O novo perfil do Caic+ amplia o atendimento nas áreas de neurologia, nutrologia, ortopedia, psiquiatria e serviços de apoio diagnóstico em cardiologia e neurologia.
A unidade é a segunda do tipo reinaugurada pelo governador em Manaus (Foto: Bruno Zanardo/Secom)
O governador Wilson Lima reinaugurou, nesta quarta-feira (23), o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – Caic+ Alberto Carreira, localizado no bairro Compensa, na zona oeste de Manaus. A unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que não era reformada há 12 anos, reabre oferecendo cinco novas especialidades pediátricas, atendendo crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.
O Caic+ Alberto Carreira é a segunda unidade do tipo reinaugurada pelo governador em Manaus. O novo perfil das unidades amplia o atendimento nas áreas de neurologia, nutrologia, ortopedia, psiquiatria e serviços de apoio diagnóstico em cardiologia e neurologia. As mudanças são resultado do programa Saúde Amazonas, voltado à reorganização dos serviços assistenciais a crianças e adolescentes.
A readequação Caic Alberto Carreira para o novo perfil Caic+ foi possível por conta de recursos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). As obras foram realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra). O investimento totalizou R$ 479.067,41.
Além das novas especialidades, o Caic+ Alberto Carreira vai ofertar exames de eletroencefalograma e de eletrocardiografia; serviços de triagem neonatal; manutenção dos serviços de odontologia, com introdução de especialidades odontológicas; manutenção do serviço de pediatria geral, com suporte terapêutico; e atendimento de equipe multidisciplinar formada por profissionais de enfermagem, serviço social, farmácia e psicologia.
Os atendimentos especializados serão realizados por meio de encaminhamento do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg). Os pais e responsáveis das crianças e adolescentes que necessitam dessa assistência precisam estar com os dados cadastrais atualizados no Sistema Único de Saúde (SUS) e obter primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Da Redação, com informações da assessoria
Leia Mais: