fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Lula tem 44%, Bolsonaro 24%, Moro e Ciro empatados, diz pesquisa

Lula aparece com uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre Bolsonaro (PL), com 24%. Na sequência, aparecem Sergio Moro (Podemos), com 9% e Ciro Gomes (PDT), com 7%.

14 de janeiro de 2022

Compartilhe

No segundo turno testado, o nome de Bolsonaro perde para Lula, Doria, Moro e Ciro (Foto: Reprodução)

A Pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos e divulgada nesta sexta-feira (14) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança do primeiro turno da disputa eleitoral para a presidência em 2022, com 44% das intenções de votos.

O petista aparece com uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 24%, mesmos índices do levantamento realizado em dezembro.

Na sequência, aparecem o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 9%, e o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 7%. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 2%; a senadora Simone Tebet (MDB), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e Luiz Felipe D´Ávila (Novo) têm 1% cada. Brancos e nulos somam 6%, e não sabem ou não responderam 7%.

O levantamento ouviu 1.000 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 10 e 12 de janeiro de todas as regiões do país. As entrevistas foram telefônicas. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95,5%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09080/2022. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta, segundo o Ipespe.

Veja abaixo o 1º cenário de primeiro turno testado:

  • Lula (PT): 44%
  • Jair Bolsonaro (PL): 24%
  • Sérgio Moro (Podemos): 9%
  • Ciro Gomes (PDT): 7%
  • João Dória (PSDB): 2%
  • Simone Tebet (MDB): 1%
  • Rodrigo Pacheco (PSD): 1%
  • Luiz Felipe d’Ávila (Novo): 1%
  • Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 6%
  • Não sabe/não respondeu: 7%

Segundo turno

Conforme o levantamento, Lula vence todos os candidatos em um eventual segundo turno. Nos cenários testados, o petista tem vantagem de pelo menos 19 pontos percentuais. O nome de Bolsonaro também foi testado contra Ciro, Doria e Moro. Os três aparecem à frente do atual chefe do Executivo.

Confira os cenários de segundo turno:

  • Lula (56%) x Bolsonaro (31%)
  • Lula (51%) x Moro (32%)
  • Lula (51%) x Ciro (25%)
  • Lula (53%) x Doria (20%)
  • Ciro (43%) x Bolsonaro (34%)
  • Doria (42%) x Bolsonaro (35%)
  • Moro (36%) x Bolsonaro (29%)

Fonte: Portal UOL

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Moro recusa debates com ex-ministros e diz que só aceita se for com Lula

Convite do grupo Prerrogativas quer Moro em debate com ex-ministros da Justiça, mas o ex-ministro de Bolsonaro diz que debate apenas contra o ex-presidente Lula.

19 de janeiro de 2022

Sabá Reis, secretário da Semulsp, testa positivo para a Covid-19

Sabá é o terceiro secretário de David Almeida que testa positivo para a Covid nos últimos cinco dias. No dia 13, os titulares da Semcom e Semsa também testaram positivo.

18 de janeiro de 2022

Quadro pandêmico e período de chuvas faz CMM antecipar retorno das férias

O presidente David Reis disse que o momento pede que os vereadores se unam às demais autoridades para enfrentar novo quadro da Covid e ajudar pessoas afetadas pelas chuvas.

18 de janeiro de 2022

Prefeito de Rio Preto diz que ‘religião e bolsonarismo’ boicotam vacinação

Anderson Sousa disse que em Rio Preto da Eva tem dado suporte à vacinação até na zona rural, mas que o empecilho tem sido os líderes religiosos que são contra a vacina.

18 de janeiro de 2022

Municípios com baixo índice de vacinação faltam em reunião com Wilson Lima

Reunião vem após fala do governador sobre preocupação com índices de vacinação. Alguns prefeitos culparam a internet como responsável por falhas na atualização dos números.

18 de janeiro de 2022

Governo anuncia retorno do Vacina Amazonas em Iranduba para este sábado

O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima como uma das medidas para que os municípios do interior avancem no número de pessoas vacinadas em todo o Amazonas.

18 de janeiro de 2022

Mário de Mello e Josué Neto vão julgar contas do Governo e Prefeitura

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) definiu os relatores das contas do governador Wilson Lima e do prefeito de Manaus, David Almeida, para o exercício de 2022.

18 de janeiro de 2022

Vanda Witoto entra no Rede para fortalecer candidaturas indígenas

Vanda Witoto filia-se à Rede Sustentabilidade para fortalecer candidaturas indígenas em defesa dos povos tradicionais da floresta e da representatividade das mulheres.

18 de janeiro de 2022