O presidente da Câmara em Brasília convidou governadores a contribuírem na redação do Orçamento, ainda não aprovado na Casa, afim de mitigar problemas econômicos nos estados.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse em sua redes sociais que deve conduzir uma reunião por teleconferência com os governadores para discutir o Orçamento de 2021 da União que até agora não foi aprovado.
Em seu Twitter, Lira disse que aceitará sugestões dos chefes do executivo estadual para contribuírem na redação do Orçamento, haja vista, os problemas econômicos enfrentados pelos estados por conta das medidas restrintivas a circulação de pessoas.
O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL), também usou as redes sociais para dar os parabéns ao aliado pela inicativa de conversar com os governadores e ampara-los no texto do orçamento.
Ontem, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou os governos afirmando que não pagará o Auxílio Emergencial as localidades que optarem pelas manutenção de medidas de combate ao novo coronavírus como fechamento de comércio. A fala foi proferida em seu discurso durante visita às obras de duplicação da BR-222 no Ceará.
Enquanto o Congresso não aprova o Orçamento, as contas públicas operam em um regime provisório, onde o Tesouro Nacional libera 1/12 do texto original do Orçamento previsto a cada mês.
A expectativa de Lira é que outros temas também estejam na pauta. “Também ouvirei os governadores sobre sugestões legislativas emergenciais para tramitarem em caráter de urgência que possam ser adotadas, respeitando o teto fiscal, com o objetivo de enfrentar os efeitos da covid-19”, escreveu o parlamentar.
Leia mais: