fbpx

sábado, 23 de janeiro de 2021

Jornalistas criticam Josué Neto: ele ‘costuma agir na calada da noite’

No programa Manhã de Notícias desta sexta-feira, jornalista afirma que a eleição de Roberto Cidade foi articulada pelo presidente da Aleam, deputado Josué Neto.

4 de dezembro de 2020

Compartilhe

Deputado Josué Neto, presidente da Aleam (Foto: Divulgação)

Os jornalistas Neuton Corrêa e Ronaldo Tiradentes repercutiram a eleição relâmpago para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) que elegeu, nesta quinta-feira (3) o deputado Roberto Cidade (PV).

Para Neuton, do Portal BNC, a manobra teria sido articulada pelo presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PRTB). Segundo o jornalista, o parlamentar tem o hábito de “agir nos bastidores e quebrar o Regimento Interno da casa”.

As análises foram dadas durante o programa Manhã de Notícias, transmitido pela rádio Tiradentes FM na manhã desta sexta-feira (4).

Segundo Neuton, “todas as regras do jogo que foram acordadas foram mudadas. Um golpe na realização da eleição regular da Assembleia Legislativa, uma ação operada pelo próprio presidente da Aleam, Josué Neto”, analisou.

Ontem operou-se o que se pode dizer “um golpe na eleição da mesa diretora”, disse Neuton. Essa manobra, segundo ele, mostra como é a atuação do deputado Josué Neto na questão da tramitação.

Manobra de Josué Neto

Para Ronaldo Tiradentes, Jousé Neto tentou viabilizar sua reeleição – que já estava inviabilizada – e articulou a manobra, pois teria perdido a confiança do governo do Estado e não teria sua candidatura “abençoada”.

“Ali houve a junção da fome com a vontade de comer”, analisou Tiradentes.

Perplexidade

Ronaldo Tiradentes disse ter ficado “perplexo” como o que aconteceu na Aleam nesta quinta.

“Já fui oito anos parlamentar, mas acompanho a política da cidade há 40 anos e nunca vi uma manobra dessas”, ressaltou.

Ronaldo Tiradentes lembra que não se pode mudar uma Constituição do Estado, a lei maior do Estado”, dessa forma.

“Mudaram a eleição. Isso é sério… Cria a insegurança política, pra beneficiar o interesse político do momento. Isso chama-se casuísmo”, criticou.

Entretanto, essa situação poderia ter sido administrada pois ainda se tinha o prazo de 12 dias para a realização da eleição dentro dos trâmites legais, lembrou.

Instabilidade jurídica

O jornalista Neuton Correa fez um rápido retrospecto das atitudes do deputado Josué Neto, que “vem se repetindo nos últimos 2 anos em que preside a Aleam”, e lembrou a “manobra” feita por Josué no caso do pedido de impeachment contra o governador de Wilson Lima.

“Foi o próprio presidente da casa que indicou, fez orientações jurídicas e a reapresentação da denúncia, que já tinha feito no ano passado”.

Neuton lembrou, ainda, do comportamento de Josué Neto durante as eleições municipais.

Segundo ele, “isso mostra a forma dele atuar, a insegurança dele, a instabilidade. Um exemplo é que chegou a apoiar o então candidato David Almeida para prefeitura e, depois, apoiou o candidato adversário.

“Esse comportamento foi levado para a Aleam e que agora ameaça a segurança jurídica, ameaça as regras do jogo na Aleam”, reforcou.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Veja mais notícias

AM vai receber mais 132. 500 doses de vacina, afirma Wilson Lima

Ele ainda ressaltou que os imunizantes serão destinadas, prioritariamente, aos idosos acima de 75 anos e profissionais da linha de frente no combate à Covid-19 .

23 de janeiro de 2021

PGR pede que o STF apure conduta de ministro em relação a Manaus

Após analisar as informações, apresentadas em ofício de quase 200 páginas, e atento à situação calamitosa de Manaus, o procurador-geral vai apurar os fatos.

23 de janeiro de 2021

Lista de vacinados será disponibilizada na segunda, às 9h, diz TCE

Técnicos do Tribunal estão cruzando os dados dos vacinados da lista enviada com a folha de pagamento e com os dados da Receita Federal dos respectivos servidores e locações.

23 de janeiro de 2021

Governador endurece medidas de restrição e descarta lockdown

A partir de segunda, Manaus tem horários mais rígidos para funcionamento de comércio e serviços essenciais, além de restrição de circulação de pessoas para conter a pandemia.

23 de janeiro de 2021

Após apertar cerco pela transparência, juíza manda recado pelo twitter

"Se o seu nome consta em alguma lista oficial e você não estava na fila 1 do Ministério da Saúde e cometeu atos ilícitos, você pode ser responsabilizado por cada morte".

23 de janeiro de 2021

Amom quer que David antecipe o “Auxílio Manauara”, para fevereiro

“Auxílio Manauara” foi uma promessa de campanha do atual prefeito de Manaus. A ajuda de R$ 200 serviria para diminuir os impactos causados com o fechamento de comércios.

23 de janeiro de 2021

Supermercados não estão fechados, alerta Governo do Amazonas

O Governo do Amazonas esclarece que não há nenhuma decisão sobre fechamento de supermercados na cidade de Manaus e alerta sobre fake news.

23 de janeiro de 2021

Governo decreta luto de três dias pela morte de Rosemary Costa Pinto

A diretora presidente da Fundação Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM) perdeu a batalha para a covid-19. O falecimento da epidemiologista causou comoção na internet.

23 de janeiro de 2021