradar ao presidente da República, retira da Conitec o processo que claramente condena o uso inadequado da cloroquina. Que o ministro venha a se colocar diante da CPI”, sacramentou o senador.

O senador Eduardo Braga (MDB) também criticou a decisão de retirar de pauta o parecer dos especialistas.

“Desde o início desta CPI eu defendi que o fórum adequado para a discussão e decisão sobre o uso deste medicamento era a Conitec, o ministro Queiroga disse o mesmo, e agora quando a comissão está próximo de tomar uma decisão, ele vai lá e retira a discussão da pauta”, disse Braga.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Amazonino e Wilson convocam seguidores a mudar foto do perfil

A estratégia é uma tentativa de aproximar os eleitores, gerar identificação e demonstrar apoio à campanha. Wilson usou as cores da sua campanha e Amazonino o azul e vermelho.

17 de agosto de 2022

Candidatos registram nomes inusitados para chamar atenção do eleitor

Chico Bento, Maria Bonita, Papaleguás, Babalu, Vanessa da ZL, Velho do Rio do Lago do Ubim, Neiva do Ceú são alguns dos nomes de urna escolhidos por candidatos no Amazonas.

17 de agosto de 2022

Moraes destaca união da Justiça Eleitoral a presidentes dos TREs

O presidente do TSE destacou que é importante que a Justiça Eleitoral tome algumas medidas preventivas em conjunto, e de forma padronizada, antes e no dia da Eleição.

17 de agosto de 2022

De empresários a misses e policiais: 424 nomes disputam vaga na Aleam

Dos 23 partidos que lançaram nomes para Aleam, 10 apostaram em chapa completa, com 25 candidatos. O número de candidaturas deste pleito reduziu em relação às eleições 2018.

17 de agosto de 2022

Wilson faz corpo a corpo com os eleitores na zona Leste de Manaus

O candidato à reeleição irá realizar na tarde de hoje caminhada da Avenida Itaúba encerrando com um bandeiraço na Bola do Produtor para se aproximar do eleitor da capital.

17 de agosto de 2022

Tebet diz que aplausos a Moraes no TSE foram o maior recado a Bolsonaro

Simone Tebet ainda falou que a posse no TSE na noite anterior foi um momento histórico por reunir tantas personalidades do mundo político, em particular os ex-presidentes.

17 de agosto de 2022

Primeira doação para campanha de Eduardo Braga é de R$ 200

O candidato recebeu doação de pessoa física no valor de R$ 200. Confira as regras e os limites de doação em dinheiro ou cessão de bens por eleitor para apoiar campanha.

17 de agosto de 2022

Jingles de Amazonino, Braga e Wilson apostam em ritmos populares

Jingles de três candidatos têm elementos do axé, arrocha e música de beiradão, variam no tamanho dos versos e apresentam também coreografia para as redes sociais.

17 de agosto de 2022