fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Lei do transporte hidroviário pode baratear preço de passagens no AM

Discussão sobre o Projeto de Lei proposto pelo Governo do Estado se alonga desde o ano passado na Aleam e nesta semana os deputados voltaram a debater o assunto.

17 de agosto de 2021

Compartilhe

Localizado na maior bacia hidrográfica do mundo, o Amazonas não explora o potencial econômico dos transportes aquáticos (Foto: divulgação)

Enviada pelo Governo do Amazonas à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Mensagem Governamental 30 de 2020, que pretende regulamentar o Serviço Público de Transporte Hidroviário lntermunicipal de passageiros e cargas por meio de lei, foi o tema de reunião no gabinete da presidência da Casa Parlamentar.

A proposta do governo, em tramitação desde o ano passado, institui, inicialmente, o Sistema de Serviço Público de Transporte Hidroviário lntermunicipal de Passageiros e Cargas (SPTHI), para interligar os municípios por meio dos rios com passagens a preços populares.

A reunião entre o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), os deputados Felipe Souza (Patriota), Adjuto Afonso (PDT), Calinhos Bessa (PV) e Abadala Fraxe (Podemos) com o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), João Rufino Jr, teve como objetivo dirimir dúvidas e acelerar o processo de tramitação do Projeto de Lei na Aleam.

Roberto Cidade afirmou que o projeto é de extrema importância para o Amazonas, principalmente para o interior. “Procuramos orientação da Arsepam e estamos dando celeridade à tramitação, pois entendemos a dificuldade pela qual os empresários e a população passam, por falta de regulamentação no transporte de passageiros e cargas”, explicou.

Comissão pretende aprovar Projeto de Lei

A Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade, presidida pelo deputado Felipe Souza (Patriota), está mobilizada para a aprovação do projeto. “Nós estamos empenhados em aprovar o projeto, encaminhando-o à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde votaremos as emendas apresentadas pelos deputados e deputadas. Algumas serão rejeitadas, outras serão aprovadas e no decorrer da semana estaremos aprovando essa Mensagem”, concluiu.

Para o deputado Adjuto Afonso (PDT) a aprovação da Mensagem será um marco, pois até hoje o Amazonas não possui regulamentação do setor. “Ao implantar esse projeto, o governo estará marcando um grande gol, pois irá beneficiar a população que utiliza os serviços e também os empresários que clamam pela regulamentação”, declarou.

O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Jr., afirmou que a principal beneficiada será a população. “O projeto foi melhorado aqui na Aleam, e através de Audiência Pública, as principais reivindicações da sociedade foram acolhidas na Mensagem Governamental”, finalizou.

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Obrigatoriedade de filmagem para entrar em domicílio de suspeitos é anulada

A decisão se deu em favor de um homem, suspeito de tráfico de drogas, com o entendimento de que a entrada dos policiais em sua casa foi ilegítima.

4 de dezembro de 2021

Prefeito David Almeida cancela festas de Réveillon em Manaus

Temendo aumento de casos de Covid-19, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou neste sábado o cancelamento das festas de Réveillon.

4 de dezembro de 2021

Empresa deverá pagar a entregador com Covid-19 ajuda financeira

Câmara aprova medidas de proteção a entregadores de aplicativo durante pandemia. A ajuda é equivalente à média dos três últimos pagamentos mensais recebidos pelo entregador.

4 de dezembro de 2021

CAE do Senado discute como barrar aumentos dos combustíveis

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal vai analisar projeto que modifica a política de preços dos combustíveis adotada pela estatal Petrobras.

4 de dezembro de 2021

‘Lei Seca’ entrará em vigor a partir das 18h deste sábado em Coari

Eleição suplementar que acontece neste domingo escolherá o novo prefeito do município de Coari, o segundo mais rico do Estado e que tem um orçamento de R$ 300 milhões.

4 de dezembro de 2021

Braga propõe comissão mista para acompanhar escalada dos precatórios

Acordo que viabilizou a aprovação da PEC dos Precatórios no Senado determina a criação de uma comissão mista para fiscalizar políticas públicas geradoras de dívidas.

4 de dezembro de 2021

Evangélicos querem vaga de vice-presidente de Bolsonaro em 2022

Para não ser derrotado na disputa de 2022, Bolsonaro precisa agora selar um novo pacto, mas com a cúpula das igrejas e dos templos, e não com o Progressistas de Lira.

4 de dezembro de 2021

SSP-AM reforça suporte à operação Eleição 2021, em Coari

A eleição suplementar para a escolha do novo prefeito de Coari acontece neste domingo (5). A Lei Seca no município entrará em vigor a partir das 18h deste sábado.

4 de dezembro de 2021