fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Idade máxima para concursos das Forças de Segurança está em pauta

O Projeto de Lei 1490/2020 recebeu do Capitão Alberto Neto um pedido de urgência na tramitação. O projeto aumenta a idade limite para ingresso nas forças de segurança.

20 de julho de 2021

Compartilhe

Conforme a legislação, a idade máxima para ingresso nas forças de segurança é de 18 anos (Foto: divulgação/SSP)

A mudança na idade máxima para o ingresso nas Forças de Policias é a nova demanda dos parlamentares cujo apelo eleitoral vem da Segurança Pública. Nesta terça-feira (20), o deputado federal, Capitão Alberto Neto (Republicanos) pediu urgência na tramitação do Projeto de Lei 1490/2020 que aumenta a idade máxima para os 35 anos.

Em uma publicação em suas redes sociais, o deputado lembrou que as comissões dos concursos das forças de segurança do Amazonas já foram criadas, mas lamentou que atualmente a idade limite para o ingresso seja 28 anos.

Desde 2019, essa tem sido um bandeira levantada também pelo deputado estadual, Cabo Maciel (PL). Na última sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), antes do recesso parlamentar, o deputado anunciou o envio de indicativo à Casa Civil, pedindo a alteração da idade máxima para os 35 anos.

O órgão ligado ao governo do Estado, disse em nota que estuda a mudança na idade para ingressar na corporação.

Concurso sem mudança na idade

O governador Wilson Lima (PSC) assinou, nesta segunda-feira (19), a portaria de criação das comissões de concurso público para atender as necessidades dos cinco órgãos que compõem o sistema de segurança pública do Estado.

Até agora, o concurso ocorrerá com a idade limite de 28 anos, atualmente em vigor.

De acordo com o governador, serão abertas 2.525 vagas, distribuídas entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e as Polícias Militar e Civil do Amazonas. Os salários vão de R$ 2,6 mil a R$ 20 mil.

Texto: Giovanna Marinho

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Wilson Lima iniciou entrega do Auxílio Permanente em Maués e Parintins

No total, o Governo do Estado já levou a ajuda financeira para 20 cidades do interior. Em todo o estado, mais de 140 mil cartões já foram entregues.

27 de novembro de 2021

CPI da Covid: PGR envia ao STF dez medidas a serem adotadas após relatório

Os senadores do G7 - grupo majoritário da CPI - entregaram o relatório a Aras no dia 27 de outubro, um dia após o encerramento dos trabalhos da comissão.

27 de novembro de 2021

Bolsonaro: quem viajar da Argentina para o Brasil pode ter quarentena de 4 dias

Presidente diz que quem vem viaja da Argentina de carro para o Brasil não ha problemas. No entanto, quem viajar de avião tem que ficar quatro dias em quarentena.

27 de novembro de 2021

Coari: Justiça libera entrega de cartões do Auxílio Estadual e cestas básicas

No último dia 20, populares se revoltaram com o ex-prefeito de Coari, Adail Filho, após a juíza da eleição suplementar, Mônica do Carmo, ter proibido a entrega dos cartões.

26 de novembro de 2021

‘Dinheiro pro espaço’: Aleam compra direito de uso em satélite

Mesmo diante de uma grave crise econômica, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade não tem feito esforços para poupar o erário público.

26 de novembro de 2021

Plínio vota em Eduardo Leite e descarta Arthur Neto nas prévias do PSDB

'Manda quem tem mandato. E eu tenho', diz Plínio sobre disputa com Arthur. Avalia disputar a eleição para o Governo, mas não conta com a garantia de apoio do ex-prefeito.

26 de novembro de 2021

Prefeito reúne secretariado para alinhar estratégias econômicas para 2022

Entre os projetos está a construção de seis viadutos; o Mirante da Ilha de São Vicente; o Mirante “Encontro das Águas” Rosa Almeida; e a reforma de paradas de ônibus.

26 de novembro de 2021

Candidato à presidência pelo PSDB deve ser revelado neste sábado

Após cinco dias de suspensão por conta de problemas no aplicativo de votação, o PSDB vai retomar suas prévias presidenciais a partir deste sábado (27), das 8h às 17h.

26 de novembro de 2021