fbpx

quarta, 17 de agosto de 2022

Financiada pelo Governo, CovacManaus2 avalia 3ª dose da AstraZeneca

Profissionais das áreas de educação e segurança pública são alvo da pesquisa de estudo da eficácia da dose de reforço com o imunizante AstraZeneca contra a Covid-19.

29 de setembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

A CovacManaus2 vai iniciar um estudo que avaliará a resposta imune à aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 com o imunizante da AstraZeneca.

A pesquisa é financiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Quem receberá a dose de reforço?

Receberão a terceira dose trabalhadores da educação e segurança pública de Manaus que completaram o esquema vacinal pelo estudo CovacManaus, realizado em março deste ano.

Idosos com mais de 70 anos que completaram seu esquema vacinal, recebendo a segunda dose, há pelo menos seis meses também estão recebendo a terceira dose de reforço, mas não participarão da pesquisa.

Médicos infectologistas conduzem a CovacManaus2

A pesquisa é conduzida pela médica infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Maria Paula Mourão, e pelo médico infectologista da FMT-HVD e especialista em saúde pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Marcus Lacerda.

Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus apoiam a pesquisa

O estudo conta com o apoio da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

1ª fase da CovacManaus

Na primeira fase da CovacManaus, durante seis meses, pesquisadores avaliaram a reação de 5 mil moradores com comorbidades que foram vacinados com a Coronavac, do Instituto Butantan. Conforme apontou a pesquisa, 0,1% precisaram ser hospitalizados devido à Covid-19.

Os voluntários que participaram da pesquisa tinham idades entre 18 e 49 anos e trabalhavam nas áreas de educação e segurança pública.

Foram aplicadas 10 mil doses da Coronavac doadas pelo Butantan. Desse total, 5.087 pessoas receberam a primeira dose e 5.071 a segunda dose.

99,8% dos vacinados apresentaram anticorpos detectáveis após a 2ª dose

Dados preliminares dos seis meses da pesquisa CovacManaus, realizada pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), apontam que, entre os vacinados, 91% apresentaram anticorpos detectáveis após a 1ª dose e 99,8% após a 2ª dose.

Os números foram divulgados no dia 13 de setembro de 2021, pelo Governo do Amazonas.

Texto: Isac Sharlon e assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Candidatos registram nomes inusitados para chamar atenção do eleitor

Chico Bento, Maria Bonita, Papaleguás, Babalu, Vanessa da ZL, Velho do Rio do Lago do Ubim, Neiva do Ceú são alguns dos nomes de urna escolhidos por candidatos no Amazonas.

17 de agosto de 2022

Moraes destaca união da Justiça Eleitoral a presidentes dos TREs

O presidente do TSE destacou que é importante que a Justiça Eleitoral tome algumas medidas preventivas em conjunto, e de forma padronizada, antes e no dia da Eleição.

17 de agosto de 2022

Tebet diz que aplausos a Moraes no TSE foram o maior recado a Bolsonaro

Simone Tebet ainda falou que a posse no TSE na noite anterior foi um momento histórico por reunir tantas personalidades do mundo político, em particular os ex-presidentes.

17 de agosto de 2022

De empresários a misses e policiais: 424 nomes disputam vaga na Aleam

Dos 23 partidos que lançaram nomes para Aleam, 10 apostaram em chapa completa, com 25 candidatos. O número de candidaturas deste pleito reduziu em relação às eleições 2018.

17 de agosto de 2022

Wilson faz corpo a corpo com os eleitores na zona Leste de Manaus

O candidato à reeleição irá realizar na tarde de hoje caminhada da Avenida Itaúba encerrando com um bandeiraço na Bola do Produtor para se aproximar do eleitor da capital.

17 de agosto de 2022

Primeira doação para campanha de Eduardo Braga é de R$ 200

O candidato recebeu doação de pessoa física no valor de R$ 200. Confira as regras e os limites de doação em dinheiro ou cessão de bens por eleitor para apoiar campanha.

17 de agosto de 2022

TRE-AM aprova envio de militares para sete municípios do interior

O TRE-AM solicitou tropas federais depois que o comando-geral da Polícia Militar disse não haver contingente para atender os municípios durante a eleição.

17 de agosto de 2022

Jingles de Amazonino, Braga e Wilson apostam em ritmos populares

Jingles de três candidatos têm elementos do axé, arrocha e música de beiradão, variam no tamanho dos versos e apresentam também coreografia para as redes sociais.

17 de agosto de 2022