Ex-deputado federal, Hissa deixou o PDT após mais de dez anos e deverá buscar voltar à Câmara Federal. Já Tony Medeiros tentará a reeleição em um partido aliado do governo.
Hissa Abrahão deixou o PDT no fim de 2021 e procura um partido para tentar voltar à Câmara Federal nas eleições de outubro (Foto: Reprodução)
O ex-deputado federal Hissa Abrahão (sem partido) e os deputados estaduais Tony Medeiros (DEM) e Saullo Vianna (PTB) são os próximos alvos do prefeito David Almeida para reforçar o partido dele, o Avante, com vistas à eleição deste ano.
O convite para Saullo Vianna foi feito no ano passado e a filiação dele já está encaminhada para acontecer na chamada janela de transferência, em abril, quando parlamentares podem trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
No entanto, Saullo desconversa sobre a mudança, mas diz que “o convite de David é uma honra e será levado em consideração quando for planejar sua candidatura a deputado federal”.
Tony Medeiros é um velho conhecido de David Almeida, com quem dividia bancada na Assembleia Legislativa entre 2015 e 2019 e está com dificuldades de seguir para o União Brasil, partido que surgirá da fusão do DEM com o PSL.
Tony é governista e não quer seguir apoiando a candidatura do ex-governador Amazonino Mendes, o nome do União Brasil para enfrentar Wilson Lima (PSC). O ingresso no Avante facilitaria a vida do ex-amo do boi Garantido.
Já Hissa Abrahão é uma aquisição de oportunidade, pois ele acaba de deixar o PDT e precisará de um partido para viabilizar sua candidatura a deputado federal. Hissa saiu do PDT após uma briga interna com o deputado estadual Adjuto Afonso, que conseguiu o apoio do presidente Nacional da sigla, Carlos Lupi, para nomear um novo presidente para o diretório estadual.
Se confirmado o ingresso de Saullo e Hissa, o partido de David Almeida passa a ter cinco candidatos fortes a deputado federal, posto que ele já garantiu apoio para o ex-prefeito de Manaus Alfredo Nascimento (PL), o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino (DEM), e o líder dele na Câmara Municipal, o vereador Marcelo Serafim, que pode inclusive trocar o PSB pelo Avante, uma especulação que corre forte nos bastidores da política em Manaus.
Texto: Gerson Severo Dantas
Leia Mais: