quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Justiça decide contra chapa eleitoral da UEA por ação irregular no WhatsApp

Chapa 19 que concorre à reitoria da UEA foi proibida pela Justiça de continuar criando grupos no WhatsApp com telefones sem autorização dos titulares
COMPARTILHE
Vestibular UEA
UEA recebe recursos das empresas da Zona Franca de Manaus e decretos colocam orçamento em risco (Foto: Divulgação/UEA)

A juíza de Direito Kathleen dos Santos Gomes concedeu decisão que proíbe a chapa 19 que disputa a eleição da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) adicionar contato telefônico em grupos de mensagens, sem a devida autorização dos usuários, visando disparo de conteúdo referente à campanha política. A decisão da Justiça é de que a prática é criminosa.

A deliberação foi provocada pela representação fa chapa 22 “Inovar para Transformar” encabeçada pelos professores Alcian Pereira de Souza e Cleto Cavalcante que após receberem diversas reclamações de alunos, professores e técnicos da UEA, os quais estavam sendo incluídos em grupos de apoio à campanha da chapa adversária sem que tivessem autorizado a inclusão de seus contatos pessoais.

“Essa conduta fere a Lei Geral de Proteção de Dados. Identificamos que a chapa adversária está fazendo o uso de robôs para o disparo em massa de mensagens a partir dos dados pessoais dos alunos, professores e técnicos, sem o consentimento dos usuários e nós não poderíamos ficar passivos à esta grave violação da LGPD”, destacou o candidato a reitor da UEA, Alcian Pereira de Souza.

Alcian comemorou a decisão e assegurou que o respeito ao sigilo das informações pessoais tem sido uma preocupação da coordenação de sua campanha desde o início. “A gente sempre mandou o convite e as pessoas entraram voluntariamente nos nossos grupos de apoiadores. Nossa adesão é orgânica. Queremos uma campanha justa e equilibrada e a Justiça entendeu isso”, afirmou.  Em sua decisão, a juíza destaca ainda que em hipótese alguma, a presente decisão implica censura aos candidatos integrantes da chapa 19 e aos respectivos apoiadores.

Na liminar, a magistrada determinou que a chapa 19 se abstenha de proceder à inclusão de contatos telefônicos pertencentes aos membros da comunidade acadêmica da UEA (alunos, técnicos-administrativos e docentes) em grupos criados junto ao aplicativo de mensagens WhatsApp e tampouco efetuem o envio em massa de mensagens junto ao referido aplicativo, sem o devido consentimento daqueles, sob pena de multa diária no valor correspondente a R$ 1 mil, até o limite equivalente a R$ 15 mil.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

COMPARTILHE