De acordo com cálculos do Poder 360, blocos de partido por trás da candidatura do petista lhe rendeu 24% do tempo de propaganda eleitoral disponível.
A aliança de Lula até agora inclui PSB, Solidariedade, Psol, PC do B, PV e Rede. Juntas ao PT, as siglas teriam o direito ao ao menos 89,8 minutos de propaganda no horário eleitoral (Foto: Divulgação)
Se confirmadas as alianças já anunciadas entre os partidos, o pré-candidato pelo PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, sairá na frente em tempo de propaganda eleitoral na televisão. O petista terá quase 90 minutos no horário eleitoral gratuito, contra 70 minutos do presidente Jair Bolsonaro (PL). O Poder360 fez os cálculos com base nas regras do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A aliança de Lula até agora inclui PSB, Solidariedade, Psol, PC do B, PV e Rede. Juntas ao PT, as siglas teriam o direito ao ao menos 89,8 minutos de propaganda no horário eleitoral dedicado aos candidatos aos candidatos a presidente. Isso corresponde a 24% de todo o tempo disponível.
Já o bloco de Bolsonaro por enquanto inclui PL, PP e Republicanos. Somados, contabilizam 70 minutos de propaganda, ou 19% do total. O PSC e o PTB ainda podem anunciar apoio formal ao presidente, o que acrescentaria mais 14 minutos para o grupo de partidos governistas (84 minutos ao todo).
O União Brasil é o partido com direito a maior tempo de televisão para a campanha presidencial. Soma 54,5 minutos. A sigla formalizou na 4ª feira (4.mai.2022) a saída da 3ª via. Os partidos que ainda discutem se aliar (MDB, PSDB e Cidadania), somados, têm 50,2 minutos. Ou seja, a saída da União Brasil fez o bloco perde 52% do tempo televisivo disponível.
Da Redação, com informações do Poder 360
Leia mais: