fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Durante inauguração de CAIC, deputados e vereadores prestigiam Wilson

Parlamentares mostraram apoio a Wilson no primeiro evento do Governo em 2022. O Caic+ Especialidades, inaugurado nesta segunda amplia a oferta de consultas especializadas.

3 de janeiro de 2022

Compartilhe

Sinésio Campos, Cabo Maciel e Daniel Vasconcelos estavam presentes (Foto: Reprodução)

Na manhã desta segunda-feira (3) o governador Wilson Lima (PSC) reinaugurou o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Ana Braga que vai ampliar a oferta de consultas pediátricas com o ”Caic+ Especialidades”. Durante a cerimônia foi possível ver que alguns parlamentares abriram mão de uma folga no primeiro dia útil do ano para prestigiar Wilson. Os deputados Sinésio Campos (PT) e Cabo Maciel (PL) e o vereador Daniel Vasconcelos (PSC) marcaram presença.

Cada vez mais deputados, vereadores e até mesmo o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) têm comparecido aos eventos do governo do estado, numa clara sinalização de apoio que, ao que parece, é mútua por parte de Wilson.

”Quero agradecer o empenho que a Assembleia Legislativa tem feito para que a gente possa caminhar em pautas como essas”, disse o governador.

CAIC+ Ana Braga

O Caic+ Especialidades Ana Braga vai ofertar, de forma inédita, seis novas especialidades: neurologia, ortopedia, psiquiatria, endocrinologia, reumatologia e pneumologia, além de se tornar unidade referência em reabilitação neuromotora.

A previsão é que o Caic+ Ana Braga realize 3.040 atendimentos especializados por mês. Serão ofertados, ainda, serviços de apoio diagnóstico em neurologia, triagem neonatal, apoio terapêutico multidisciplinar em nutrição; psicologia; fisioterapia e fonoaudiologia, com ênfase na estimulação precoce e reabilitação neuromotora, para crianças e adolescentes com sequelas neurológicas.

”Não adianta a gente reformar um CAIC sem que ele de fato tenha capacidade de atendimento, ele é CAIC+ porque ele amplia o conceito atual”, afirmou Wilson Lima.

A reestruturação amplia a assistência pediátrica referenciada no Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus, atendendo demanda reprimida. Os atendimentos no Caic+ Especialidades serão realizados via Sistema de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O Caic Ana Braga não era reformado há mais de 10 anos – a última intervenção no local ocorreu em 2009. As reformas são fruto da parceria entre a SES-AM, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que destinou R$ 479.904,70 para as obras, e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que executou a obra.

A Ampliação da rede – De acordo com a SES-AM, o projeto Criança Amazonas contempla, ainda, a revitalização e a reorganização da assistência de mais quatro CAICs: Alberto Carreira, no bairro Compensa, zona oeste, que está em fase de estruturação; Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Novo Israel, na zona norte, em fase de estruturação; Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado, na zona sul, com obras sendo finalizadas; e Dr. Afrânio Soares, no Parque Dez, zona centro-sul, com as obras em andamento. Essas unidades têm previsão de inauguração neste primeiro trimestre de 2022.

Junto com o Caic Ana Braga, as cinco unidades devem ofertar mais de 6 mil consultas médicas especializadas por mês, favorecendo a redução gradativa das filas de espera para atendimento em subespecialidades pediátricas, além da reorganização das linhas de cuidado para doenças crônico-degenerativas nessa faixa etária.

João Luiz Onety com informaçôes da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Prefeito de Manaus, David Almeida, testa positivo para Covid-19

Esta é a segunda vez que David Almeida (Avante) foi diagnosticado com Covid-19. A primeira foi em setembro de 2020, durante a pré-campanha para prefeito de Manaus.

22 de janeiro de 2022

Governo vai enviar doses pediátricas para estados com baixos estoques

Remessa emergencial de vacinas para crianças será enviada a estados com estoques abaixo das 40 mil doses. Segundo o Ministério da Saúde, doze estados estão nessa situação.

22 de janeiro de 2022

‘De novo’: Bolsonaro minimiza números de mortes de crianças por Covid

Bolsonaro voltou a citar remédios sem eficácia comprovada contra o coronavírus e disse que o número de mortes de crianças pela doença foram insignificantes.

22 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde prorroga contrato do Programa Mais Médicos em Manaus

O contrato seria encerrado no final deste mês, mas foi prorrogado a pedido da Prefeitura por conta do aumento dos atendimentos por Covid-19 e outras síndromes respiratórias.

22 de janeiro de 2022

Em Manaus, Queiroga defende vacinação mas critica passaporte vacinal

Marcelo Queiroga pediu esforço dos estados para aumentar os níveis de vacinação, mas criticou a adoção do passaporte vacinal ao dizer que o documento não ampliaria os números

22 de janeiro de 2022

Ciro diz que falhas do PT são responsáveis pela vitória de Bolsonaro

Na sua avaliação, os presidentes do PT não diferem de Bolsonaro em suas agendas econômicas, criticadas por não estabelecer políticas de tributação de grandes fortunas.

22 de janeiro de 2022

Enchente 2022: Governo do Estado institui Grupo de Ações Coordenadas

As 27 instituições integrantes do Grupo de Ações Coordenadas utilizarão seus recursos e infraestrutura já existentes para atuação integrada aos demais membros.

22 de janeiro de 2022

Eduardo Bolsonaro e Mário Frias atacam publicamente os irmãos Weintraub

Eduardo Bolsonaro e Mário Frias trocaram farpas nas redes sociais com os irmãos Weintraub, agora ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro e que estão de volta ao País.

22 de janeiro de 2022